A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto

2 A palavra zootecnia surge pela primeira vez em 1843, na língua francesa, "zootechnie para designar o conjunto de conhecimentos já existentes relativos à criação dos animais domésticos. A exploração dos animais domésticos já existia antes da criação da palavra, inicialmente tratada como a forma de criar a partir da domesticação dos primeiros animais pelo homem primitivo. O objeto da zootecnia é o animal doméstico, ou seja, o animal que pertence a uma espécie criada e reproduzida pelo homem, dotada de mansidão hereditária e que proporciona algum proveito ao homem.

3 Para atingir o estado de domesticação, a espécie animal deve possuir os atributos de: fecundidade em cativeiro, de modo que os indivíduos não precisem ser continuamente aprisionados para serem utilizados pelo homem, ter tendência hereditária a mansidão, atributo pelo qual os animais que nascem no cativeiro aceitam facilmente o convívio com o homem e com outras espécies, sociabilidade, característica das espécies dotadas de hábitos gregários, que permite a vida em bando, próprias dos animais em domesticidade.

4 A Zootecnia é responsável pelo estudo da reprodução, desenvolvimento genético e acompanhamento da nutrição dos animais, bem como a administração das propriedades rurais. Estuda maneiras de prevenir e combater doenças que venham a comprometer a saúde de animais usados em atividades como a pecuária. O objeto de estudo da Zootecnia é o controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam a aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal.

5 Essencialmente ligada aos sistemas de produção, a Zootecnia está presente em todas as etapas que envolvem a criação de rebanhos para utilização na indústria alimentícia. Na raiz do trabalho do zootecnista está a busca pela eficiência produtiva.

6 estudar processos e regimes de criação; avaliar geneticamente o rebanho; selecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução; determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos; determinar o sistema e as técnicas a serem usados no pasto; pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais; planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais; verificar as condições de higiene e da alimentação dos animais; supervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais; determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento.

7 1º passo: entre na internet e digite www.ifto.edu.br 2º passo: na página do IFTO, clique no link campus Paraíso do Tocantins

8 3º passo: clique no link publicações

9 4º passo: clique no nome do professor 5º passo: clique na componente e no material que quer baixar


Carregar ppt "Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google