A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com
Gramática Prof. Celso

2 O.S. Substantivas São aquelas classificadas como +ISSO/-QUAL.
Significa que a O. S. Substantiva inteira pode ser trocada pela palavra ISSO e que o conectivo que a une não pode ser substituído por O QUAL/A QUAL.

3 OS Substantivas São 6 tipos, classificadas conforme a relação sintática que estabelece com a Oração Principal: Subjetiva; - Completiva Nominal; Objetiva Direta; - Predicativa; Objetiva Indireta; - Apositiva.

4 Classificação das OS Subst.
1- Subjetiva: exerce a função de sujeito da O.P. Ex.: É necessário / que você venha até aqui. O.P. OS Subst. Subjetiva QUEM é necessário? ISSO é necessário. Está claro / que você sabe de tudo. O.P. OS Subst. Subjetiva QUEM está claro? ISSO está claro.

5 Classificação das OS Subst.
2- Objetiva Direta: função de O.D. da O.P. Ex.: Ela pedia / que falasse mais rápido. O.P. OS Subst. Objetiva Direta Ela pedia O QUÊ? Ela pedia ISSO. 3- Objetiva Indireta: função de O.I. da O.P. Ex.: Duvidávamos / de que seria possível. O.P. OS Subst. Objetiva Indireta (Nós) Duvidávamos de quê? DISSO.

6 Classificação das OS Subst.
4- Completiva Nominal: função de C.N. em relação à O.P. Ex.: Tínhamos dúvidas / de que isso fosse real O.P. OSSubst. Compl. Nominal (Nós) Tínhamos dúvidas de quê? DISSO.

7 Classificação das OS Subst.
5- Predicativa: função de predicativo do sujeito. Verbo de Ligação entre NOME e a OS. Ex.: Nossa vontade é / que vocês voltem. O.P. OS Subst. Predicativa Nossa vontade é ISSO.

8 Classificação das OS Subst.
6- Apositiva: função de aposto de um termo da O.P. Marcada pelo sinal “:” (dois-pontos). Ex.: Queria apenas uma coisa: que ficasse. Queria apenas uma coisa: ISSO.

9 OS Adverbiais Indicam as circunstâncias em que a O.P. se desenvolveu.
Conforme vimos na última aula, é classificada como –ISSO/-QUAL. Subdividem-se em 9 tipos: Causal, Consecutiva, Concessiva, Condicional, Comparativa, Conformativa, Final, Proporcional e Temporal.

10 OS Adverbiais 1- Causal: apresenta o que provoca o acontecimento expresso na O.P. Ex.: Como estava doente, não foi à aula. OS Adv. Causal O.P. Principais locuções conjuntivas: porque, pois, já que, visto que.

11 OS Adverbiais 2- Consecutiva: apresenta o efeito de uma causa expressa na O.P. Ex.: Estava tão doente, que não foi à aula. O.P. OS Adv. Consecut. Principais locuções conjuntivas: tão... que, de modo que, de forma que.

12 OS Adverbiais 3- Concessiva: mostra uma quebra de expectativa em relação ao que é expresso pelo O.P. Ex.: Embora estivesse doente, foi à aula. OS Adv. Concessiva O.P. Principais locuções conjuntivas: embora, apesar de que, mesmo que, ainda que.

13 OS Adverbiais 4- Condicional: indica uma condição necessária para a ocorrência ou não ocorrência de um fato expresso na O.P. Ex.: Se estiver doente, não irá à aula. OS Adv. Condicional O.P. Principais locuções conjuntivas: Se, caso, desde que, salvo se.

14 OS Adverbiais 5- Comparativa: apresenta um ser, coisa ou fato com o qual se compara o processo expresso na O.P. Ex.: Ia à escola como um boi (vai) ao O.P. OS Adv. Comparativa matadouro. Principais locuções conjuntivas: como, tal como, feito, que nem.

15 OS Adverbiais 6- Conformativa: apresenta um fato de acordo com o que se disse na O.P. Ex.: Conforme disse, ele foi à escola. OS Adv. Conform. O.P. Principais locuções conjuntivas: como, conforme, segundo, consoante.

16 OS Adverbiais 7- Final: indica a finalidade de um processo verbal expresso na O.P. Ex.: Ia à escola a fim de que aprendesse. O.P. OS Adv. Final Principais locuções conjuntivas: a fim de que, para que.

17 OS Adverbiais 8- Proporcional: apresenta um fato que ocorre numa relação direta ou inversamente proporcional ao que ocorre na O.P. Ex.:Quanto mais ia à escola, mais estudava. OS Adv. Proporcional O.P. Principais Locuções Conjuntivas: quanto mais... mais(menos); quanto menos... menos(mais); à proporção que, à medida que.

18 OS Adverbiais 9- Temporal: apresenta a circunstância de tempo em que ocorre o processo verbal expresso na O.P. Ex.: Quando era criança, ia à escola. OS Adv. Temporal O.P. Principais locuções conjuntivas: quando, antes que, mal, enquanto, cada vez que.


Carregar ppt "Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática Prof. Celso E-mail: celso_rapha@yahoo.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google