A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço de Psicologia e Orientação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço de Psicologia e Orientação"— Transcrição da apresentação:

1 Serviço de Psicologia e Orientação
VIAGEM AO TEU FUTURO Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2012/2013

2 ENSINO BÁSICO OBRIGATÓRIO
Cheguei ao 9º ano… E agora?.. O que vou fazer??? ENSINO BÁSICO OBRIGATÓRIO 1º Ciclo (4 anos) 2º Ciclo (2 anos) 3º Ciclo (3 anos)

3 Alternativas de Formação no Ensino Secundário
Pré-escola Ensino Básico 1º Ciclo 2ºCiclo 3ºCiclo Ensino Secundário 10º 11º 12º Cursos Científico-Humanísticos Cursos de Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Ensino Superior Licenciatura Mestrado Universidades Politécnicos

4 Alternativas de Formação no Ensino Secundário
CURSOS ARTÍSTICO- ESPECIALIZADOS CURSOS PROFISSIONAIS 10º 11º 12º CURSOS CIENTÍFICO- HUMANISTICOS 10º 11º 12º Preparam os jovens para a inserção no mercado de trabalho (diploma de qualificação profissional de nível III). Possibilitam o prosseguimento de estudos em cursos pós-secundários não superiores ou, ainda, no ensino superior. Preparam os jovens para o prosseguimento de estudos no ensino superior.

5 Alternativas de Formação no Ensino Secundário
10º 11º 12º CURSOS CIENTÍFICO- HUMANISTICOS CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS CURSOS PROFISSIONAIS 10º 11º 12º Ensino Superior Mundo do Trabalho

6 Alternativas de Formação no Ensino Secundário
10º 11º 12º CURSOS CIENTÍFICO- HUMANÍSTICOS CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS CURSOS PROFISSIONAIS 10º 11º 12º Exs.: Medicina Engenharias Economia Direito Gestão Arquitetura Psicologia Etc… Exs.: Música Produção Artística Dança Teatro Etc… Exs.: Técnico de Informática Técnico de Design Técnico de Gestão Desportiva Etc…

7 CURSOS CIENTÍFICO- HUMANÍSTICOS
Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades Artes Visuais Nota: Hoje em dia, todos estes cursos dão-te acesso a qualquer curso superior. No entanto, deves seguir aquele que melhor te preparará para as provas de acesso e para as exigências do curso que pretendes frequentar depois de concluíres o 12º ano.

8 Ciências e Tecnologias
Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades Artes Visuais

9 Curso de Ciências e Tecnologias
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Matemática A 3 Opções b) Física e Química A Biologia e Geologia Geometria descritiva A 3,5 Opções c) Biologia Física Química Geologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Economia C e) Filosofia A e) Geografia C e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9,5 a 10 Formação Cívica f) 0,5 Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 18 a 19,5 17,5 a 19 13,5 a 15 Curso de Ciências e Tecnologias

10 Ciências e Tecnologias
Este curso é o que melhor te prepara para as provas de ingresso para cursos superiores como: Medicina e outras ciências da saúde (como Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas e Veterinária, por exemplo), qualquer Engenharia e qualquer ciência exata ou natural (Química, Física, Biologia, Geologia, Matemática, Bioquímica, Ciências do Mar, etc.), além de Educação Física e Desporto, entre outros.

11 Ciências Socioeconómicas
Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades Artes Visuais

12 Ciências Socioeconómicas
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Matemática A 3 Opções b) Economia A Geografia A História B Opções c) Economia C Geografia C Sociologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Filosofia A e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9 Área Projecto f) Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 17 a 18 15 a 16 Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Matemática A 3 Opções b) Economia A Geografia A História B Opções c) Economia C Geografia C Sociologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Filosofia A e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9 Formação Cívica f) 0,5 Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 17,5 a 18,5 17 a 18 13 a 14 Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Matemática A 3 Opções b) Economia A Geografia A História B Opções c) Economia C Geografia C Sociologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Filosofia A e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9 Área Projecto f) Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 17 a 18 15 a 16 Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Matemática A 3 Opções b) Economia A Geografia A História B Opções c) Economia C Geografia C Sociologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Filosofia A e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9 Área Projecto f) Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 17 a 18 15 a 16 Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Matemática A 3 Opções b) Economia A Geografia A História B Opções c) Economia C Geografia C Sociologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Filosofia A e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9 Área Projecto f) Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 17 a 18 15 a 16 Ciências Socioeconómicas

13 Ciências Socioeconómicas
Este curso é o que melhor te prepara para as provas de ingresso para cursos superiores como: Gestão, Economia, Administração Pública, Finanças, Auditoria, Ciências Políticas, Geografia, Contabilidade, etc.

