A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROGRAFIA BRASILEIRA. CARACTERÍSTICAS GERAIS Grande potencial hidráulico. 12% das reservas de água doce do planeta. Duas das maiores bacias hidrográficas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROGRAFIA BRASILEIRA. CARACTERÍSTICAS GERAIS Grande potencial hidráulico. 12% das reservas de água doce do planeta. Duas das maiores bacias hidrográficas:"— Transcrição da apresentação:

1 HIDROGRAFIA BRASILEIRA

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS Grande potencial hidráulico. 12% das reservas de água doce do planeta. Duas das maiores bacias hidrográficas: AMAZÔNICA E PLATINA. Principais rios dessas bacias estão entre os maiores do mundo.

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS O Brasil é considerado um país rico em rios e pobre em formações lacustres. Nossos rios são fundamentalmente rios de planalto, o que nos confere o adjetivo de grande país em potencial hidroelétrico, com possibilidades imensas de driblar as crises de energia que assolam o mundo industrial nesse início de século XXI. Os rios brasileiros são na sua quase totalidade rios perenes, isso porque seus rios mantêm-se com água nos seus cursos o ano todo, mantendo suas funções fundamentais de geração de energia hidráulica, abastecimento urbano de água, irrigação agrícola e também manutenção da navegação fluvial nos trechos de topografia plana. O regime dos rios brasileiros é fundamentalmente pluvial tropical, ou seja, nossos rios são abastecidos pelas águas das chuvas que no nosso país concentram-se no período do verão. Nossos rios são do tipo exorréicos, isso porque acabam direta ou indiretamente desembocando no mar. A foz predominante dos nossos rios é em estuário, isso porque desembocam num único canal ao chegar no mar.

4 Os rios brasileiros são bastante aproveitados para a geração de energia e muito pouco para o transporte. A grande maioria dos rios é perene. São divisores de águas do Brasil: Planalto da Guianas, Planalto Brasileiro e Cordilheira dos Andes.

5

6 BACIAS HIDROGRÁFICAS São áreas compreendidas entre divisores de água, nas quais toda a água que ali se precipita escoa por um ponto mais baixo, que é, normalmente, seu rio principal. As bacias são reunidas em regiões hidrográficas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para facilitar o planejamento ambiental e o uso racional desses recursos.

7 AS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

8 BACIA AMAZÔNICA É a maior bacia hidrográfica do mundo, o rio Amazonas é o mais extenso e o que tem o maior volume de água de todo o planeta. Embora o rio Amazonas seja de planície, a Bacia tem grande potencial hidrelétrico, uma vez que os afluentes são planálticos.

9 FENÔMENO DA POROROCA O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca, que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância.pororoca

10 FENÔMENO DA TERRAS CAÍDAS As águas do rio Amazonas provocam o desprendimento das terras das margens, levando-as para outros lugares. Esse fato é conhecido como o fenômeno das terras caídas. São verdadeiras ilhas flutuantes que descem o rio.

11 BACIA DO TOCANTINS- ARAGUAIA Ilha do Bananal – a maior ilha fluvial do mundo

12 Hidrelétrica de Tucuruí

13 BACIA DO SÃO FRANCISCO Esta Bacia é intensamente aproveitada, tanto para gerar energia, quanto para o transporte, consumo ou projetos de irrigação. O Rio São Francisco é o único rio perene que atravessa o sertão do Nordeste. É também chamado: Velho Chico, Rio da Integridade Nacional, Rio dos Currais, Nilo Brasileiro – um rio muitos nomes....

14 PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO Transposição do Rio São Francisco é a construção de dois canais, que irão distribuir água para os rios intermitentes da região nordeste e semi-árida do Brasil. Essas regiões estão localizadas no estado do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa obra gigantesca está causando grandes discussões.

15 BACIA DO PARAGUAI

16 A Bacia do Paraguai junto com a Bacia do Uruguai e a Bacia do Paraná formam a Bacia Platina. Banha o Pantanal Matogrossense. O Rio Paraguai é de planície, de grande importância para o homem pantaneiro. Escoa o manganês, produzido no Maciço de Urucum.

17 BACIA DO PARANÁ

18 Concentrando quase um terço da população brasileira em uma das áreas com o maior desenvolvimento econômico do país. O rio Paraná tem quase 3 mil quilômetros e nasce na junção dos rios Paranaíba e Grande, na divisa entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando, por exemplo, a Usina de Itaipu. A hidrovia do Tietê-Paraná é a mais antiga do país, denominada Hidrovia do Mercosul corta o estado mais industrializado do Brasil.

19 BACIA DO URUGUAI

20

21


Carregar ppt "HIDROGRAFIA BRASILEIRA. CARACTERÍSTICAS GERAIS Grande potencial hidráulico. 12% das reservas de água doce do planeta. Duas das maiores bacias hidrográficas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google