A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe."— Transcrição da apresentação:

1 Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe Novo” e o “Rei Novo”. Os novos “empossados” ainda não estavam com vestimentas do Reinado; só na Igreja receberiam a coroa e a capa.

2

3

4 Conversei com um pastor da Assembléia de Deus, Igreja vizinha a casa de Seu Zeca. Questionei sobre a relação da Festa, que é da Igreja Católica, com sua religião. O pastor disse não haver o mínimo atrito e que a expressão religiosa é um direito assegurado pela Constituição. Disse ser a Festa mais uma forma de buscar Deus, embora sua Igreja não seja favorável à utilização de imagens e a adoração de santos, além da bíblia condenar tais práticas.

5 Após visitar a maior parte dos espaços do bairro, a Festa chegou a Igreja. A missa iniciou-se por volta das dezesete horas.

6 O momento da chegada do grupo a Igreja foi, a meu ver, o de maior emoção da Festa. Foi de fato uma cena fantástica. Em poucos segundos todo o ambiente sagrado da Igreja Católica, tal qual ela quer fazer uma imagem, foi tomado pelo som outrora “profano” do batuque dos negros. Todo o cenário de austeridade foi ocupado pela alegria contagiante do grupo que ganhava a nave do templo.

7

8

9 Os ritos da Missa Congo são praticamente os mesmos das missas comuns da Igreja Católica. Todo o ritual da missa comum é celebrado, mas acrescido de devoção especial à Nossa Senhora do Rosário. Sempre que possível, como no ofertório ou nas preces, é incluído o nome da Senhora do Rosário. Para celebração desta missa foi especialmente convidado um padre negro, “filho” da comunidade.

10

11 Na missa, as tarefas são desempenhadas pelos participantes da Festa
Na missa, as tarefas são desempenhadas pelos participantes da Festa. As leituras e preces são realizadas pelos participantes da banda ou pelo reinado.

12 Durante a missa o Reinado ocupa o altar da Igreja.

13 No fim da missa inicia-se uma parte dedicada somente ao Congado
No fim da missa inicia-se uma parte dedicada somente ao Congado. Até então a participação do grupo de Congo era feita através de cantorias para enfeitar a missa e fazer referências à N. S. do Rosário. A partir da troca de coroas a missa meio que passa para o domínio do Congado. A troca de coroas substitui o reinado velho pelo novo, ritualmente transferindo as coroas de rei, rainha, príncipe e princesa.

14 Troca da coroa de Rei.

15 Troca da coroa de Rainha.

16 Novos Rei e Rainha.

17 Troca da coroa de Príncipe.

18 Troca da coroa de Princesa.

19 Novo Reinado.

20 Após a troca de coroas Seu Dola proferiu alguns dizeres que foram respondidos pelos componentes do grupo, como havia sido estabelecido no ensaio. A missa foi encerrada e os presentes na missa dirigiram-se para a casa o príncipe velho que ofereceu lanche a todos.


Carregar ppt "Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google