A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil )"— Transcrição da apresentação:

1 Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil ) Sinto-me honrado por esta oportunidade de explanar sobre a atividade da JICA.

2 JICA tem 100 escritórios no Mundo JICA Brasília e JICA Sao Paulo no Brasil
A JICA está presente em aproximadamente 100 países e vem desenvolvendo a atividade de cooperação técnica. Mais de oito mil e qutrocentos técnicos brasileiros já visitaram o Japão para treinamento técnico. E ainda, aproximadamente dois mil e trezentos técnicos japoneses já estiveram no Brasil como Peritos. O valor global da cooperação técnica destinada ao Brasil é de aproximadamente um bilhão de dólares americanos. Valor total da cooperação: 100 bilhões de ienes - Bolsistas brasileiros recebidos no Japão: técnicos - Peritos japoneses enviados ao Brasil: peritos - Valor total dos equipamentos doados: 14,9 bilhões de ienes - Membros de missões enviados ao Brasil: 3.500

3 20 Maiores Países Receptores de Cooperação Técnica da JICA no período entre 1990-1997
1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1 Indonesia 2 Thailand China 3 Philippines 4 5 Malaysia Brazil 6 Kenya 7 Paraguay Vietnam 8 Nepal Bolivia Mexico 9 Zambia Sri Lanka 10 Peru Tanzania 11 Egypt 12 Chile 13 Argentine Bangladesh Honduras Cambodia 14 Turkey 15 16 Mongolia 17 South Korea Syria 18 19 20 Como pode se verificar na planilha, nos últimos quinze anos o Brasil sempre se situou como um dos maiores parceiros, na quinta ou sexta posição, somente atrás dos países asiáticos.

4 20 Maiores Países Receptores de Cooperação Técnica da JICA no período entre 1997-2003
1998 1999 2000 2001 2002 2003 Soma total Indonesia 1 China Thailand Vietnam Philippines 2 3 4 Brazil Malaysia 5 Kenya Laos Cambodia 6 7 Mexico Paraguay 8 9 Tanzania Sri Lanka Myanmar Afghanistan 10 Bangladesh 11 Bolivia 12 Turkey Egypt 13 14 Mongolia Nepal 15 16 Syria Ghana Dominica R Peru 17 Argentine Pakistan 18 Chile Senegal Zambia 19 Iran 20 Desde a década de noventa até o ano de dois mil e três, o Brasil manteve a sexta posição em termos gerais. Com o recente fortalecimento da economia e da tecnologia alcançado pelo Brasil, podemos verificar que a atividade vem perdendo o seu ritmo.

5 A atividade de treinamento no Japão teve o seu pico na década de noventa, com tendência da declínio. No entanto, a atividade de Programa de Treinamento para Terceiros Países – TCTP, que visa à capacitação de técnicos da América Latina e África de Língua Portuguesa, numa ação conjunta entre o governo brasileiro e governo do Japão tem aumentado bastante. As Nações Unidas e a sociedade internacional esperam a transformação do Brasil num país prestador de cooperação técnica.

6 Áreas Prioritárias para o Brasil
Meio ambiente -Conservação e uso sustentável dos recursos naturais -Melhoramento do ambiente urbano Diminuição das diferenças para o desenvolvimento regional e social (combate à pobreza) Além deste, o fortalecimento da competitividade internacional. Com Base no acordado na reunião conjunta Brasil e Japão, realizada em dois mil e três, são três os grandes pilares para a atividade de cooperação técnica no Brasil. Primeiro, A cooperação ambiental visando à conservação ambiental e a melhoria do ambiente urbano. Segundao, a diminuição das diferenças sócio-econômicas, ou seja, combate à pobreza. E por último, o fortalecimento da competitividade internacional, visando à estabilidade interna, com base no crescimento econômico e assim contribuir para o crescimento dos países vizinhos e da África.

7 Meio Ambiente Conservação Florestal e Educação Ambiental na Amazônia Oriental (PA) Uso Sustentável de Recursos Florestais no Estado do Amapá (AP) Conservação de Ecossistemas do Cerrado (GO) Desenvolvimento de Técnicas de Revegetação em Áreas Degradadas na região Semi-árida do Nordeste do Brasil (RN) Seminário de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (SP) Melhoria do Ambiente Urbano da Região de Proteção aos Mananciais Hídricos de São Bernardo (SP) Estes são alguns projetos na área ambiental. A título de exemplo, apresentarei “Desenvolvimento de Técnicas de Revegetação em Áreas Degradadas na região Semi-árida do Nordeste do Brasil (RN)”.

8 As pesquisas levam em conta as metodologias para a produção de vegetação e ração para os animais de criação, voltados para a estação das secas. É esperado que as técnicas geradas pelo projeto, não seja de uso somente no estado do Rio Grande do Norte, mas difundido no nordeste brasileiro como um todo. Desenvolvimento de Técnicas de Revegetação em Áreas Degradadas na região Semi-árida do Nordeste do Brasil (RN)

9 Melhoria do Ambiente Urbano da Região de Proteção
aos Mananciais Hídricos de São Bernardo (SP) Exemplo de um projeto para a melhoria do ambiente urbano, podemos citar o projeto para a melhoria da qualidade da água na represa de Billings. Para este projeto, existe uma expectativa para o financiamento da JBIC, vistas a implementar as recomendações que serão feitas no relatório.

