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Estrutura Curricular do Ensino Secundário

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Apresentação em tema: "Estrutura Curricular do Ensino Secundário"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Curricular do Ensino Secundário
E.B.2,3 SÃO GONÇALO E.B. 2,3 SÃO GONÇALO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

2 Ensino Básico Obrigatório
Cheguei aqui! 9 1 2 3 4 5 6 7 8 1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo Ensino Básico Obrigatório E agora? Vou fazer o quê?

3    Continuo a estudar num Curso do Ensino Secundário
ou num Curso Profissional Procuro um emprego com o 9.º ano Não decido nada

4 Ensino Secundário Cursos Científico - Humanísticos Cursos Tecnológicos Cursos Profissionais Ensino Recorrente Nocturno Formação Profissional Outros

5 Quero prosseguir os meus estudos a nível superior.
CURSOS Científico - Humanísticos Quero prosseguir os meus estudos a nível superior. Tenciono começar a trabalhar no fim do 12.º ano. Sei que posso continuar a estudar num curso de especialização tecnológica ou ingressar no ensino superior. CURSOS TECNOLÓGICOS

6 Cursos Científico - Humanísticos Cursos Tecnológicos
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS LÍNGUAS E LITERATURAS ARTES VISUAIS 11 12 10 Cursos Científico - Humanísticos CONSTRUÇÃO CIVIL E EDIFICAÇÕES ELECTROTECNIA/ELECTRÓNICA INFORMÁTICA DESIGN DE EQUIPAMENTO MULTIMÉDIA ADMINISTRAÇÃO MARKETING ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE ACÇÃO SOCIAL 10. DESPORTO 11 12 10 Cursos Tecnológicos

7 Com um curso secundário completo,
Científico - Humanístico ou Tecnológico posso, se quiser, candidatar-me ao ensino superior. ENSINO SUPERIOR Com um curso Científico - Humanístico, recebo um diploma do ensino secundário. Com um Curso Tecnológico, recebo um diploma profissional, de nível 3 e, claro o diploma do ensino secundário .

8 Cursos Científico-Humanísticos
1. CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS 2. CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS 3. CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS 4. LÍNGUAS E LITERATURAS 5. ARTES VISUAIS

9 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
O Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias tem por objectivo: Dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilita observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea. Permitir desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilitar para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginadas.

10 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Com o Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias posso candidatar-me a cursos superiores nas áreas de... .MEDICINA .ENFERMAGEM .VETERINÁRIA .BIOLOGIA .PSICOLOGIA .FARMÁCIA .MATEMÁTICA . NUTRIÇÃO . ANÁLISES CLÍNICAS .FISIOTERAPIA . TERAPIA DA FALA .TERAPIA OCUPACIONAL .EDUCAÇÃO FÍSICA.ENGENHARIA CIVIL .ENGENHARIA MECÂNICA .ENGENHARIA AGRONÓMICA .ENGENHARIA FÍSICA .ENGENHARIA QUÍMICA .ENGENHARIA DO AMBIENTE .ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA .ENGENHARIA INFORMÁTICA . ENGENHARIA DO AMBIENTE .PROFESSOR(A) de...

11 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x90 minutos) /Ano
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) /Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - ESPECÍFICA Matemática A Opção c) Física e Química A Biologia e Geologia Opção d) Geometria Descritiva A Aplicações Informáticas B f) Economia A f) Opção e) Biologia Física Química Geologia Clássicos da Literatura f) Ciência Politica f) Psicologia B f) 3 Área de projecto g) Educação Moral e Religiosa h) (1) Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. O aluno escolhe uma ou duas disciplinas bienais estruturantes. No caso de o aluno ter optado por iniciar apenas uma disciplina bienal no 10ºano, escolherá uma disciplina, excluindo a iniciada no 10ºano. O aluno escolhe uma disciplina. No caso de ter iniciado uma disciplina bienal no 11ºano, é excluída das possibilidades de escolha a disciplina que se considere sequência da referida disciplina bienal. Oferta dependente do projecto curricular da escola. A Área de Projecto é assegurada por um professor. Disciplina de frequência facultativa. Esc. Sec Madeira Torres e Esc. Sec. Henriques Nogueira

12 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS
O Curso Científico-Humanístico de Ciências Socio-Económicas tem por objectivo: Dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo e dos principais problemas socioeconómicos. Permitir compreender conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da actividade económica das sociedades e aspectos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspectos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.

