A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicações da informática na administração e assistência Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicações da informática na administração e assistência Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicações da informática na administração e assistência Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes

2 O que é Informática em Saúde? Área do saber que trata das aplicações e do uso de ferramentas de automação, de processamento dos dados e informações nos vários segmentos das ações relacionadas à saúde do indivíduo e da coletividade. ( Secretaria Especial de Informação - SEI, 1988)

3 O que é Informática em Enfermagem? É a área que combina ciência da computação, ciência da informação e ciência de enfermagem para assistir na administração e processamento de dados, de informação e de conhecimento para suporte da prática de enfermagem na prestação da assistência. (Graves e Corcoran, 1989)

4 Os sistemas de informação baseados no uso de computadores irão cada vez mais revolucionar o processo de comunicação na área da saúde e, como conseqüência, trarão mudanças significativas, até mesmo no mercado de trabalho da enfermagem (Mills, 1988). Lopes, MHBM

5

6 RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Art. 4º A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

7 APLICAÇÕES NA ADMINISTAÇÃO E ASSISTÊNCIA Os computadores têm maior capacidade para registrar, armazenar e organizar os dados. A recuperação dos dados é mais rápida; os registros são mais legíveis. Facilita o trabalho burocrático. Facilita as atualizações científicas. Facilita a elaboração dos planos de cuidados de enfermagem.

8 Porque os enfermeiros devem ter conhecimento de informática em Enfermagem? para auxiliar a equipe que irá definir o conteúdo básico dos sistemas que serão desenvolvidos e implantados no setor de Saúde; só o enfermeiro sabe definir a informação que precisa ter a mão para agir com eficiência na assistência ao cliente; para não se tornar um digitador de luxo ; para dispor de maiores recursos para tomada de decisão; para melhor desenvolver o corpo de conhecimentos da enfermagem.

9 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO É imperativa a participação desde o planejamento até a avaliação. O enfermeiro tem conhecimento e domínio do fluxo de informações. É o profissional que melhor estabelece relações entre os setores, por permanecer 24h na instituição e prover com recursos humanos e materiais as unidades. É elemento-chave no processo de integração da informação para o atendimento ao paciente Exerce funções de comunicador, coordenador e intermediador.

10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR Criação de um arquivo acumulativo de cada paciente, com facilidade de manutenção e acesso. Suporte para: a atividade diária; o planejamento e, a documentação.

11 TIPOS DE SISTEMAS - ARQUITETURA Sistema Central: computador central e terminais. Sistema Modular: (déc.70) computadores em diferentes setores; dados compartilhados entre os diferentes módulos. Sistema Distribuído ou de Rede: (déc.80) baseados na tecnologia da comunicação em rede. Computadores independentes que trocam informações e compartilham recursos (e. g. disco rígido). Permite conecção a setores internos e externos.

12 Para informatizar é preciso: 1. Normas, rotinas e procedimentos. 2. Plano diretor. 3. Garantia de segurança, confiabilidade, interação com o usuário, dados armazenados em um Banco de Dados.

13 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM ENFERMAGEM (SIE) Sistemas de computadores que coletam, armazenam, processam, recuperam, mostram e comunicam a informação necessária, em tempo real para: administrar os serviços de enfermagem e os recursos facilitadores no cuidado à saúde; gerenciar padrões de informações sobre o cliente para a prestação do cuidado e, unir os recursos de pesquisa e as aplicações educacionais à prática de enfermagem.

14 DIFICULDADES Falta de padronização do vocabulário e classificação universal dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.

15 SIE - enfoque principal no Plano de Cuidados e Documentação Pode-se incorporar aos SIE: avaliação da qualidade do cuidado prestado; classificação do grau de dependência de enfermagem; geração de inventários; planos de alta hospitalar; avaliação; sistemas de apoio à decisão.

16 ARQUIVO MÍNIMO EM ENFERMAGEM Nursing Minimum Data Set (NMDS) Informação essencial para a prática de enfermagem (Werley et al., 1992).

17 I - Elementos do cuidado de enfermagem 1. Diagnóstico de enfermagem; 2. Intervenção de enfermagem; 3. Resultado do cuidado prestado; 4. Intensidade do cuidado de enfermagem requerido.

18 II - Elementos demográficos do cliente 5. Identificação pessoal; 6. Data de nascimento; 7. Sexo; 8. Raça; 9. Residência.

19 III - Elementos do Serviço 10. Número de registro da agência que prestou o atendimento; 11. Número de registro do cliente; 12. Número de registro do profissional; 13. Data do atendimento ou admissão; 14. Data de alta; 15. Condições do cliente por ocasião da alta; 16. Pagamento - tipo e condições.


Carregar ppt "Aplicações da informática na administração e assistência Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google