10 Diminuição das Diferenças para o Desenvolvimento Regional e Social (Combate à Pobreza)
Fortalecimento do Sistema de Transferência de Tecnologia para Pequenos Produtores Rurais do Estado de Tocantins (TO) Fortalecimento da saúde em nível regional executado no município de manicoré no alto rio Amazonas.(AM) Municípios Saudáveis no Nordeste Brasileiro (PE) Polícia Comunitária no Estado de São Paulo (SP) Educação em Saúde (SP) Estes são alguns projetos na a área Combate á Pobreza. Um perito da Polícia Nacional do Japão está em atividade no projeto. Com base na experiência japonesa, tenta-se fortalecer a ação do policiamento comunitário tendo como modelo oito bases policiais na cidade de São Paulo.

11 Polícia Comunitária no Estado de São Paulo (SP)
Para a melhorar a segurança é necessária a cooperação entre os policiais e a comunidade. Também é muito importante a ação para que as crianças e os jovens não percorram o caminho do crime.

12 O Fortalecimento da Competitividade Internacional
Promoção de Turismo no Mercosul Estudo sobre o Melhoramento da Tecnologia de Empacotamento e Embalagens para a Distribuição de Mercadorias no Mercosul Promoção do Comércio Internacional (MDIC) Plano de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE) Sobre o fortalecimento da competitividade internacional, temos os projetos “Promoção de Turismo no Mercosul”

13 Promoção de Turismo no Mercosul
O projeto Promoção de Turismo no Mercosul teve o seu início em Tem como objetivo aumentar o fluxo de turistas japoneses para os quatro países que compõe o Mercosul. Em maio do ano passado, por ocasião da visita oficial do Presidente Lula ao Japão, foi inaugurado o Escritório de Promoção de Turismo no Mercosul no Japão – JPMO. O chefe desse Escritório é um brasileiro que está representando os quatro países. Promoção de Turismo no Mercosul

14 Curso Internacional de Treinamento Saúde
Infecções Oportunistas no Paciente HIV/AIDS (UNICAMP/SP) Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ-CESTEH/RJ) Formação e Capacitação de Tutores em Saúde Pública (FIOCRUZ-ENSP/RJ) Desenvolvimento de Imunobiológicos para Saúde Pública (Instituto Butantan/SP) Doenças Tropicais (UFPE/PE) Técnicas de Tratamento de Esgotos Domésticos (SABESP/SP) Este é a lista de cursos do Programa de Treinamento para Terceiros Países – TCTP, realização conjunta entre as instituições do governo brasileiro com a JICA. Por exemplo, o curso “Técnicas de Tratamento de Esgotos Domésticos” tem como instituição brasileira a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

15 Curso Internacional de Treinamento Agricultura / Outros
Diagnóstico das Parasitoses dos Animais de Produção (UFBA-EMV/BA) Cultivo e Processamento da Mandioca/Produção de Frutas Tropicais (EMBRAPA/BA) Produção de Hortaliças (EMBRAPA Hortaliças) Gestão Integrada da Produtividade (IBQP-PR) Sistemas de Automação da Manufatura (SENAI-SP) Técnicas de Salvamento e Socorrismo (Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul) Na área da agricultura, Apresentarei um curso de extensão rural voltada para fruticultura e processamento de mandioca, realizado em conjunto com a EMBRAPA. A tecnologia agrícola do Brasil é bem aceita por vários países do mundo. No Brasil existem muitas tecnologias, nas mais variadas áreas, que muitos países estão desejosos de receberem a transferência destas tecnologias.

16 Oportunidades de Projetos CDM-MDL(1)
Setor de Energia - Aumento da Eficiência Energética - Energia Renovável (Álcool, Bagaço de Cana-de-acúcar, Bio-diesel, Energia Eólica, Energia Solar, etc.) - Combustíveis de Emissão Reduzida de Gases que provocam o Efeito Estufa Indústria - Melhoria Tecnológica nos Processos de Produção As áreas de interesse da JICA, quanto ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, são as aqui listadas. Quanto à energia renovável o Brasil já detém uma tecnologia bastante avançada e seria desejável que estas tecnologias sejam transferidas para outros países aproveitando-se o TCTP.

17 Oportunidades de Projetos CDM - MDL (2)
Agricultura - Alimentação Animal (bovina) / Biogás - Cultivo de Arroz Tratamento de Resíduos - Queima de Gás Metano de Aterros Sanitários - Tratamento de Resíduos Industriais e domèsticos Reflorestamento e Recuperação das Florestas em Áreas Degradadas Em termos de Tratamento de resíduos domésticos e industriais, no Japão tem-se difundido o sistema de queima de resíduos domésticos para geração de energia elétrica. Estamos na fase de preparativos para a implementação de um projeto relativo ao tratamento de lixo no estado de São Paulo. Quanto ao reflorestamento e recuperação de áreas degradadas estamos executando sete projetos, principalmente nas regiões norte e nordeste.

18 Através da concretização da parceria entre o Brasil e o Japão apoiaremos os países mais pobres que estão em desenvolvimento e que estão necessitando de novas técnicas. Fim. Obrigado


Carregar ppt "Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google