13 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS
Com o Curso Científico-Humanístico de Ciências Socio-Económicas posso candidatar-me a cursos superiores nas áreas de... . ECONOMIA . GESTÃO DE EMPRESAS . GESTÃO COMERCIAL E DE PRODUÇÃO . GESTÃO HOTELEIRA . CONTABILIDADE . FINANÇAS . PUBLICIDADE . MARKETING . MATEMÁTICA . GEOGRAFIA . PROFESSOR DE...ETC.

14 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x90 minutos) /Ano
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x90 minutos) /Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - ESPECÍFICA Matemática A Opção c) Economia A Geografia A Opção d) Geografia História B Aplicações Informáticas B f) Língua Estrangeira II ou III f) Opção e) Economia C Geografia C Sociologia Filosofia A Psicologia B f) Ciência Politica f) Direito f) 3 Área de projecto g) Educação Moral e Religiosa h) (1) Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. O aluno escolhe uma ou duas disciplinas bienais estruturantes. No caso de o aluno ter optado por iniciar apenas uma disciplina bienal no 10ºano, escolherá uma disciplina, excluindo a iniciada no 10ºano. O aluno escolhe uma disciplina. No caso de ter iniciado uma disciplina bienal no 11ºano, é excluída das possibilidades de escolha a disciplina que se considere sequência da referida disciplina bienal. Oferta dependente do projecto curricular da escola. A Área de Projecto é assegurada por um professor. Disciplina de frequência facultativa Esc. Sec Madeira Torres e Esc. Sec. Henriques Nogueira

15 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
O Curso Científico - Humanístico de Ciências Sociais e Humanas tem por objectivo: Dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo actual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve. Permitir aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; desenvolver a percepção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da comunidade.

16 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Com o Curso Científico - Humanístico de Ciências Sociais e Humanas posso candidatar-me a cursos superiores nas áreas de... . HISTÓRIA . GEOGRAFIA . DIREITO . SOCIOLOGIA . CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO . CIÊNCIA POLÍTICA . SERVIÇO SOCIAL . PSICOLOGIA . POLÍTICA SOCIAL. FILOSOFIA . TURISMO . PROFESSOR DE....ETC.

17 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x 90 minutos) /Ano
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) /Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - ESPECÍFICA História A Opção c) Matemática Aplicada às Ciências Sociais Geografia A Opção d) Economia A Língua Estrangeira II ou III f) Aplicações Informáticas B f) Opção e) Geografia C Sociologia Filosofia A Psicologia B Ciência Politica f) Clássicos da Literatura f) Direito f) 3 Área de projecto g) Educação Moral e Religiosa h) (1) Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. O aluno escolhe uma ou duas disciplinas bienais estruturantes No caso de o aluno ter optado por iniciar apenas uma disciplina bienal no 10ºano, escolherá uma disciplina, excluindo a iniciada no 10ºano. O aluno escolhe uma disciplina. No caso de ter iniciado uma disciplina bienal no 11ºano, é excluída das possibilidades de escolha a disciplina que se considere sequência da referida disciplina bienal. Oferta dependente do projecto curricular da escola. A Área de Projecto é assegurada por um professor. Disciplina de frequência facultativa Esc. Sec Madeira Torres e Esc. Sec. Henriques Nogueira

18 O Curso Geral de Línguas e Literaturas tem por objectivo:
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E LITERATURAS O Curso Geral de Línguas e Literaturas tem por objectivo: Dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, bem como da capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras. Permitir consolidar hábitos de leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a reconhecer calores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais, a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor e a relacionar aspectos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.

19 CURSO GERAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS
Com o Curso Geral de Línguas e Literaturas posso candidatar-me a cursos superiores nas áreas de... . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS, ESTUDOS PORTUGUESES . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS, PORTUGUÊS E INGLÊS . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS, FRANCÊS E INGLÊS . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS, INGLÊS E ALEMÃO . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS, PORTUGUÊS E INGLÊS . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS,PORTUGUÊS E ESPANHOL . LÍNGUAS E LITERATURAS MODERNAS, FRANCÊS E ITALIANO . TURISMO . TRADUTOR . PROFESSOR DE...ETC.

