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Umberto Eco Viagem na irrealidade cotidiana
Tevê: a transparência perdida.
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Programação Assunto Protagonistas Produção
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Programação - Assunto Informação:
- Informa sobre fatos que ocorreriam mesmo sem a presença da TV; - Espera-se que diga a verdade (reconhece-se como verdade o enunciado que corresponde a um acontecimento efetivo); - Espera-se que a informação seja apresentada separadamente do comentário: INFORMAÇÃO ǂ OPINIÃO
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Ficção Aceita-se a irrealidade;
- São os programas de espetáculos/ filmes/ dramas/ comédias/ operas líricas; - Aceita-se que as verdade sejam dramatizadas e veiculadas através de fantasia para afirmar princípios religiosos, políticos e morais; - Tem relevância cultural.
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Protagonistas Quem fala olhando para a câmera:
- O locutor de notícias; - O cômico/ o apresentador de shows; - São pessoas que fazem seu discurso justamente porque a câmera está ali. Quem fala sem olhar para a câmera: - É aquele que representa um outro; o ator que representa um personagem; - É a pessoa que dá a impressão que seu discurso existiria mesmo que a TV não estivesse ali.
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Produção Recursos de linguagem; Construção do ambiente televisivo;
Como as coisas são ditas.
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Paleotelevisão X Neotelevisão
• Preocupações Verdade do enunciado Verdade da enunciação
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Programação Reduzida e Constante Informação Variada e segmentada para atingir seus públicos; Montada e recortada pelo receptor que faz a sua própria programação por meio do controle remoto; Preocupa-se em se fazer presente na vida de seu receptor por meio do controle do feed-back telefônico. Ficção
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Assunto - Fala do mundo exterior, sem compromisso com a verdade; - Feitos governamentais e amenidades, sem compromisso com a verdade. Fala de si mesma e de seu contato com seu público; - Fala cada vez menos do mundo exterior.
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Protagonista Poucos e sempre os mesmos; Variados e muitos;
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Produção -Reduzida (tanto em horas como em variedade) e constante -Descentralizada/ canais pagos
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Características da produção Canais abertos/ centralizada em grandes cidades Canais pagos/ descentralizada
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Recursos de produção: Telefone - Internet Não há preocupação com feed-back Há preocupação com seu público; tenta criar sensação de interatividade
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Recursos de produção: Girafa Ausência visual Presença visual A dissimulação do recurso era fundamental para que a TV desse uma sensação de realidade.
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Recursos de produção: Câmera Ausência visual Presença visual
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Paleotelevisão X Neotelevisão
Recursos de produção: Aplauso Deve parecer espontâneo Sabe-se não ser espontâneo, mas é verdadeiro como produção televisiva
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Conclusão A relação da verdade do enunciado com os fatos perde importância para a relação de verdade entre a enunciação e seu receptor. “… Conta sempre menos se a TV diz verdade, quanto, antes, o fato de que ela é verdadeira…” pp.191
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A televisão passa a falar de si própria privando o espectador do contato com o mundo exterior, voltando-o cada vez mais para si próprio. “A Paleotevê era uma janela para o mundo. A Neotevê é uma janela aberta sobre um mundo fechado” pp. 200 Eventos passam a ser programados em função da televisão; Hibridismo; Com a Neotevê a irrealidade está ao alcance de todos tornando o mundo exterior uma ficção remota.
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Never Tear Us Apart INSXS
Don't ask me What you know is true Don't have to tell you I love your precious heart I I was standing You were there Two worlds collided And they could never tear us apart We could live For a thousand years But if I hurt you I'd make wine from your tears I told you That we could fly 'Cause we all have wings But some of us don't know why I I was standing You were there Two worlds collided And they could never ever tear us apart
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