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Aquecimento GGJ 12 Global Game Jam 2012 Bruno C. de Paula.

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Apresentação em tema: "Aquecimento GGJ 12 Global Game Jam 2012 Bruno C. de Paula."— Transcrição da apresentação:

1 Aquecimento GGJ 12 Global Game Jam 2012 Bruno C. de Paula

2 AVISO Esta apresentação é um guia e é pesada! Use e abuse dela durante a esta semana! Vou passar rapidamente por seus principais pontos; Confio em você para ler este documento com calma. Tem muito da minha experiência e dos jammers daqui, mas podemos editá-la conforme vamos apresentando! 2 2/11/2013

3 O que estamos fazendo aqui??? Apresentar ferramentas úteis aos jammers, que podem facilitar o desenvolvimento dos jogos durante a jam e mesmo na sua divulgação posterior; Sugerir ferramentas, frameworks e engines de desenvolvimento que sejam ágeis e fáceis de trabalhar; Discutir sobre técnicas de desenvolvimento e de trabalho adequadas a uma game jam; 3 2/11/2013

4 O que estamos fazendo aqui??? Conhecer e jogar, games produzidos em jams anteriores; Conhecer também temas de jams anteriores; Aprender dicas práticas com os participantes do ano passado e retrasado e de outros eventos similares; Mostrar e sugerir alguns videos relacionados ao desenvolvimento de jogos em menos de 48 horas. 4 2/11/2013

5 O que estamos fazendo aqui??? Propor alguns desafios para você "esquentar os motores" para o evento do dia 28; Sorteio de brindes; Networking em geral, conhecendo os seus pares. 5 2/11/2013

6 Saia desta sala de vez em quando! Vá jogar, rapaz!!!! 6 2/11/2013

7 O que é uma game jam? Encontro de desenvolvedores para criação de jogos aproximadamente 40 horas; A palavra chave aqui é RESTRIÇÃO; 7 2/11/2013

8 Existem dezenas de eventos com propostas similares Global Game Jam Indie Game Jam Experimental Game Play Experimental Gameplay workshops Experimental Gameplay workshops Ludum Dare No More Sweden Indie DB Unity Contest July 2010 Itaú Game Jam no Gamecity 8 2/11/2013 Game Jam da empresa Jynx IGF IndyCade Rosetta Stone Gamejam Rosetta Stone Gamejam Health Games Challenge Health Games Challenge TIG Jam TIG Jam UK Game Jam Lituânia

9 Global Game Jam Evento anual colaborativo voltado ao desenvolvime nto de jogos em geral (digitais ou não) promovido pela IGDA;

10 Global Game Jam 40 horas para desenvolver um novo jogo dado um tema;

11 Acontece simultaneamente no mundo todo;

12 Nossa sede tem bastante destaque;

13 Mote do evento: ao invés de FALAR sobre jogos, vamos FAZER jogos ;

14 Objetivo do evento: gerar portfolio para todos os envolvidos.

15 Para que participar? É uma competição? Então, com quem você está competindo? É apenas com o objetivo de colaborar Então o que você vai fazer com estes jogos? Porque você está participando Ter um jogo real em seu portfolio Aprender (de maneira tangencial) Mostrar que sabe fazer. 15 2/11/2013

16 Cronograma aproximado da jam 27/1 - 17:00h - Keynote (palestra inicial) 27/1 - 17:30h - 18:30 - Formação de Grupos 28/1 - 11:00h - Prazo limite para criar o projeto do jogo 29/1 - 15:00h - Prazo limite para entrega dos jogos 29/1 - 16:00h - Apresentações dos jogos e votação 16 2/11/2013

17 Regras básicas Cada sede pode variar um pouco as suas regras; Plataforma e ferramentas livres; Licença muito pouco restritiva; Número de integrantes da equipe é livre Recomenda-se de 3 a 6 Não recomendamos 1 e 10 Você deve seguir o tema Opcionalmente, você pode implementar no máximo 4 "achievements" 17 2/11/2013

18 Tema Só sai no dia do evento; Ano passado o tema foi Extinction; Ano retrasado o tema foi Deception 18 2/11/2013

19 Conselhos para sobreviver Ferramentas Use a ferramenta que você conhece; Se for aprender algo novo, aprenda durante essa semana e não durante a jam; 19 2/11/2013

20 Conselhos para sobreviver Durma Dormir bem (mas não muito) durante o evento Durma e descanse o suficiente para se manter criativo; Cuidado! Ir para casa pode ser fatal! A vida real pode te pegar! Durma bem na sexta-feira. 20 2/11/2013

21 Conselhos para sobreviver Brainstorming Dedique um tempo determinado ao brainstorming 1h ~ 1h e 30h 30 min para idéias individuais; 30 min para discussão das ideias; 30 min para fechamento da ideia; 21 2/11/2013

22 Conselhos para sobreviver Jogue Use inspiração de jogos atuais e antigos bem sucedidos e com mecânica simples Levar emuladores Veja os top indy atuais Angry Birds Cute The Rope Minecraft Canabalt Mas veja coisas que pouca gente conhece também, como jogos do Cactus são ótimos para abrir a cabeça!Cactus Sinta o "clima do evento. 22 2/11/2013

23 Conselhos para sobreviver Teste do elevador Se você conseguir explicar o seu jogo em menos de 1 minuto (tempo de subida no elevador), qualquer um vai entender o conceito. 23 2/11/2013

