A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque."— Transcrição da apresentação:

1 PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque de Serralves, constituído por uma base de dados com a localização de todos os exemplares de extracto arbóreo e de extracto arbustivo, respectiva classificação taxonómica, descrição e informação sobre o perímetro, diâmetro da copa e altura do exemplar. Todos os exemplares do extracto arbóreo e os exemplares notáveis do extracto arbustivo foram referenciados usando métodos topográficos clássicos com recurso a Estação Total. O levantamento foi suportado por uma rede de pontos de apoio referenciados com tecnologia GPS, implantados ao longo dos caminhos do Parque de Serralves. A base de dados do sistema é constituída pela classificação taxonómica dos exemplares obtida através da recolha de amostras e posterior identificação no Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. O Sistema de Informação é composto por uma interface que permite a consulta da informação caracterizadora dos indivíduos bem como a gestão de todas as intervenções efectuadas no parque em termos de Cirurgia de Árvores e Manutenção de Grandes Espaços. Constitui também um precioso auxiliar para os visitantes do Parque de Serralves, facilitando o acesso à informação e permitindo um melhor planeamento da visita. A UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro é uma associação sem fins lucrativos que, através do seu sector de SIG, desenvolve e implementa soluções SIG orientadas para as necessidades dos utilizadores. UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro Campus Universitário – Aveiro Tel * fax *

2 PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro Campus Universitário – Aveiro Tel * fax * O Sistema de Informação Geográfica tem por base o ArcView GIS 3.2 desenvolvido pela ESRI – Environmental Systems Research Institute. Utiliza as ferramentas de navegação sobre os dados geográficos, Pan, Zoom In, Zoom Out, disponibilizadas pelo software. Permite a criação de mapas personalizados segundo os critérios dos utilizadores. A consulta da descrição das espécies é feita com base em caixas de diálogo desenvolvidas de modo a facilitar a interacção com o sistema e com a base de dados pelos diversos utilizadores. A interface permite a visualização simultânea de texto e de imagens, facilitando também o acesso à informação de outros contextos como os diagnósticos e as intervenções associados aos exemplares. Além das ferramentas de interacção com os dados geográficos próprios do ArcView GIS 3.2, são disponibilizadas várias possibilidades de selecção dos exemplares arbóreos e arbustivos com base nas suas características ecológicas, morfológicas e taxonómicas. As tarefas de gestão de Cirurgia de Árvores e de Manutenção de Grandes Espaços são suportadas por um módulo dedicado a estas funções. Este disponibiliza várias ferramentas de associação de diagnósticos, intervenções em agenda e de registo fotográfico das operações efectuadas.


Carregar ppt "PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google