A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. João Paulo de Toledo Gomes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. João Paulo de Toledo Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Aula 9 - Processadores Prof. João Paulo de Toledo Gomes

2 Introdução Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas.

3 Arquitetura da CPU Operações como somar, deslocar, comparar,
incrementar, etc Exerce a função de endereçamento de memória

4 Divisão de um processador
– ULA: executa todas as operações aritméticas e lógica; – Registradores: onde os dados são temporariamente armazenados; Deles, a ULA, extraí as instruções sobre as operações específicas a serem realizadas e sobre o segmento da memória RAM onde esvaziará seus resultados depois de executar todas as instruções; – Controle: controla o fluxo de informações e a ordem de execução do programa; – Relógio: sincroniza perfeitamente a execução das operações.

5 Sinais de controle Cada pino do processador tem uma determinada função, ou sinal. O mais importante deles é o clock, que serve para sincronizar todo o funcionamento do processador, ou seja, todos os circuitos do PC trocarão informações no momento em que o clock permitir.

6 Exemplo: Plataforma dos processadores QUAD Core da Intel

7 Encapsulamentos

8

9 Arquitetura RISC, CISC e Híbrida
- CISC: computador de conjunto de instruções complexo. Possui muitas instruções e é lento. - RISC: computador de conjunto de instruções reduzido. São mais simples, menores e rápidos. - Híbrido: computador de conjunto complexo e reduzido de instruções, ou seja, a junção da CISC e RISC. Obs.: a arquitetura CISC foi usada até os processadores Pentium e Pentium MMX, a partir do Pentium II é usada a arquitetura Híbrida.

10 Entregar relatório impresso conforme modelo.
Relatório técnico - Fabricantes: AMD, Intel e Via - Diferenciar 3 CPU’s de cada fabricante: - Analisar funcionamento; - Analisar aquecimento; - Analisar construção dos núcleos, etc. Conclusão de qual CPU você julga melhor, através dos itens analisados. Critérios: Entregar relatório impresso conforme modelo. Valor: 1,0 Data de entrega: 10/04/2013


Carregar ppt "Prof. João Paulo de Toledo Gomes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google