A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Celso Temos Ligados ao Verbo (TLVs) -> Na última aula, aprendemos um dos termos da oração: o Sujeito. Sabemos também,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Celso Temos Ligados ao Verbo (TLVs) -> Na última aula, aprendemos um dos termos da oração: o Sujeito. Sabemos também,"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Celso

2 Temos Ligados ao Verbo (TLVs) -> Na última aula, aprendemos um dos termos da oração: o Sujeito. Sabemos também, que há o Predicado (o restante da oração).

3 Hoje: faremos a análise sintática de alguns outros termos da oração. Para melhor entendê-los, iremos separá-los de acordo com a palavra principal com a qual se relacionam: o verbo, e o nome. Termos Ligados ao Verbo relacionam-se, de forma predominante, com o verbo da oração. Eles são quatro, listados a seguir:

4 Os TLVs: Objeto Direto Objeto Indireto Adjunto Adverbial Agente da Passiva Dentre estes quatro termos, dois deles são tidos como necessários, e os outros dois são considerados acessórios. Necessários: sua exclusão da frase deixaria o período sem sentido ou com sentido incompleto. São o Objeto Direto e o Objeto Indireto. Acessórios: quando excluídos, não comprometem, geralmente, o sentido da oração. São o Adjunto Adnominal e o Agente da Passiva.

5 Agora que já sabemos diferenciá-los entre essas duas categorias, vamos entender com detalhe o que é cada termo ligado ao verbo (TLV). TLVs necessários: 1) Objeto Direto: Liga-se ao verbo sem preposição obrigatória Só existe na voz ativa Na transposição para a voz passiva, transforma- se em sujeito Ex.: O apito do trem perfura a noite. -> Neste exemplo, a oração está na voz ativa, pois o sujeito pratica a ação.

6 -> Se esta mesma frase for transposta para a voz passiva, o objeto direto (a noite) torna-se sujeito paciente. Veja: A noite é perfurada pelo apito do trem. 2) Objeto Indireto: Liga-se ao verbo com preposição obrigatória Existe tanto na voz ativa quanto na voz passiva. Na transposição de uma voz para outra, não muda de função. Ex.: Trêmula, ela entregou a carta ao namorado.

7 ATENÇÃO!!! É possível encontrar um objeto direto com preposição. Trata-se do Objeto Direto Preposicionado. Para não confundi-lo com o objeto indireto, lembre-se de que o objeto direto preposicionado: 1) Liga-se ao verbo com preposição não obrigatória do ponto de vista sintático 2) Só existe na voz ativa 3) Na transposição para a voz passiva, transforma- se em sujeito. Ex.: O pai amava ao filho.

8 TLVs acessórios: 3) Agente da passiva: Só existe na voz passiva É sempre precedido pelas preposições por ou de Na transposição para a voz ativa, vira sujeito agente Ex.: Esta semana, a Diretoria da USP foi ocupada por estudantes e funcionários.

9 4) Adjunto Adverbial: - Indica, normalmente, as circunstâncias (tempo, lugar, modo, causa) da ação verbal. Ex.: Chope é encontrado em cadeia. Resgatou-a do incêndio corajosamente. IMPORTANTE: a transposição de uma voz para outra é um recurso importantíssimo para se identificarem o objeto direto e o agente da passiva. Os vestibulares têm cobrado bastante a transposição correta de vozes, por isso, vale lembrar que: a) Da voz ativa para a passiva: o sujeito vira agente da passiva e o objeto direto transforma-se em sujeito paciente. b) Da voz passiva para a ativa, o sujeito paciente vira objeto direto e o agente da passiva torna-se sujeito. c) Se o sujeito, na voz ativa, for indeterminado, o agente da passiva ficará apagado. Se, na voz passiva, o agente estiver apagado, o sujeito deverá ser indeterminado.

10 Exemplos de transposição de vozes verbais: a)Homens armados invadem mansão no Morumbi. Mansão é invadida por homens armados no Morumbi. b) Preso é resgatado por integrantes do PCC. Integrantes do PCC resgatam preso. c) Assaltaram um banco na noite passada. Um banco foi assaltado na noite passada. d) Bombas foram jogadas contra a prefeitura do Rio. Jogaram bombas contra a prefeitura do Rio.


Carregar ppt "Prof. Celso Temos Ligados ao Verbo (TLVs) -> Na última aula, aprendemos um dos termos da oração: o Sujeito. Sabemos também,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google