A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –"— Transcrição da apresentação:

1 IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro – pamaro@gmail.com

2 CPU O que é o CPU?

3 CPU CPU = Central Processing Unit Serve para executar/processar as instruções dos programas.

4 CPU Um programa é uma sequência de números, representando instruções, que residem em memória. A operação do CPU divide-se em 4 passos: fetch (obter dados), decode (descodificar dados), execute (processar dados) e writeback (escrever resultados).

5 CPU Fetch –O CPU vai buscar à memória uma sequência que representa o passo seguinte do programa; –Por vezes, a memória é mais lenta que o CPU, podendo atrasar a sua operação (esta questão é resolvida com o recurso a cache).

6 CPU Decode –A sequência obtida é descodificada, sendo traduzida para uma instrução a seguir. –Uma instrução divide-se em duas partes: Opcode: operação a executar; Operandos: variáveis da operação, que podem ser números ou locais da memória.

7 CPU Execute –A instrução obtida é executada; –Este passo pode interligar vários componentes do CPU. Por exemplo, numa operação aritmética, o processador poderá recorrer à sua ALU (Arithmetic Logic Unit), uma unidade criada para efectuar operações aritméticas e lógicas.

8 CPU Writeback –O resultado da operação é registado; –O resultado pode ser escrito em memória ou nos próprios registos do processador; –As instruções podem ter como resultado dados ou outras instruções (jumps, por exemplo).

9 CPU Características importantes do CPU: –Integer range; –Clock rate; –Multiprocessamento; –Multi-core.

10 CPU Integer range: –Representa o tamanho e precisão de números com que um CPU pode trabalhar; –Ranges típicos: 8 bit, 16 bit, 32 bit, 64 bit; –Limita a memória a que um CPU consegue aceder (exemplo: um CPU de 32 bit não consegue aceder a mais de 4 gb de memória). –Quanto maior for, mais complexo, caro e consumidor de energia é o processador.

11 CPU Clock rate: –Representa a frequência a que funciona o circuito do CPU; –Aumentar o clock rate de um processador (overclock) normalmente aumenta a sua performance, mas pode diminuir a sua estabilidade, danificá-lo ou reduzir a sua duração; –A perda de estabilidade após overclock pode ser compensada aumentando a voltagem (core voltage) do processador (overvolt), à custa do aumento de consumo e temperatura do processador.

12 CPU Multiprocessamento: –É a capacidade de um sistema operativo executar em simultâneo duas ou mais tarefas; –Implica a existência de dois ou mais processadores; –Os processadores podem ser físicos (dois CPU) ou lógicos (Hyperthreading).

13 CPU Multi-core: –Consiste em colocar dois ou mais cores (núcleos) num só chip; –Para o sistema operativo, cada núcleo é tratado como um CPU diferente; –Permite a execução de instruções em paralelo; –Permite melhorar o desempenho sem ter de recorrer ao aumento do clockrate do CPU.

14 CPU Onde colocar o CPU?

15 CPU O CPU encaixa num socket da motherboard; Existem vários tipos de socket, que dependem do CPU a que se destinam.

16 CPU

17 A temperatura do CPU

18 CPU O calor dissipado pelo CPU depende de vários factores: eficiência do design, tecnologia utilizada, clockrate, etc. O funcionamento do CPU em temperaturas acima do especificado pode causar-lhe danos.

19 CPU É importante assegurar: –Um bom airflow (intake e outtake); –Impedir acumução de pó; –Maximixar transferência de calor (utilizar sempre pasta térmica); –Utilizar técnicas adequadas para o calor gerado (dissipadores passivos, air cooling, water cooling, nitrogénio líquido, etc).

20 CPU

21


Carregar ppt "IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google