14 Artes Visuais Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas
Línguas e Humanidades

15 Componente de Formação
Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica Desenho A 3,5 Opções b) Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes 3 Opções c) Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Economia C e) Filosofia A e) Geografia C e) Grego e) Língua Estrangeira I, II ou III e)* Psicologia B e) 9,5 10 a 10,5 Formação Cívica f) 0,5 Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 18 a 19 17,5 a 18,5 14 a 15,5 Artes Visuais

16 Artes Visuais Este curso é o que melhor te prepara para as provas de ingresso para cursos superiores como: Pintura, Escultura, Desenho e quaisquer outras artes, Arquitetura, Arquitetura Paisagista, qualquer área do Design, Conservação e Restauro, etc.

17 Línguas e Humanidades Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas
Artes Visuais Línguas e Humanidades

18 Componente de Formação
Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) 10º 11º 12º Geral Português Língua Estrangeira I,II ou III a) Filosofia Educação Física 2 - Sub-total 8 4 Específica História A 3 Opções b) Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II ou III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais 3,5 Opções c) Filosofia A Geografia C Latim B Língua Estrangeira I, II ou III* Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia Opções d) Antropologia e) Aplicações Informáticas B e) Ciência Política e) Clássicos da Literatura e) Direito e) Economia C e) Grego e) 9 a 9,5 9 a 9,5 9 Formação Cívica f) 0,5 Educação Moral e Religiosa g) (1) Total 17,5 a 19 17 a 18,5 13 a 16 Línguas e Humanidades

19 Línguas e Humanidades Este curso é o que melhor te prepara para as provas de ingresso para cursos superiores como: Línguas e Literaturas, Tradução, Comunicação Social ou Jornalismo, Direito, Educação Básica, História, Filosofia, Relações Internacionais, etc.

20 Legenda: a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. c) e d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c). e) Oferta dependente do projeto educativo da escola. g) Disciplina de frequência facultativa. * O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10.º e 11.º anos.

21 EXEMPLOS DE CURSOS ARTÍSTICO-ESPECIALIZADOS
Comunicação Audiovisual Design de Comunicação Design de Produtos Design de Produção Artística Música Teatro Dança

22 Artísticos Especializados
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal a) 10º 11º 12º e) Geral Português Língua Estrangeira I, II ou III b) Filosofia Educação Física c) 4 ? - Científica Duas a quatro disciplinas d) Técnico - artística Duas a cinco disciplinas d) Disciplina de frequência facultativa Educação Moral e Religiosa 2 Artísticos Especializados

23 Legenda: a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos, assumindo a sua distribuição por anos de escolaridade um caráter indicativo. b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. c) Não existe na formação em Dança e Teatro. d) Integra uma disciplina bienal, a frequentar no 11º e 12º anos, escolhida entre um leque de opções a definir de acordo com a natureza do curso e do projeto educativo da escola, podendo integrar, consoante a sua natureza, a componente de formação científica ou técnico-artística. e) Pode integrar, consoante a área artística, formação em contexto de trabalho.

24 EXEMPLOS DE CURSOS PROFISSIONAIS
Técnico de Apoio à Infância Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Técnico de Receção Técnico de Design Técnico de Turismo Técnico de Eletrotecnia Técnico de Multimédia Técnico de Gestão e Programação Sistemas Informáticos Técnico de Fotografia Técnico de Análises Laboratoriais

25 Componentes de Formação
Disciplinas Total de Horas a) (ciclo de Formação ) Sociocultural Português Língua Estrangeira I, II ou III b) Área de Integração Tecnologias de Informação e Comunicação Educação Física 320 220 229 100 140 Científica Duas a três disciplinas c) 500 Técnica Três a quatro disciplinas d) 1180 Formação em contexto de trabalho e) 420 Cursos Profissionais

26 Legenda: a) Carga horária não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola. b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. c) Disciplinas científicas de base a fixar em função das qualificações profissionais a adquirir. d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada. e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

27 Links Úteis: Portal das Escolas https://www.portaldasescolas.pt
Direcção-Geral da Educação - Ensino Secundário: Cidade das Profissões Portal da Juventude Consulta ainda o site da tua escola e os sites das escolas que mais te interessem.

28 O Serviço de Psicologia e Orientação deseja-te UM EXCELENTE FUTURO!


Carregar ppt "Serviço de Psicologia e Orientação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google