20 Componentes de Formação Carga Horária Semana ( x 90 minutos)l/Ano
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E LITERATURAS Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semana ( x 90 minutos)l/Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - ESPECÍFICA Língua Estrangeira II ou III a) Opção c) Literatura Portuguesa Latim A Opção d) História da Cultura e das Artes Aplicações Informáticas B f) Língua Estrangeira II ou III f) Opção e) Literaturas de Língua Portuguesa Latim B Filosofia A Língua Estrangeira I ou II g) Ciência Politica f) Grego f) Psicologia B f) 3 Área de projecto (c) Educação Moral e Religiosa (d) (1) Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. O aluno escolhe uma ou duas disciplinas bienais estruturantes. No caso de o aluno ter optado por iniciar apenas uma disciplina bienal no 10ºano, escolherá uma disciplina, excluindo a iniciada no 10ºano. O aluno escolhe uma disciplina. No caso de ter iniciado uma disciplina bienal no 11ºano, é excluída das possibilidades de escolha a disciplina que se considere sequência da referida disciplina bienal. Oferta dependente do projecto curricular da escola. A Área de Projecto é assegurada por um professor. Disciplina de frequência facultativa Esc. Sec Madeira Torres

21 O Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais tem por objectivo:
Dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise das obras de arte. Permitir ao aluno desenvolver a percepção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorecer ainda a capacidade manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correcto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da actividade criativa.

22 CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS
Com o Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais posso candidatar-me a cursos superiores nas áreas de... . ARQUITECTURA . PINTURA . ESCULTURA . ARTES PLÁSTICAS . ARTES DA IMAGEM . DESIGN DA COMUNICAÇÃO . DESIGN DE EQUIPAMENTO . DESIGN GRÁFICO E DE PUBLICIDADE . DESIGN DA MODA E TÊXTIL . DESIGN INDUSTRIAL . CERÂMICA . PROFESSOR DE EDUCAÇÃO VISUAL…ETC

23 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x 90 minutos) /Ano
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) /Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - ESPECÍFICA Desenho A Opção c) Geometria Descritiva A Matemática B Opção d) História da Cultura e das Artes Aplicações Informáticas B f) Físico - Química A f) Opção e) Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias Filosofia A Psicologia B f) Ciência Politica f) Clássicos da Literatura f) 3 Área de projecto c) Educação Moral e Religiosa d) (1) Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. O aluno escolhe uma ou duas disciplinas bienais estruturantes. No caso de o aluno ter optado por iniciar apenas uma disciplina bienal no 10ºano, escolherá uma disciplina, excluindo a iniciada no 10ºano. O aluno escolhe uma disciplina. No caso de ter iniciado uma disciplina bienal no 11ºano, é excluída das possibilidades de escolha a disciplina que se considere sequência da referida disciplina bienal. Oferta dependente do projecto curricular da escola. A Área de Projecto é assegurada por um professor. Disciplina de frequência facultativa. Esc. Sec. Henriques Nogueira

24 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
Avaliação CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS . Exame Nacional de Português – 12º ano . Exame Nacional da Disciplina Trienal – 12º ano . Exame Nacional das Disciplinas Bienais – 11º ou 12º ano (conforme o percurso escolhido)

25 Cursos Tecnológicos CONSTRUÇÃO CIVIL E EDIFICAÇÕES ELECTROTECNIA/ELECTRÓNICA INFORMÁTICA ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE DESIGN DE EQUIPAMENTO MULTIMÉDIA MARKETING ADMINISTRAÇÃO ACÇÃO SOCIAL DESPORTO

