A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Momento de estudo Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9:9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Momento de estudo Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9:9."— Transcrição da apresentação:

1 Momento de estudo Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9:9

2 2 Fontes de Inspiração Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, conhecimento e de pedir que sejais cheios do conhecimento sabedoria da sua vontade, em toda sabedoria inteligência espiritual e inteligência espiritual; andar dignamente agradando-lhefrutificando crescendo no conhecimento Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Col. 1:9,10. Profª. Vanuzia Machado Pereira

3 3 & Vamos refletir: PLANEJAMENTO DE AULA & ENCANTANDO O ALUNO Profª. Vanuzia Machado Pereira

4 Planejamento

5 5 Planejamento O que é Planejamento? Motivos para Planejar uma aula Fases do Planejamento Objetivos do Planejamento Vantagens do Plano de Aulas Resultados do Não-Planejamento Execução do Plano de Aula Avaliação do Plano de Aula Profª. Vanuzia Machado Pereira

6 6 Palavras de Jesus sobre Planejamento Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Lucas 14:28-30 Profª. Vanuzia Machado Pereira

7 7 Planejamento Conceito Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar. Definição Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada. Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas. Profª. Vanuzia Machado Pereira

8 8 Planejamento Quem utiliza? Engenheiros Projeto Administradores Planejamento Estratégico Exército Tática de Guerra Equipes Esporte Treinam antecipadamente Orquestra Ensaia Governo Orçamento Professores Plano de Aula

9 9 Planejamento de Ensino Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. Marcos Tuler Profª. Vanuzia Machado Pereira

10 10 Motivos para Planejar Organiza; Dá senso de direção; Ajuda a progredir; Ajuda na seleção do material e atividades; Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem; Motiva os alunos a estabelecerem alvos; Encoraja o professor. Profª. Vanuzia Machado Pereira

11 11 Plano de Aula Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização. Profª. Vanuzia Machado Pereira

12 12 Preparação do Professor GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento do conteúdo, capacidade de domínio das teorias do ensino e da aprendizagem. ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado das atividades a serem realizada na sala de aula. Profª. Vanuzia Machado Pereira

13 13 Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R Acróstico L Leitura do Referencial Curricular e Livros didáticos, entre outros; I Identificação do tipo da competência e habilidade de cada ano. (Teórica ou Prática); D Definição dos objetivos e metas a serem atingidas; Escolha da Metodologia (Seminário, debates, grupos, etc.) e materiais pedagógicos; R Recolhimento de dados e informações sobre os temas/conteúdos a serem trabalhados; A Análise do tempo para cada competência e habilidade a ser trabalhada; R Resumo: Conclusão, aplicando a avaliação observando o que o aluno aprendeu. Profª. Vanuzia Machado Pereira

14 14 Perguntas antes da elaboração do planejamento: O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer e como fazer? Como avaliar o que foi alcançado? Profª. Vanuzia Machado Pereira

15 15 Objetivos Objetivos Gerais: 1.Educar o aluno para a vida. (Não mera transmissão de conhecimento). 2.Educar o aluno para o exercício da cidadania. Objetivos Específicos 1.Referem-se ao esperado em termos de particularização sobre a compreensão da matéria de ensino ( conteúdos pré - requisitos). Profª. Vanuzia Machado Pereira

16 16 Semana de Planejamento Segunda: Leitura – Leia o Referencial Curricular, os Livros didáticos e faça um estudo geral de tudo que possa ajudá-lo e possa aumentar seus conhecimentos. Reserve um período para revisar P.P.P. e P.A.. Terça: Histórico – Reveja todo o acervo que tem disponíveis e recorde o que usou de bom e deu certo em Termine a revisão do P.P.P. e P.A. estabeleça metas. Quarta: Pessoas – Verifique o tipo de clientela que você vai trabalhar, se possível cada aluno e qual o perfil desta clientela. Recorra as informações e tecnologias disponíveis na Unidade Escolar. Quinta: Analise geográfica– Estude os recursos didáticos disponíveis e analise toda a equipe (professores de sua área e suporte pedagógico que possa trocar experiência com você, principalmente aos professores que cursam Gestar e Cesgranrio. Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente. Releia suas anotações no seu planejamento e elabore a metodologia de execução. E na próxima Segunda aplique: Leia outra vez o plano e mãos a obra, tenha um bom trabalho. Profª. Vanuzia Machado Pereira

