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Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática – Centro de Tecnologia Arquitetura de Sistemas de Informação Tania Fatima Calvi Tait Maringá,

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1 Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática – Centro de Tecnologia Arquitetura de Sistemas de Informação Tania Fatima Calvi Tait Maringá, julho/2003

2 Considerações Iniciais Conceito de ASI Enfoques Modelos de ASI Considerações sobre ASI Roteiro de apresentação

3 Arquitetura de Sistemas de Informação Estabelecimento de um conjunto de elementos cuja finalidade é proporcionar um mapeamento da organização no tocante aos elementos envolvidos no processo de desenvolvimento/implantação de SI Considerações Iniciais1. |Arquitetura de Sistemas de Informação

4 Necessidade de SI que viabilize o fornecimento de informações adequadas Uso, disseminação e gestão da informação Sobrevivência das organizações e uso de TI Uso adequado dos computadores e sistemas de informação Considerações Iniciais1. ASI

5 integração negócios, sistemas e tecnologia Arquitetura de SI Processo de desenvolvi- mento de SI com qualidade Usuários Organização Considerações Iniciais1.

6 Sistemas de Informação Tecnologia de Informação Arquitetura de Sistemas de Informação Temas envolvidos

7 Negócios Recursos TI SI Integração entre SI, TI e negócios

8 Arquitetura de Sistemas de Informação Evolução do conceito de ASI 3.

9 Visões de ASI Abrangente Infra-estrutura tecnológica Dados Negócios Enfoques Integrada Específica Recursos de informação PESI Desenvolvimento de Sistemas Datawarehouse e datastore Enfoques 3.

10 Modelos de ASI

11 Estrutura de Zachman DadosFunçãoRede Acréscimo: Pessoas Motivação

12 Modelo Gifford: estrutura organizacional de um SI Dados Função Conectividade Hardware Plataforma de entrega do sistema Ciclo de vida de desenvolvimento

13 Visão da Organização Definição das necessidades Especificação do Projeto Descrição da Implementação Arquitetura ARIS Definição das necessidades Especificação do projeto Descrição da implementação DadosFunçãoControle

14 Empresa Dados ProcedimentoProcessos Arquitetura IFIP.WG

15 Organização Recursos Informação Função GenéricoParcialParticular Empresa Intermediário Implementação Blocos de construção Visão da estrutura CIM-OSA

16 Arquitetura simplificada Organização Negócios Sistemas Tecnologia Usuários

17 Ambiente Externo Tecnologia Estrutura Cultura Pessoas Estratégia Processos PEN PETIPESI Análise da Motivação das Pessoas Análise do Impacto da Tecnologia Análise dos Processos e da Realização das Tarefas Adaptação da Estrutura à Reestruturação dos Processos Análise das Forças Competitivas na Industria Revisão da Visão e Missão e Valores da Empresa Concorrentes Fornecedores Clientes Funcionários Sindicatos Padrões Internacionais Governo Ongs Novas Tecnologias Diagrama da arquiteturaS-PRISMA arquiteturaS-PRISMA

18 Estrutura - departamento de defesa

19 Comparação entre modelos de ASI Problemas encontrados: Aspecto usuários Cultura organizacional Tipos de SI Tipos de empresas Integração com desenvolvimento de software Preocupação com questão tecnológica

20 Estrutura arquitetural4. Usuários Operacionais Técnicos - Funcionários Processamento de transações Mainframe; Mudanças para cliente/servidor Infraestrutura Tecnológica TELEBRÁS Empresa TELESC

21 Bases para o modelo de ASI Estrutura inicial para uma ASI Organização Comunidade Externa Comunidade Interna SI Gestão Planejamento Missão

22 Elementos que envolvem SI SI Software Hardware Base de Dados TI Cultura Organizacional Classificação Desconfiança Mudança de gestão Usuários Organização

23 ARQUITETURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO Aspectos organizacionais Aspectos Técnicos Modelo de ASI5.5.

24 Modelo de ASI proposto para setor público Estrutura governamentalAtendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos

25 Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Missão Planejamento estratégico Cultura Organizacional Plataforma de Governo 1. Estrutura governamental Modelo de ASI proposto para setor público

26 Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação 2. Serviços Públicos Modelo de ASI proposto para setor público Serviços Públicos Informações para a Tomada de decisão Serviços Administrativos do Estado Atendimento ao cidadão

27 Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação 3. Sistemas de Informação Modelo de ASI proposto para setor público Executivo/ Governador Gerencial Parte Básica/ Sistemas corporativos Recursos humanos e materiais Ergonomia Usuários: interno e cidadão Metodologia de desenvolvimento de SI

28 Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Política de Investimentos Desenvolvimento de produtos Plataforma Uso de Redes Mainframe Micro- computador Ferramentas para desenvolvimento de software TI - público Modelo de ASI proposto para setor público 4. Tecnologia de Informação Modelo de ASI proposto para setor público

29 Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Serviços Públicos USUÁRIOS internos/ externos Sistemas de Informação Cidadão Usuário Interno Organizações Usuárias Específico: troca de governo Treinamento Continuado Visão de atendimento ao público Modelo de ASI proposto para setor público 5. Usuários Modelo de ASI proposto para setor público

30 Modelo de ASI proposto5.5. Implementação do modelo de ASI proposto Um Modelo de ASI para o setor público Elementos do modelo de ASI Características do setor/org. ProblemasImpacto Componentes para a ASI Estrutura governamental Serviços Públicos Sistemas de Informação Tecnologia de Informação Usuários

31 Aspectos sobre o modelo de ASI proposto Contribuição do modelo de ASI cultura organizacional tecnologia de informação estrutura pública Restrições sobre o modelo proposto Um Modelo de ASI para o setor público Considerações finais 6.6.

32 Organização Negócios Sistemas Tecnologia Usuários Um Modelo de ASI para o setor público Considerações finais 6.6. Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos ASI simplificadaASI para setor público

33 Pesquisas futuras A cultura organizacional e a ASI O aprofundamento do aspecto usuários na ASI O estudo de ASI em outras formas organizacionais ASI e a arquitetura organizacional Considerações finais 6.6.

34 Estrutura governamental Atendimento ao Público Tecnologia de Informação Sistemas de Informação USUÁRIOS internos/ externos Serviços Públicos


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