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Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.

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1 Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)

2 Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da saúde e segurança dos trabalhadores permitindo garantir sempre a melhoria continua dos processos, projetos, serviços, produtos, etc. Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da saúde e segurança dos trabalhadores permitindo garantir sempre a melhoria continua dos processos, projetos, serviços, produtos, etc.

3 O SGI visa assegurar... A manutenção e conformidade da Política da Empresa (política corporativa); A manutenção e conformidade da Política da Empresa (política corporativa); Objetivos e Metas de Qualidade; Objetivos e Metas de Qualidade; Meio Ambiente; Meio Ambiente; Segurança e Saúde Ocupacional; Segurança e Saúde Ocupacional; Responsabilidade Social. Responsabilidade Social.

4 O SGI segue os requisitos de normas Existe uma tendência mundial das organizações na certificação de seus sistemas de gestão de forma integrada com base nas seguintes normas e especificações de sistemas de gestão: Existe uma tendência mundial das organizações na certificação de seus sistemas de gestão de forma integrada com base nas seguintes normas e especificações de sistemas de gestão: ISO 9001: sistemas de gestão da qualidade; ISO 9001: sistemas de gestão da qualidade; ISO 14001/ sistemas de gestão ambiental; ISO 14001/ sistemas de gestão ambiental; OHSAS 18001/ sistemas de segurança e saúde ocupacional; OHSAS 18001/ sistemas de segurança e saúde ocupacional; SA 8000/ responsabilidade social. SA 8000/ responsabilidade social.

5 Vantagens advindas da implementação do SGI Melhoria da imagem da organização no âmbito nacional e internacional; Melhoria da imagem da organização no âmbito nacional e internacional; Melhoria da satisfação e da confiança das partes interessadas ( acionistas, clientes, força de trabalho; fornecedores, comunidade, das ONGs e governo ); Melhoria da satisfação e da confiança das partes interessadas ( acionistas, clientes, força de trabalho; fornecedores, comunidade, das ONGs e governo ); Redução dos recursos internos e infra-estrutura necessária para a manutenção e melhoria contínua dos sistemas de gestão; Redução dos recursos internos e infra-estrutura necessária para a manutenção e melhoria contínua dos sistemas de gestão;

6 Vantagens advindas da implementação do SGI Melhoria do treinamento, conscientização e competência da força de trabalho; Melhoria do treinamento, conscientização e competência da força de trabalho; Redução da complexidade do sistema de gestão; Redução da complexidade do sistema de gestão; Aumento da confiabilidade e disponibilidade dos processos, atividades, produtos e serviços; Aumento da confiabilidade e disponibilidade dos processos, atividades, produtos e serviços; Melhoria do desempenho organizacional competitivo; Melhoria do desempenho organizacional competitivo; Redução de custos e investimentos de implantação, certificação, manutenção e auditoria dos sistemas de gestão. Redução de custos e investimentos de implantação, certificação, manutenção e auditoria dos sistemas de gestão.

7 Política da Qualidade É recomendado que seja estabelecida uma única política pela alta administração da organização que atenda aos requisitos das normas; É recomendado que seja estabelecida uma única política pela alta administração da organização que atenda aos requisitos das normas; Deve permitir a associação direta com: os processos; atividades, as opções estratégicas; os objetivos, as metas, os programas, os recursos, os prazos e os indicadores de desempenho; Deve permitir a associação direta com: os processos; atividades, as opções estratégicas; os objetivos, as metas, os programas, os recursos, os prazos e os indicadores de desempenho; Deve ser divulgada para as partes interessadas. Deve ser divulgada para as partes interessadas.

8 Sistema de Gestão da Qualidade Consiste numa administração na qual uma organização / empresa conduz seus negócios para satisfazer seus clientes internos e externos; Consiste numa administração na qual uma organização / empresa conduz seus negócios para satisfazer seus clientes internos e externos; A norma responsável pela qualidade é a ISO 9000; A norma responsável pela qualidade é a ISO 9000; Após a ECO-92 a ISO desenvolveu a série ISO (meio ambiente), baseada na série ISO Após a ECO-92 a ISO desenvolveu a série ISO (meio ambiente), baseada na série ISO 9000.

