A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMATOLOGIA NO BRASIL A predominância de climas quentes e úmidos no território brasileiro tem como fator determinante a posição geográfica, quase inteiramente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMATOLOGIA NO BRASIL A predominância de climas quentes e úmidos no território brasileiro tem como fator determinante a posição geográfica, quase inteiramente."— Transcrição da apresentação:

1

2 CLIMATOLOGIA NO BRASIL A predominância de climas quentes e úmidos no território brasileiro tem como fator determinante a posição geográfica, quase inteiramente tropical, A latitude interfere bastante nos climas do Brasil, divido a extensão no sentido norte-sul. A altitude exerce também grande influência, apesar do país não possuir grandes elevações.

3 Clima Brasileiro. O clima do Brasil pode ser classificado, em geral como equatorial, tropical e subtropical, mas dentro do território brasileiro há muitas diferenças quanto ao clima em mesmas regiões. Na visão global, o Brasil esta localizado em duas áreas climáticas. 92% do território esta acima do trópico de capricórnio, sendo então da zona tropical. Apenas a região sul e o sul de São Paulo se localiza na zona temperada. Outro fator marcante do Brasil é seu grande e extenso litoral, fazendo assim um país bastante úmido.

4 1. Tempo e clima Tempo: são as condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre

5 2. Elementos do clima 2.1.Radiação solar 2.2. Temperatura atmosférica Variação da temperatura com a latitude Variação da temperatura com a altitude Variação da temperatura nos continentes e oceanos

6 2.1. Radiação Solar: A radiação solar, sob as formas de luz e calor, é a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal, na Terra.

7 2.2.Temperatura atmosférica A temperatura atmosférica é sem dúvida um dos elementos climáticos mais importantes. Corresponde ao estado térmico do ar atmosférico, ou seja, estado quente ou frio Escala mais usada é a Celsius ou centígrama. Fixa o ponto de congelamento da água em 0º C e de ebulição 100ºC.

8 Variação da temperatura com a latitude A variação da temperatura com a latitude deve-se fundamentalmente à forma esférica da Terra. A insolação diminui a partir do Equador em direção aos pólos. Regra geral: a temperatura diminui com o aumento da latitude;

9 Incidência dos raios solares sobre a Terra

10 Esquema:

11 2.2.2.Variação da temperatura com a altitude A altitude exerce grande influência sobre o a temperatura; O calor é irradiado da superfície terrestre para cima e atmosfera de aquece por irradiação. Quanto maior a altitude mais rarefeito se torna o ar, ocorrendo menor irradiação e por conseqüência, menores temperaturas

12 Esquema:

13 TIPOS DE CLIMA NO BRASIL

14 Equatorial (úmido e semi-úmido) - quente e úmido, com temperaturas variando muito pouco durante o ano, ficando a média térmica entre 24°C e 26°C. Registra altos índices pluviométricos anuais, acima de mm, não havendo estação seca definida. Esse é o clima predominante na Região Amazônica.

15 Tropical- com duas estações bem definidas, a chuvosa (verão) e a seca (inverno). A temperatura média anual é de 22°C, com índices pluviométricos médios por volta de mm. A maior parte do Brasil está sob o domínio desse clima.

16 Tropical de altitude - o relevo é o fator preponderante para explicar as temperaturas amenas, com médias térmicas entre 17°C e 22°C e índices pluviométricos por volta de mm anuais (chuvas torrenciais). Predomi­na em regiões mais altas do Sudeste.

17 Tropical úmido - com temperaturas médias anuais em tomo de 25°C e pluviosidade média anual entre mm e mm. As chuvas concentram- se no outono­inverno no litoral nordestino e na primavera-verão no litoral do Sudeste.

18 Semi-árido - típico do interior nordestino, das áreas sertanejas. Quente e seco, as temperaturas variam pouco durante o ano, apresentando médias térmicas entre 26°C e 28°C. As chuvas são irregulares e mal distribuí­das, com pluviosidade média inferior a 750 mm, havendo uma concentração das chuvas de fevereiro a junho.

19 Subtropical - típico da Região Sul do país, apresenta chuvas que se distribuem pelo ano todo, embora haja uma maior concentração no verão (chuvas bem distribuídas). Apresenta índices pluviométricos superiores a mm anuais e as maiores amplitudes térmicas do país. A temperatura média anual fica em torno de 18°C.


Carregar ppt "CLIMATOLOGIA NO BRASIL A predominância de climas quentes e úmidos no território brasileiro tem como fator determinante a posição geográfica, quase inteiramente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google