17 17 Execução do Plano de Aula Introdução Prenda a atenção dos alunos; Introduza o assunto e seu relacionamento com as demais atividades do bimestre; Aponte os objetivos da atividades; Fale como trabalhará o tema. Profª. Vanuzia Machado Pereira

18 18 Execução do Plano de Aula Exploração do assunto Discorra sobre o assunto tópico por tópico; Pergunte, responda, verifique a aprendizagem; Proponha atividades; Faça com que o aluno faça uma auto- análise diante do tema.Conclusão Feche o assunto. Profª. Vanuzia Machado Pereira

19 19 Avaliação do Plano de Aula O Plano foi completamente executado? Atingiu os objetivos? Seus alunos estavam interessados na aula? Houve falhas? Quais? O tempo foi suficiente? Efetuar as mudanças no próximo plano? Profª. Vanuzia Machado Pereira

20 20 Vantagens do Plano de Aulas 1.Fixa bem a lição na mente do professor; 2.Dá ao professor um plano de operação; 3.Divide os conteúdos em atividades cronologicamente equilibradas; 4.Inclui participação planejada; 5.Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista; 6.Evita surpresa. Profª. Vanuzia Machado Pereira

21 21 Resultados do Não-Planejamento 1.Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a atividade. 2.Atividade inacabada – a falta de um plano de aula, impossibilita terminar a atividade com qualidade. 3.Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção. 4.Desmotivação do Aluno. Profª. Vanuzia Machado Pereira

22 Encantando o Aluno Motivação & Criatividade Profª. Vanuzia Machado Pereira

23 23 Encantando o Aluno O aluno aprende: Quando motivado, estimulado Quando gosta Quando necessita Quando vê fazer Quando faz Quando há métodos certos Quando investiga e pesquisa independentemente Quando está interessado Quando crê, confia Quando ora Quando recebe atenção especial Profª. Vanuzia Machado Pereira

24 24 Fatores que Encantam o Aluno M.A.C.C.E.T.E M M otivação A A tenção C C onteúdo C C riatividade E E mpatia T T estes desafiadores E E spírito empreendedor. Profª. Vanuzia Machado Pereira

25 25 Tipos de Motivação Errônea a) Motivação por Retribuição Se você se comportar direitinho, ganha um ponto de participação. Se você fizer as atividades, ganha visto e consequentemente ponto no final do bimestre. O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b ) Motivação do sentimento de culpa Se você não se comportar, a professora vai anotar seu nome no caderno, depois não chore e a culpa é sua. Depois que eu morrer, não adianta levar flores. Se você não prestar atenção, mas na frente verá... O aluno não consegue fazer e se sente frustrado. Profª. Vanuzia Machado Pereira

26 26 Tipos de Motivação Errônea. c-Motivação do uso da mentira Faça a pesquisa que valerá 03 pontos, e quando o aluno entrega vale só 01 ponto. Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais irá confiar em você, e talvez não confie mais em ninguém : Profª. Vanuzia Machado Pereira

27 27 A Palavra-chave do Professor R e s p o n s a b i l i d a d e Ensinar os adolescentes e aos jovens o caminho em que deve andar... Educar adolescentes e jovens, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida profissional. Ensinar os adolescentes e jovens, cujo aprendizado será propagado para a vida toda. Ministrar os adolescentes e jovens que serão logo, logo adultos e futuros profissionais deste Estado e do País. Profª. Vanuzia Machado Pereira

28 Referências Bibliográficas Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins. Tuler, Marcos. Pedagogia de Projetos: uma nova proposta de aprendizagem para a Escola Almeida, João Ferreira. A bíblia Sagrada. Revista atualiza no Brasil 2ª ed. Profª. Vanuzia Machado Pereira

29 Ótimas Aulas !!! Técnicos de Acompanhamento. Profª. Vanuzia Machado Pereira Coordenação de Ensino Fundamental e Médio DRE - Araguaina


Carregar ppt "Momento de estudo Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9:9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google