A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Visita 12/09/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Visita 12/09/2006."— Transcrição da apresentação:

1 1ª Visita 12/09/2006

2 A primeira visita ocorreu no intuito de conhecer o Distrito de São José do Triunfo e a Festa de Nossa Senhora do Rosário existente naquele lugar. Com poucas noções de como obter informações sobre a Festa, fui até a casa de Seu Zeca e Seu Dola, a quem Cacilda (moradora do bairro) havia me indicado como os maiores conhecedores da Festa e do Congado. Como a hora em que cheguei era o horário em que Seu Zeca e Seu Dola trabalhavam na roça, pedi informações sobre outras pessoas que participavam do Congado, me indicaram a casa de D’Lourdes, rainha da Festa deste ano. Ao pedir informações à D’Lourdes sobre a Festa, esta disse não poder me ajudar muito, pois não conhecia detalhadamente a estrutura da Festa, segundo ela “ os homens é que são mais envolvidos”, então levou-me até a casa de Juquita, vizinho que segundo ela poderia explicar-me melhor o funcionamento do Congado e da Festa.

3 Juquita, que mostrou grande empolgação em me receber, explicou-me que
“o Congado formou-se no tempo dos escravos. Nossa Senhora do Rosário apareceu numa gruta e os brancos foram buscá-la para que ela ficasse junto deles, mas ela não ficou; os negros pobres foram então buscá-la na gruta e ela com eles ficou. Mas isto aconteceu no princípio do mundo”. Juquita disse que o Congado atualmente existe por toda a região: em Cachoeirinha, São Miguel, Paula Cândido, sendo, porém, “o do Fundão mais organizado, o povo gosta mais do daqui.” Juquita recebeu-me deitado num sofá por ter sofrido em data recente uma operação no joelho em função das danças do Congado, ele que hoje tem cinquenta e quatro anos de idade dança desde os doze.

4 Ao retornar à casa de Seu Zeca também tive ótima receptividade
e abertura para explicações sobre o Congado e a Festa do Rosário. Seu Dola é Rei Congo, tem setenta e um anos, há trinta e um mora no Fundão e há cinquenta e cinco participa do Congado. Seu Zeca é Capitão da Banda, nasceu em 1937 e há cinquenta e três anos está no Congo. Seu Dola e Seu Zeca são irmãos e são apontados pelos moradores do bairro como os maiores conhecedores do Congado. Ao falar do Congado, contam eles que esta dança religiosa iniciou-se na África com Chico Rei. “A raiz nós não sabemos muito direito onde começou, nós vei panhando conhecimento. A primeira vez que a Festa ocorreu no Fundão foi em 1937, organizada pelos nossos avós, apesar da festa já acontecer na região antes disso, tinha festa antes em Viçosa. Quando viemos para cá já tinha a Igreja no mesmo lugar, mas a construção era diferente, a igreja era menor, depois é que ampliaram.”

5 “Até pouco tempo a iluminação das ruas para a Festa era feita pelo candeeiro, era um cano de bambu com fogo na ponta sustentado por querosene. Hoje em dia o povo dá muito mais valor, hoje o povo tem mais conhecimento do Congado. Isso aconteceu depois do Cônego ter aprendido em Ouro Preto sobre o Congado, quando o Cônego falou pro povo do Congado o movimento passou a ter muito mais valor, o povo ganhou amor pelo nosso movimento. Agora tem a Carla (professora do curso de Dança da UFV idealizadora do documentário ‘Gengibre’, sobre a Festa do Rosário no Fundão) que tá crescendo nosso movimento.”

6 No centro da foto, Seu Zeca.

7 Com a vestimenta de Rei Congo, Seu Dola.

8 Era constante também nas falas de Seu Zeca e Seu Dola a defesa das singularidades da Festa do Rosário no Fundão: “É o Congado diferente em cada lugar; ritmos, vestimentas... A diferença que tem de um pra outro é a dança (jogo de pé), instrumentos ( tambores, caixas), batida, cantoria, fardas. Nosso Congado é religião, se só tem festa nós não estamos. Nosso Congado é uma irmandade e não uma associação. Associação, como a capoeira, tem patrocínio, nós não.” Embora Seu Zeca e Seu Dola em suas falas façam questão de ressaltar que são eles os maiores conhecedores do Congado, eles apontam outros participantes mais antigos da Festa também como conhecedores da trajetória do Congado no distrito de São José do Triunfo: Dona Maria José (Rainha Congo), Joãozinho (João Décimo), Juquita, e Rogério, de quarenta anos, mais jovem dentre os apontados, guardam, segundo Seu Zeca e Seu Dola, a memória do Congado no Fundão.

9 Dona Maria José, Rainha Congo.

10 João Décimo, com sessenta anos de idade, participa do Congado desde os sete. É o violeiro da banda

11 No centro da foto, Rogério, Rei do Meio na hierarquia da Festa.

12 Após me apresentarem o Congado, Seu Dola e Seu Zeca convidaram-me para participar de um ensaio da Festa que aconteceria no fim da semana.


Carregar ppt "1ª Visita 12/09/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google