A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte em Nanoestruturas

2 I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é aplicada. Entretanto tem uma condutância finita se tivermos um canal mesmo se não houver nenhum espalhamento no fio. Vamos considerar um fio com uma sub-banda ocupada, conectando dois grandes reservatórios com voltagem (V) entre eles. (1)(2) R T EFEF (a) (b)

3 Os estados, indo para a direita, estarão populados até um potencial eletro- químico. E estados da esquerda estarão populados até, onde : életron buraco A corrente resultante fluindo no canal devido ao excesso de carga movendo é: Note que em 1D z x y A relação de dispersão consiste de uma série de sub-bandas 1D, cada uma correspondendo a diferentes estados transversos. A densidade de estados total é a soma da densidade de estados das sub-bandas individualmente.

4 Vamos calcular a densidade de estados em 1D. n o total de estados x 2 = N Volume ocupado por k estados

5 Podemos escrever em função da velocidade.

6 Então: Importante notar que a velocidade cancela exatamente – a corrente depende somente da voltagem aplicada. A condutância (G) I=GV Um canal transmissor perfeito unidimensional tem uma condutância finita, cujo valor depende de constantes fundamentais. G é chamado condutância quântica.

7 Se o canal é um condutor perfeito, escrevemos: onde é a transmitância do sistema. Essa equação é conhecida como fórmula de Landauer. Para uma temperatura finita:

8 II) Bloqueio Coulombiano Vamos considerar um quantum-dot, sistema 0D que é relativamente isolado eletricamente. Este sistema apresenta um número definido de carga Ne -. Cada elétron que é colocado no ponto-quântico provoca uma variação discreta do n o de e -. Devido a repulsão coulombiana entre elétrons a diferença de energia para N N+1 elétrons pode ser muito grande. Um quantum-dot com N elétrons onde U é a interação coulombiana entre qualquer 2 e - no ponto-quântico chamado de energia de carregar. O n o adimensional é a taxa no qual a voltagem Vg é aplicada. (**)

9 Em geral U irá variar para diferentes estados eletrônicos no dot, aqui vamos assumir constante. Nesse caso descrevemos : e onde C é capacitância eletrostática total do dot e é a capacitância entre o dot e o gate. A quantidade é o deslocamento do potencial quando um elétron é adicionado. Se o dot tem fraco contato elétrico com o reservatório metálico, os elétrons irão tunelar no dot até o potencial eletroquímico para adicionar outro elétron exceda o potencial químico do reservatório. Consideremos no equilíbrio a ocupação N para o ponto-quântico. Pode-se carregar o ponto usando uma voltagem de gate.

10 A voltagem de gate adicional necessária para adicionar mais um elétron de um reservatório de um valor será usando (**) A energia U depende do tamanho do quantum quantum-dot, do material e do formato ! Em geral deve ser calculado para uma geometria específica. Exemplo: Considere um dot esférico de raio-R coberto por uma esfera metálica de raio R+d. Esta camada blinda a interação coulombiana entre o elétron e o dot.

11 Para temperaturas T<(U+ )/K B, a energia U e o espaçamento de níveis controlam o fluxo de elétrons através do quantum-dot. O transporte através do dot é suprimido quando o nível de Fermi do contato faz entre o potencial químico de N e N+1 estados de carga ! Isto é chamado de bloqueio coulombiano. A corrente poderá fluir quando o e (N+1) está entre o nível de Fermi da direita e esquerda dos contatos. Então o elétron pode pular do dot para o eletrodo, da esquerda para a direita; resultando em um fluxo. Esse processo pode se repetir conforme aumentamos, isto é chamado de oscilação coulombiana na condutância. Se U >> KT, esses picos são bem acentuados. Dispositivos mostrando oscilações coulombianas são chamados de dispositivos de um elétron (SET).


Carregar ppt "Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google