9 Sistema de Gestão Ambiental - SGA Segundo a ISO 14000, o SGA é definido comoa parte do Sistema de Gerenciamento Global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento, implementação, alcance, revisão e manutenção da política ambiental. Segundo a ISO 14000, o SGA é definido comoa parte do Sistema de Gerenciamento Global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento, implementação, alcance, revisão e manutenção da política ambiental.

10 Certificação Ambiental A certificação é um procedimento pelo qual um terceiro fornece prova escrita de que um produto, processo ou serviço atende a requisitos e normas especificados. A certificação é um procedimento pelo qual um terceiro fornece prova escrita de que um produto, processo ou serviço atende a requisitos e normas especificados. A certificação de sistemas de gestão ambiental – SGA permite concluir que a organização possui uma política ambiental e que está implementando-a em conformidade com os requisitos da norma referencial, ou seja, a ISO A certificação de sistemas de gestão ambiental – SGA permite concluir que a organização possui uma política ambiental e que está implementando-a em conformidade com os requisitos da norma referencial, ou seja, a ISO

11 ISO e Dentre as normas da série ISO apenas a ISO é certificável, isto é, estabelece uma diretriz que pode ser validada por terceira parte; Dentre as normas da série ISO apenas a ISO é certificável, isto é, estabelece uma diretriz que pode ser validada por terceira parte; A ISO é um guia de implantação da ISO A ISO é um guia de implantação da ISO

12 Elementos de um SGA

13 Um sistema de gestão em determinado processo, corretamente certificado, pode induzir a adoção de tecnologias cada vez mais limpas e a melhoria do produto final. A responsabilidade civil da organização por danos causados ao meio ambiente e defeitos nos produtos, também passa a ser melhor conhecida. Características e vantagens na implementação de um SGA

14 A detecção, no caso de algum problema, se torna mais fácil e a rastreabilidade no processo permite que este seja corrigido com mais rapidez e agilidade. Um certificado sempre será elemento muito importante na defesa da organização em caso de disputa judicial, funcionando com atenuador, já que a organização pode demonstrar preocupação com a prevenção e conseqüentemente com o meio ambiente. Características e vantagens na implementação de um SGA

15 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Na década de 70, com a criação da Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, as primeiras pesquisas sobre saúde e segurança ocupacional foram desenvolvidas. Em 1978 foram aprovadas as Normas Regulamentadoras (NR), relativas à SST – Saúde e Segurança do Trabalho, houve um grande salto rumo a melhores condições de trabalho.

16 OHSAS A BSI – British Standards Institution, em 1999, criou a especificação OHSAS 18001, cuja sigla significa Occupational Health and Safety Assessment Series. A especificação OHSAS foi desenvolvida para ser compatível com as normas para Sistema de Gestão de Qualidade – ISO 9001 – e Sistema de Gestão Ambiental – ISO – para facilitar a integração dos sistemas, no caso da organização assim o desejar.

17 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – SGSST De acordo com a norma OHSAS 18001, o SGSST éaquela parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SST associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SST da organização.

18 Elementos de um SGSST

19 Responsabilidade Social Um aspecto nos sistemas de gestão que tem se desenvolvido consideravelmente é o de responsabilidade social, através das especificações contidas na norma SA 8000 e que tem sido objeto de estudo e implementação em diversas organizações. Um aspecto nos sistemas de gestão que tem se desenvolvido consideravelmente é o de responsabilidade social, através das especificações contidas na norma SA 8000 e que tem sido objeto de estudo e implementação em diversas organizações.

20 Reflexão e considerações sobre SGI integração Com a crescente pressão para que as organizações racionalizem seus processos de gestão, várias delas vêem na integração dos Sistemas de Gestão uma excelente oportunidade para reduzir custos relacionados, por exemplo, à manutenção de diferentes estruturas de controle de documentos, auditorias, registros, dentre outros.

21 Elementos do SGI


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