A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Festa do Rosário 2007 13 e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Festa do Rosário 2007 13 e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz."— Transcrição da apresentação:

1 Festa do Rosário e 14/10/07

2 Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz que aparentava ter por volta de 25 anos. Ao passar pela rua cumprimentei Seu Dola que convidou- me para que chegar à sua casa; daí pude ouvir um pouco do que os dois conversavam. O rapaz, morador do Bairro Estrela em Viçosa, explicava ao Seu Dola que gostaria de estar na banda durante a Festa, apesar de não possuir o casquete; ele explicava também que a razão de seu não comparecimento aos ensaios se deu por sua grande carga de trabalho nos últimos tempos. Seu Dola disse ao rapaz que ele já estava numa lista dos que não fazem parte do grupo por infreqüência, mas o motivo principal que faria com que ele não pudesse participar da banda durante a Festa é que ele não possuía o casquete. Seu Dola prometeu que tentaria conseguir um para ele, mas não deu muita atenção, o rapaz se despediu dizendo que iria até em casa tomar um banho e voltaria para os festejos.

3 Ao vir conversar comigo, Seu Dola disse que lamentou muito que eu não estivesse presente no domingo (dia 7) na novena, pois neste dia o irmão de João e Eliana, filha de Seu Dola, organizaram uma surpresa para os congadeiros em função da passagem do dia de N. S. do Rosário. Neste dia, durante a novena, houve a coroação da Santa e se abriu espaço para que Seu Dola fizesse uma embaixada. Seu Dola disse ter lamentado por não ter conseguido avisar-me a tempo para que eu pudesse estar presente para fotografar o evento.

4 Os eventos da Festa se iniciaram em frente a Casa de Seu Zeca pouco depois das dezenove horas com a reza de um Pai Nosso puxado por Rogério, Rei do Meio. Havia na banda a presença de um cavaquinho, o que não é comum durante os ensaios. As primeiras músicas entoadas, como já observado em outros momentos da Festa e nos ensaios, tinham dizeres relativos à tomada do espaço da rua: Dá licença, dá licença...; Virgem do Rosário, essa banda é sua. Oh me dá licença pra eu sair na rua....

5 Da casa de Seu Zeca saímos rumo a Avenida Silva Araújo. Quando chegamos à Avenida, caminhamos sentido Cachoeirinha. Nesse momento era cantado: Hoje é dia, hoje é dia, hoje é dia do Rosário de Maria. Fizemos um deslocamento até a casa da Princesa que repassou a Coroa no dia seguinte. Nesta casa se apanhou a bandeira que foi colocada no mastro levantado em frente a Igreja. Ao se realizar tal ação foi cantado: Eu vou levar, eu vou levar, a bandeira do mastro eu vou levar. Em seguida retornamos para a Rua São Lourenço, onde foi feita uma parada por alguns instantes em frente a Casa de Seu Dola. Aí se cantava: Eu vou, eu vou, é debaixo da capa que eu vou.

6 Da Rua São Lourenço fomos para a Rua José Soares da Rocha. Nesta rua se fez uma parada breve em frente a casa de Manoel Fonseca, como se faz todos os anos, não consegui ninguém que pudesse me explicar o sentido desta parada. Aí se cantou: Porta bandeira que dança é essa? É virgem do Rosário para cumprir promessa.


Carregar ppt "Festa do Rosário 2007 13 e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google