26 CURSO TECNOLÓGICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E EDIFICAÇÕES; CURSO TECNOLÓGICO DE ELECTRÓTECNIA E ELECTRÓNICA; CURSO TECNOLÓGICO DE INFORMÁTICA Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - CIENTÍFICA Matemática B Físico - Química B CONSTRUÇÃO CIVIL E EDIFICAÇÕES Esc. Sec. Madeira Torres 10º 11º 12º Tecnologias de Construção Desenho de Construção Práticas de Construção 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Computação Gráfica e Orçamentação Planeamento e Condução de Obra Prevenção e Segurança na Construção 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) ELECTROTECNIA/ELECTRÓNICA Esc. Sec. Henriques Nogueira 10º 11º 12º Sistemas Analógicos e Digitais Práticas Laboratoriais de Electrotecnia / Electrónica Aplicações Tecnológicas de Electrotecnia / Electrónica 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Praticas de Instalações Eléctricas Práticas de Electrónica Telecomunicações 120 27 (147) 160 g) Educação Moral religiosa h) (1) INFORMÁTICA Esc. Sec. Madeira Torres 10º 11º 12º Tecnologias Informáticas Bases de Programação Aplicações Informáticas A 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Técnicas de Gestão de Base de Dados Planeamento, Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) Tecnológica Tecnológica Tecnológica Área Tecnológica Integrada c) Área Tecnológica Integrada c) Área Tecnológica Integrada c) a) O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. c) A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação. d) O aluno frequenta a disciplina correspondente à especificação em que se inscreveu. e) A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da Especificação e Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas. f) A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministério da Educação. g) Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor orientador e alunos – formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação. h) Disciplina de frequência facultativa.

27 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano
CURSO TECNOLÓGICO DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação. O aluno frequenta a disciplina correspondente à especificação em que se inscreveu. A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da Especificação e Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas. A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministério da Educação. Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor orientador e alunos – formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação. Disciplina de frequência facultativa. Externato Penafirme Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - CIENTÍFICA Geografia B Ecologia Matemática Aplicada às Ciências Sociais Sistemas de Informação Aplicada Técnicas de Ordenamento do Território 4 Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Sistemas de Informação Geográfica Espaços Naturais e Educação Ambiental 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) TECNOLÓGICA Área Tecnológica Integrada c)

28 CURSO TECNOLÓGICO DE DESIGN DE EQUIPAMENTO; CURSO TECNOLÓGICO DE MULTIMÉDIA
Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - CIENTÍFICA História das Artes Geometria Descritiva B DESIGN DE EQUIPAMENTO Esc Sec Henriques Nogueira 10º 11º 12º Desenho B Tecnologias do Equipamento Oficina do Design de Equipamento 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Oficina de Design de Mobiliário Oficina de Design Cerâmico 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) MULTIMÉDIA 10º 11º 12º Desenho B Tecnologias do Multimédia Oficina de Multimédia A 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Oficina de Animação e Multimédia Oficina de Design Multimédia 120 27 (147) 160 g) Educação Moral religiosa h) (1) Tecnológica Área Tecnológica Integrada c) Área Tecnológica Integrada c) Tecnológica Notas a) O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. c) A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação. d) O aluno frequenta a disciplina correspondente à especificação em que se inscreveu. e) A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da Especificação e Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas. f) A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministério da Educação. g) Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor orientador e alunos – formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação. h) Disciplina de frequência facultativa.

29 CURSO TECNOLÓGICO DE ADMINISTRAÇÃO; CURSO TECNOLÓGICO DE MARKETING
Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - CIENTÍFICA Matemática B Economia B ADMINISTRAÇÂO Esc. Sec. Henriques Nogueira 10º 11º 12º Organização e Gestão Empresarial Contabilidade Técnicas Administrativas 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Práticas de Contabilidade e Gestão Práticas de Secretariado 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) MARKETING Esc. Sec. Henriques Nogueira 10º 11º 12º Introdução ao Marketing Comércio e Distribuição Técnicas Comerciais 2 4 - Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Técnicas de Marketing Técnicas de Vendas 120 27 (147) 160 g) Educação Moral religiosa h) (1) Tecnológica Área Tecnológica Integrada c) Área Tecnológica Integrada c) Tecnológica Notas a) O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. c) A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação. d) O aluno frequenta a disciplina correspondente à especificação em que se inscreveu. e) A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da Especificação e Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas. f) A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministério da Educação. g) Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor orientador e alunos – formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação. h) Disciplina de frequência facultativa.

