A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
Professora: Alexsandra Ribeiro

2 Cap. 05 – Classificando os seres vivos
Por que classificar os seres vivos? Taxonomia – parte da biologia que se dedica a classificação dos seres vivos. Os seres vivos são agrupados de acordo com semelhanças em seus corpos e em seu funcionamento, no desenvolvimento do organismo, no modo de reprodução e até na semelhança entre seus genes. Dada a grande variedade de seres vivos os cientistas os organizaram para facilitar o seu estudo e para estabelecer a possível seqüência em que os seres vivos surgiram.

3 Cap. 05 – Classificando os seres vivos
Grupos Taxonômicos: Espécie – grupo de indivíduos semelhantes capazes de cruzarem e originarem filhos férteis. Gênero – conjunto de espécies. Família – conjunto de gêneros. Ordens – conjunto de famílias. Classe – conjunto de ordens. Filo – conjunto de classes. Reino – conjunto de filos.

4 REINO FILO ESPÉCIE GÊNERO FAMÍLIA ORDEM CLASSE

5 Cap. 05 – Classificando os seres vivos
Regras de nomenclatura: Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim; Os termos que indicam gênero devem ser escrito em maiúscula; sublinhado ou escrito em itálico. O nome da espécie é binomial e escrito em itálico ou sublinhado. Ex: Homo sapiens ESPÉCIE GÊNERO

6 Cap. 05 – Classificando os seres vivos
Reinos dos seres vivos: Reino Monera – seres procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. Ex: bactérias e cianobactérias (ou algas azuis). Reino Protista – seres eucariontes, unicelulares, autótrofos (no caso das algas protistas) ou heterótrofos (no caso dos protozoários, como a ameba). Reino Fungi – seres eucariontes, pluricelulares (em sua maioria), corpo formado por hifas e heterótrofos. Ex: fungos (bolores, cogumelos, leveduras, etc.). Reino Animalia – seres eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Ex: todos os animais (desde esponjas até os cordados). Reino Plantae – seres eucariontes, pluricelulares e autótrofos. Ex: todas as plantas e as algas pluricelulares.

7 Cap. 05 – Classificando os seres vivos

8 BONS ESTUDOS!!!


Carregar ppt "Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google