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PublicouManuella Amaral Alterado mais de 10 anos atrás
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MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - TOCANTINS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins Campus Paraíso do Tocantins Curso: Técnico em meio ambiente e desenvolvimento sustentável Curso: Técnico em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
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Objetivos da Disciplina Conhecer e avaliar as características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis que intervêm no meio ambiente e os riscos a eles associados; Conhecer e avaliar as características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis que intervêm no meio ambiente e os riscos a eles associados;
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Objetivos da Disciplina Conhecer e analisar métodos para redução de impactos ambientais e de desperdício dos recursos naturais. Conhecer e analisar métodos para redução de impactos ambientais e de desperdício dos recursos naturais. Conhecer procedimentos para a exploração racional dos recursos naturais (água, ar, solo,fauna, flora nos meios antrópicos). Conhecer procedimentos para a exploração racional dos recursos naturais (água, ar, solo,fauna, flora nos meios antrópicos).
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Objetivos da Disciplina Compreender a necessidade de dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no cotidiano. Compreender a necessidade de dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no cotidiano.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA PRUSKI, F.F Conservação do de solo e água: Práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica. Viçosa: Ed.UFV, 2006. PRUSKI, F.F Conservação do de solo e água: Práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica. Viçosa: Ed.UFV, 2006. ROMEIRO, A.R. & REYDON, B. P & LEORNARDI, M.L.A. Economia do Meio Ambiente. Campinas: Unicamp, 1997. ROMEIRO, A.R. & REYDON, B. P & LEORNARDI, M.L.A. Economia do Meio Ambiente. Campinas: Unicamp, 1997.
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Aula 1. Meio ambiente MEIO AMBIENTE – Definição MEIO AMBIENTE – DefiniçãoMEIO AMBIENTEMEIO AMBIENTE É o conjunto de condições, leis, influências É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica,que permite, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.
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Atmosfera Biosfera Crosta terrestre Hidrosfera Ecossistemas Aquáticos Ecossistemas Terrestres
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Ecossistema (grego oykos, casa) Fatores Bióticos Fatores Abióticos
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Ecossistema Organismos produtores Organismos consumidores H2OH2O CO 2 1°2° 3° Organismos Decompositores M.O N P K Ca Mg S MoMn Zn Fe
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Ecossistema Fluxo de energia
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Fluxo de energia e ciclos de matéria 90% 100% 10%
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Fluxo de energia em uma cadeia alimentar Energia captada pelas plantas Produtores Energia química transferida 100% Consumidores primários Consumidores secundários Energia perdida sob forma de calor 0,9% Energia perdida sob forma de calor 0,9% 10% Energia química Transf. 1% Energia química Transf. 0,1% Energia perdida sob forma de calor 0,09% Consumidores Terciários
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O que é biodiversidade? variedade de formas de vida na Terra e os padrões naturais que formam. combinação de formas de vida e das interações entre as mesmas. Variação em espécies ou habitats. Soma de toda a variação biótica em todos os níveis de organização, dos genes aos ecossistemas (Purvis & Hector, 2000) Importância para o homem: Proporciona um grande número de bens e serviços
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Tipos de diversidade biológica Diversidade genética (Ex.: variação de genótipos dentro da população e entre as populações de uma espécie) Diversidade de espécies Diversidade de Comunidades Diversidade de paisagens
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Diversidade biológica: 1,7 a 20 milhões de espécies vivas descritas 4000 espécies de mamíferos; 750,000 espécies de insetos
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Concentra-se nos chamados hotspots, os quais contêm grandes concentrações de espécies em extensões geográficas pequenas Myer et al, 2000
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Padrões de distribuição global: gradientes latitudinais de riqueza de espécies (Gascon, 2000) Trópicos: concentram uma grande parte das espécies de água doce e Terrestres. Latitudes elevadas para as baixas: observa-se um aumento na riqueza Média (núm. spp /área), para vários grupos taxonômicos (protistas, árvores, insetos e primatas). Estes gradientes podem ser mais pronunciados em áreas tropicais em comparação com as temperadas
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Padrões locais
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Brasil: Número estimado de espécies = 20% do número total do planeta. Endemismo: mamíferos 522 espécies, aves 1.622, répteis 468, anfíbios 516. Muitas dessas espécies são exclusivas para o Brasil: mámíferos 68, aves 191, répteis 172 e anfíbios 294.
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Riqueza ?
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Até a próxima Aula!!
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