30 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano
CURSO TECNOLÓGICO DE ACÇÃO SOCIAL Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação. O aluno frequenta a disciplina correspondente à especificação em que se inscreveu. A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da Especificação e Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas. A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministério da Educação. Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor orientador e alunos – formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação. Disciplina de frequência facultativa. Esc. Sec. Madeira Torres Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - CIENTÍFICA Psicologia A História C Saúde e Socorrismo Técnicas de Expressão e Comunicação Práticas de Acção Social 4 Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Práticas de animação Sociocultural Práticas de Apoio Social 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) TECNOLÓGICA Área Tecnológica Integrada c)

31 Componentes de Formação Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano
CURSO TECNOLÓGICO DE DESPORTO Notas O aluno deve dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá cumulativamente dar continuidade à língua estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até 1 unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para leccionação da disciplina com a carga horária definida. A Área Tecnológica Integrada é assegurada pelo docente que lecciona a disciplina de Especificação. O aluno frequenta a disciplina correspondente à especificação em que se inscreveu. A gestão da carga horária anual (147 x 90 minutos) da Especificação e Projecto Tecnológico será da responsabilidade da escola, salvaguardando que a carga horária anual da disciplina de Especificação seja de 120 unidades lectivas e a do Projecto Tecnológico de 27 unidades lectivas. A organização do Estágio será objecto de regulamentação própria, aprovada pelo Ministério da Educação. Incluindo um total de 24 horas de gestão flexível da responsabilidade do professor orientador e alunos – formandos. Esse total deverá ser utilizado para a elaboração do Plano de Estágio e para as diversas reuniões de orientação e avaliação. Disciplina de frequência facultativa. Esc. Sec. Madeira Torres Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) / Ano 10º 11º 12º GERAL Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física Tecnologias da Informação e Comunicação 2 2 b) - CIENTÍFICA Matemática B Biologia Humana Psicologia A Organização e Desenvolvimento Desportivo Práticas Desportivas e Recreativas 4 Disciplina de Especificação d), e) Projecto Tecnológico e) Estágio f) Práticas de Dinamização Desportiva Práticas de Organização Desportiva 120 27 (147) 160 g) Educação Moral e Religiosa h) (1) TECNOLÓGICA Área Tecnológica Integrada c)

32 CURSOS TECNOLÓGICOS Avaliação
Apenas realizarão exames, os alunos que pretendam ingressar no ensino superior: . Exame Nacional da Disciplina ou das Disciplinas Específicas de cada curso . Prova de Aptidão Tecnológica (PAT) – 12º ano

33 Cursos Profissionais Destinam-se, principalmente, a jovens que, tendo concluído o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente, pretendam obter uma qualificação profissional que lhes permite o ingresso no mercado de trabalho. Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos, proporcionam o desenvolvimento de competências específicas para o exercício de uma profissão, que possibilitam o ingresso no mercado de trabalho, a par de uma habilitação académica que permite a candidatura ao ensino superior, Os cursos profissionais conferem um diploma do ensino secundário regular, um nível de qualificação, bem como o direito a certificação profissional de nível 3.

34 Cursos Profissionais Escola de Serviços e Comercio do Oeste – ESCO
. Técnico de Gestão . Técnico de Informática de Gestão . Técnico de Turismo/Profissionais de Informação Turística . Técnico de Hotelaria/Restauração - Organização e Controlo . Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente Escola Agrícola de Runa . Técnico de Gestão Agrícola . Técnico de Produção Animal . Técnico de Turismo Rural SEMINFOR – Escola Profissional de Penafirme . Técnico de Turismo/profissionais de Informação e Animação Turística . Técnico de Cozinha . Técnico de Hotelaria/Recepção e Atendimento . Técnico de Hotelaria/Restauração, Organização e Controlo

35 Cursos Profissionais 4. CENFIM www.cenfim.pt
. Técnico de Electricidade de Manutenção . Técnico de Desenho de Construções Mecânicas . Técnico de Planeamento Industrial . Técnico de Maquinação e Programação . Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Instituto Emprego e Formação Profissional . Técnico de Apoio à Gestão – Torres Vedras Recepcionista de Turismo – Torres Vedras Técnico Medidor Orçamentista - Mafra

36 CURSOS PROFISSIONAIS Avaliação
Apenas realizarão exames, os alunos que pretendam ingressar no ensino superior: . Exame Nacional em Duas Disciplinas da Componente de Formação Científica – 12º ano . Prova de Aptidão Profissional (PAP) – 12º ano


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