A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecossistemas Brasileiros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecossistemas Brasileiros"— Transcrição da apresentação:

1 Ecossistemas Brasileiros
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS Ecossistemas Brasileiros Profa Rejane Freitas Benevides Almeida Engenheira Ambiental, Mestre em Ciências do Ambiente Paraíso, TO.

2 Biomas - É o conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). - Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

3 Principais Biomas Brasileiros
Floresta Amazônica; Cerrado; Caatinga; Pantanal; Mata Atlântica; Mata de Araucária; Campos Sulinos; Zona dos Cocais; Restingas e Manguezais.

4 Floresta Amazônica É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins). Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada).

5 Zona dos Cocais Presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição,apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

6 Caatinga Presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Os cactos, como o mandacaru, o xique-xique e outras plantas, são típicos da caatinga.

7 Cerrado O cerrado ocorre principalmente na região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins). A vegetação é composta de arbustos retorcidos e de pequeno porte, sendo as principais espécies: o pequi, o araçá, o murici, o buriti e o indaiá. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

8 Pantanal Está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Sofre a influência de diversos ecossistemas, como o cerrado, a floresta Amazônica, a mata Atlântica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas.

9 Mata Atlântica No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Apresenta árvores altas e vegetação densa, pouco espaço vazio. É uma das áreas de maior diversidade de seres vivos do planeta. Encontra-se plantas como o pau-brasil, o ipê-roxo, o angico e várias espécies de animais.

10 Manguezais Esse ecossistema desenvolve-se, principalmente, no estuário e na foz dos rios, onde há água salobra e local parcialmente abrigado da ação das ondas, mas aberto para receber a água do mar. Os solos são lodosos e ricos em nutrientes. Os manguezais são abrigos e berçários naturais de muitas espécies de caranguejos, peixes e aves.

11 Restingas A restinga é típica do litoral brasileiro. Os seres que habitam esse ecossistema vivem em solo arenoso, rico em sais. Parte desse solo fica submersa pela maré alta.

12

13 Mata de Araucária Situa-se na região sub-tropical, no sul do Brasil, de temperaturas mais baixas. Entre outros tipos de árvores abriga o pinheiro-do-paraná, também conhecido como araucária.

14 Campos São  formações campestres encontradas no sul do país, passando do interior do Paraná e Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul. Também são conhecidos como pampas. Em geral, há predomínio das gramíneas, plantas conhecidas como grama ou relva.

15 Tocantins Cerrado Floresta.

16 Floresta Floresta Ombrófila Densa: sua característica ecológica principal reside nos ambientes ombrófilos que marcam a região florística florestal amazônica. Tal floresta ocorre na parte noroeste do Estado.

17 Floresta Ombrófila Aberta: este tipo de vegetação representa uma área de transição entre a floresta amazônica e as regiões extra-amazônicas, caracterizando uma diminuição gradativa de densidade de recobrimento. Ocorre sobretudo em áreas de relevo acidentado e caracterizam a transição entre o Cerrado e a Floresta Ombrófila Densa.

18 - Floresta Estacional Decidual: esta região apresenta um tipo de vegetação com grandes áreas descontínuas, localizadas do norte para o sul, onde o caráter decíduo da vegetação é acentuado pela disponibilidade hídrica do substrato.

19 - Floresta Estacional Semidecidual: ocorre principalmente em áreas de altitude e/ou situadas no sul e sudeste do Estado.

20 BIOMA CERRADO É uma região com predominância de vegetação xeromorfa aberta, dominada e marcada por um estrato herbáceo. Ocorre em quase todo o Estado.

21 Tipos fisionômicos do cerrado
Mata ciliar Mata de galeria Mata seca Cerradão Formações florestais

22 Tipos fisionômicos do cerrado
Cerrado s.s Cerrado denso Cerrado típico Cerrado ralo Cerrado rupestre Parque cerrado Palmeiral Vereda Formações savânicas

23 Tipos fisionômicos do cerrado
Campo sujo Campo rupestre Campo limpo Formações campestres

24 FORMAÇÕES FLORESTAIS - Mata ciliar: vegetação que acompanha os rios de médio a grande porte, em que a vegetação arbórea não forma galeria.

25 FORMAÇÕES FLORESTAIS - Mata de galeria: vegetação florestal que acompanha rios de pequeno porte e córregos, formando corredores fechados (galeria) sobre o curso de água.

26 FORMAÇÕES FLORESTAIS - Mata seca

27 FORMAÇÕES FLORESTAIS - Cerradão: Caracterizado pela presença de espécies que ocorrem no cerrado e na mata.

28 FORMAÇÕES SAVÂNICAS - Cerrado Denso: apresenta cobertura entre 50 a 70% e altura média de cinco a oito metros.

29 FORMAÇÕES SAVÂNICAS - Cerrado Típico: apresenta cobertura entre 20 a 50% e altura média de três a seis metros.

30 FORMAÇÕES SAVÂNICAS Cerrado Ralo: apresenta cobertura entre 5 a 20% e altura média de dois a três metros.

31 FORMAÇÕES SAVÂNICAS Cerrado Rupestre: apresenta cobertura entre 5 a 20% e altura média de dois a quatro metros, com estrato arbustivo-herbáceo.

32 FORMAÇÕES SAVÂNICAS - Palmeiral

33 FORMAÇÕES SAVÂNICAS - Veredas

34 FORMAÇÕES CAMPESTRES Campo Sujo: é um tipo fisionômico exclusivamente herbáceo-arbustivo, com arbustos e subarbustos esparsos cujas plantas, muitas vezes, são constituídas por indivíduos menos desenvolvidas das espécies do cerrado.

35 FORMAÇÕES CAMPESTRES Campo Limpo: é uma fitofisionomia predominantemente herbácea, com raros arbustos e ausência completa de árvores.


Carregar ppt "Ecossistemas Brasileiros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google