A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Engenharia de Software

2 ENGENHARIA DE SOFTWARE
Tema relativamente novo no sentido do termo Engenharia de Software, causando muitas discordâncias de conceitos consensualmente aceitos, necessitando ainda de efetivas normas norteadoras do assunto. Nesse sentido, a sociedade ainda demanda de profissionais capacitados para elevar o software em termos de sistemas organizacionais, contribuindo de fato com as organizações modernas, sejam privadas ou públicas. A Engenharia de Software na prática profissional cresce dia após dia, por meio de somatório das experiências. A disciplina acadêmica é estudada em todos os anos letivos, desmembradas em diversas cadeiras.

3 ENGENHARIA DE SOFTWARE
De forma moderna, a Engenharia de Software caminha em paralelo com os Sistemas de Informação, ambos temas destinados às organizações, para auxiliar as mesmas a tomarem decisões sob o foco de seu negócio empresarial ou de sua atividade pública. Para introduzir os conceitos de Engenharia de Software, outros conceitos iniciais devem ser apresentados: Engenharia, Engenhar, Sistema e Software.

4 ENGENHARIA DE SOFTWARE
É a arte das construções, com base no conhecimento científico. Engenhar É idear, maquinar, inventar, produzir.

5 ENGENHARIA DE SOFTWARE
Sistema Conjunto de partes que interagem entre si, visando um objetivo comum. Em informática é o conjunto do software, hardware . Software Subsistema de um sistema computacional. São os programas de computadores

6 CONCEITOS E ENGENHARIA DE SOFTWARE
Engenharia de software é a metodologia de desenvolvimento e manutenção de sistemas modulares, com as seguintes características: Processo(roteiro) dinâmico, integrado e inteligente de soluções tecnológicas; adequação aos requisitos funcionais do negócio do cliente e seus respectivos procedimentos pertinentes;

7 CONCEITOS E ENGENHARIA DE SOFTWARE
Efetivação de padrões de qualidade, produtividade e efetividade em suas atividades e produtos; fundamentação na Tecnologia da informação disponível, viável, oportuna e personalizada; planejamento e gestão de atividades, recursos, custos e datas.

8 CONCEITOS E ENGENHARIA DE SOFTWARE
Para MARTIN e McCLURE (1991) a engenharia de software é: "o estudo dos princípios e sua aplicação no desenvolvimento e manutenção de sistemas de software... tanto a engenharia de software como as técnicas estruturadas são coleções de metodologias de software e ferramentas...". Para SOMMERVILLE (1992) a engenharia de software envolve questões técnicas e não-técnicas, tais como a especificação do conhecimento, técnicas de projeto e implementação, conhecimentos dos fatores humanos pelo engenheiro de software e ainda, gestão de projetos.

9 Elementos fundamentais da Engenharia de Software
São 3 elementos fundamentais (métodos, ferramentas e procedimentos), que possibilita ao gerente o controle do processo de desenvolvimento do software e oferece ao profissional uma base para a construção de software de alta qualidade: Métodos de engenharia de software Proporcionam os detalhes de "como fazer" para construir o software. Envolvem um amplo conjunto de tarefas que concluem: planejamento e estimativa de projeto, análise de requisitos de software, projeto da estrutura de dados, arquitetura de programa e algorítmo de processamento, codificação, teste e manutenção. São os roteiros para desenvolvimento de software.

10 Elementos fundamentais da Engenharia de Software
Ferramentas de engenharia de software Proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos. Existem diversas técnicas para sustentar os métodos, por exemplo, CASE, CAD, Análise Estruturada, Orientação a Objetos, e respectivas ferramentas, tais como, de Banco de dados, linguagens de programação etc. São os instrumentos que proporcionam os detalhes de "como fazer" para construir o software.

11 Elementos fundamentais da Engenharia de Software
Procedimentos da engenharia de software Constituem o elo de ligação de ambos e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno de software. Definem a sequência em que os métodos serão aplicados, os produtos para serem disponibilizados, controles de qualidade e avaliação são os procedimentos que antecedem e sucedem o software. Como conclusão, pode-se relatar que Engenharia de Software é a metodologia para desenvolvimento de soluções em software, ou seja, roteiro que pode utilizar diversas técnicas. A sequência de passos preestabelecidos permite optar e variar de técnicas e ferramentas nas suas diversas fases.

12 Objetivos da engenharia de Software
De modo geral, considera-se que os objetivos primários da Engenharia de Software são o aprimoramento da qualidade dos produtos de software e o aumento da produtividade dos engenheiros de software, além do atendimento aos requisitos de eficácia e eficiência, ou seja, efetividade. A Engenharia de Software visa sistematizar a produção, a manutenção, a evolução e a recuperação de produtos intensivos de software, de modo que ocorra dentro de prazos e custo estimados, com progresso controlado e utilizando princípios, métodos, tecnologia e processo em contínuo aprimoramento.

13 Fundamentos da engenharia de software
Considera-se, também, que a Engenharia de Software é uma área interdisciplinar, baseada nos fundamentos de: Ciência da computação Disciplina que deve prover os fundamentos científicos da Engenharia de Software, de modo análogo aquele com que a física e a química provêm os fundamentos das disciplinas tradicionais de Engenharia. Tais fundamentos dizem respeito à base tecnológica do Engenheiro de Software, abrangendo temas científicos tais como arquitetura de computadores, lógica de programação, estruturas de dados, algorítmos, etc.

14 Fundamentos da engenharia de software
Administração de projetos Disciplina que deve prover os fundamentos para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de Software, incluindo as atividades de planejamento que envolva estimativas de recursos e cronogramas, bem como de definição de estrutura organizacional, formas de controle e liderança. Torna o Engenheiro um gestor do projeto, administrando a equipe, as atividades, os prazos, os lucros, o resultado etc.

15 Fundamentos da engenharia de software
Comunicação A Engenharia de Software supõe alto grau de interação pessoal, Nessas condições, é considerado crucial para o Engenheiro o domínio de habilidades de comunicação interpessoal, tanto oral quanto escrita. Sugere que o Engenheiro de Software tenha facilidade comportamental para elaboração de projetos, que normalmente são elaborados em equipe e necessitam de motivação da mesma e satisfação do usuário ou cliente.

16 Fundamentos da engenharia de software
Técnicas de soluções de problemas Como a Engenharia de Software se refere à construção, implantação e manutenção de produtos tecnológicos, considera-se que técnicas de solução de problemas, presentes em todas as disciplinas de engenharia, devam ser usadas, Retrata que o Engenheiro de Software seja um solucionador de problemas, um gerador de solução integradas e inteligentes, fazendo valer sua presença ou contratação.

17 Fundamentos da engenharia de software
Essas técnicas devem prover a base para as atividades de planejamento, gerenciamento, análise sistêmica, projeto, fabricação cuidadosa, implantação controlada, validação extensiva e manutenção contínua, desejavelmente comuns a qualquer projeto de desenvolvimento de software.


Carregar ppt "ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google