24 Conselhos para sobreviver Diversos Seu jogo será jogado por apenas 10 minutos, às vezes menos; Se for dar um gás, dê no Sábado, não na sexta; Dedique 1/3 do tempo para o acabamento; Insistiremos muito no play test entre equipes este ano; Não dependa da modelagem, tenha plano B; Programe o menos possível, não escreva engines. Você pode fazer mashup entre 2 dinâmicas bem testadas. 24 2/11/2013

25 Conselhos para sobreviver Diversos Se você não tiver muita experiência, evite ao máximo os gêneros Adventure Baseado em conteúdo Precisa de um bom contador de histórias Precisa de mais de 15 minutos de jogo para ficar legal RPG Balanceamento difícil Baseado em conteúdo Carro Balanceamento difícil Depende de IA Tabuleiro Quando depender de IA 25 2/11/2013

26 Conselhos para sobreviver Gêneros Bons gêneros Arcade Usar mecânicas clássicas Puzzle Pode ser abstrato ou concreto Plataforma Gênero mais seguro Leve esquema para construir plataforma The incident Limbo Braid PT Winterboom O tempo de pulo é um fator determinante da diversão Physics based games Jogos que usam física 26 2/11/2013

27 O que você deve levar na jam? Máscara de olhos CABOS Tapa ouvidos Colchão de ar Cobertores Lanches leves Emuladores Muito papel grande Muitas canetas coloridas 27 2/11/2013 Checklists Uma boa câmera Caixinha de som Webcam Papel quadriculado Backups Fone de ouvido Microfone Tablet

28 Como divulgar seu trabalho? Ter uma camiseta Postar em um blog ou similar durante o desenvolvimento Colocar no programa final, link para este blog Postar no Twitter Capturar telas usando ferramenta de captura similar e gerar video O timelapse também pode ser de vocês Dê importância à apresentação final no Domingo Não deixe seu jogo morrer! 28 2/11/2013

29 Como treinar Aproveite este aquecimento, veja a sala ao lado! Estude os temas já utilizados em game jams anteriores Jogue os jogos de jams passadas Tentar criar um jogo a partir de um tema 29 2/11/2013

30 Canivete do jammer Ferramentas que você deve saber usar durante a jam! Mostrar ferramentas é um dos objetivos deste aquecimento! 30 2/11/2013

31 Ferramentas são essenciais! Apresentar algumas ferramentas essenciais ao jammer para dar suporte ao desenvolvimento durante uma Game Jam; As ferramentas apresentadas aqui muitas vezes possuem alternativas mais profissionais; Selecionei apenas as mais fáceis e rápidas de usar (e que conheço); Por favor, sugira mais recursos! Cada um tem suas ferramentas prediletas; Vamos colocar os links para as ferramentas no site.

32 Captura de Tela Úteis para registrar o processo de trabalho; Permitem que se enxergue a evolução de um código, de um modelo ou de você (Webcam); Importante para divulgar o seu trabalho e valorizar o processo de desenvolvimento do criador de jogos; 32 2/11/2013

33 Sugestões de ferramentas de captura de tela Chronolapse : Chronolapse Feita para uso em Game Jams; Permite anotações; Captura também a partir da câmera; Gera video a partir dos screens; Pode integrar comentários com áudio; Exemplo. Exemplo 33 2/11/2013

34 Sugestões de ferramentas de captura de tela Wink: gera arquivos muito grandes, formato Flash; Wink Simple Timelapse Tools: Simple Timelapse Tools Desenvolvida por Paulo Vinícius Radtke; Multiplataforma; Demonstração! 34 2/11/2013

35 Outras ferramentas para WebCam ManyCam: ManyCam Permite que a web cam seja compartilhada por mais de um programa; Facilita PIP e efeitos (Picture in Picture); Twitcam: Livestream via Twitter; Twitcam Ustream: Livestream oficial do evento; Ustream 35 2/11/2013

36 Ferramentas para som Audacity: Audacity Editor de áudio; sfxr: sfxr Gerador de efeitos sonoros para games; 36 2/11/2013

37 Ferramentas para edição de som JamStudio: site para criação de trilhas a partir de instrumentos; JamStudio Pxtone: Editor de música criado pelo autor do jogo Cave Story – veja o ótimo tutorial; Pxtoneveja o ótimo tutorial Musagi: mais um editor de música – tutorial para o completo iniciante em música; Musagitutorial para o completo iniciante em música 37 2/11/2013

38 Editores de imagem Paint.Net: software livre de edição de imagem; Paint.Net GIMP: mais um software livre de edição; GIMP Será que se comparam ao Photoshop? 38 2/11/2013

39 Pixel Art Ver tutorial de Pixel Art desenvolvido pelo Diego! GraphicsGale: programa para animação e edição. GraphicsGale 39 2/11/2013

40 Editores de mapa Mappy: Editor de mapas; Mappy DAME: Editor de mapas; DAME 40 2/11/2013

41 Galerias de imagens, sons, etc Cuidado com as licenças de uso! pdsounds e freesound: galerias livre de sons; pdsounds freesound Open Music Archive: musicas abertas; Open Music Archive OpenGameArt: 2d, 3d, sons destinados a jogos; OpenGameArt morgueFile, Flickr (busca avançada!): galerias de imagens; morgueFile 41 2/11/2013

42 Geradores de jogos para gêneros específicos Wintermute Engine: gerador jogos de Adventure; Wintermute Engine RPG Maker: gerador de RPG; RPG Maker 42 2/11/2013


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