A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em prisões baixas fui um tempo atado; Vergonhoso castigo de meus erros: Inda agora arrojando levo os ferros, Que a morte, a meu pesar, tem já quebrado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em prisões baixas fui um tempo atado; Vergonhoso castigo de meus erros: Inda agora arrojando levo os ferros, Que a morte, a meu pesar, tem já quebrado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Em prisões baixas fui um tempo atado; Vergonhoso castigo de meus erros: Inda agora arrojando levo os ferros, Que a morte, a meu pesar, tem já quebrado. Sacrifiquei a vida a meu cuidado, Que Amor não quer cordeiros nem bezerros; Vi mágoas, vi misérias, vi desterros: Parece-me que estava assi ordenado. Contentei-me com pouco, conhecendo Que era o contentamento vergonhoso, Só por ver que coisa era viver ledo. Mas minha Estrela, que eu já agora entendo, A Morte cega, e o Caso duvidoso Me fizeram de gostos haver medo.

3 Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antígua canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

4 As glórias do Pai celeste e sua força divina teu nome, ó Cristo Rei, e teus feitos gloriosos começarei a cantar. Num arrojo gigante, empreenderei a celebrar em versos tuas magnas empresas. Pois há pouco tua força descerrou uma aurora por entre a escuridão das regiões brasileiras, que o úmido Sul encharca com furiosas rajadas.

5 Dos vícios já desligados nos pajés não crendo mais, nem suas danças rituais, nem seus mágicos cuidados

6 1. O que foi o renascimento? 2. Cite duas características do contexto histórico do classicismo. 3. Qual o principal proponente do classicismo e sua principal obra? 4. Quais os tipos de lírica camoniana? 5. Diferencie as duas líricas camonianas.

7 6. O que foi o humanismo renascentista? 7. Quem foi o herói da obra Os Lusíadas? 8. Quais são as partes da obra Os Lusíadas? 9. Fernando Sabino chega a conclusão de que Capitu traiu Bentinho? Explique. 10. Por que Bentinho deveria ir ao seminário?

8 11. Capitu se aproximou da mãe de Bentinho. Por quê? 12. Quem do seminário se tornou grande amigo de Bentinho? 13. Quem foi José Dias? 14. Qual o marco inicial do Quinhentismo? 15. Quais os dois tipos de escritos do Quinhentismo?

9 16. O Quinhentismo é uma escola literária? Por quê? 17. Quem são os dois principais representantes do Quinhentismo? 18. Quais as finalidades dos escritos da época do Quinhentismo? 19. Nos Lusíadas, Camões canta ao peito ilustre Lusitano. O que isso significa, por que eram ilustres? 20. Que escola literária estava se desenvolvendo na Europa no período do Quinhentismo no Brasil?


Carregar ppt "Em prisões baixas fui um tempo atado; Vergonhoso castigo de meus erros: Inda agora arrojando levo os ferros, Que a morte, a meu pesar, tem já quebrado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google