A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário"— Transcrição da apresentação:

1 Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
Sociedade Portuguesa de Física Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário Faculdade Ciências da Universidade Porto 11 Jan. 2003

2 Pontos de convergência Aspectos mais referidos/dúvidas
Pareceres recebidos Pontos de convergência Aspectos mais referidos/dúvidas We would like to present you: - the main ideas about the educational system in Portugal at the present moment and The reform that is planned to take place at the Secondary school. And to discuss some issues concerning the Physics teaching, namely: competencies in Physics, relevant to students Assessment teacher training Sugestões de alteração para discussão

3 Pareceres recebidos Muitas preocupações!
Foram-nos enviados pareceres por cerca de 75 Escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o pais. Muitos professores/sócios da SPF enviaram a sua opinião. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination. Muitas preocupações!

4 Aspectos negativos mais referidos
Alunos Opção do curso a seguir no 9º ano - demasiado cedo para decidir! External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

5 Aspectos negativos mais referidos
Matriz curricular do Curso Geral de Ciências Disciplinas de FQ e BG opcionais Impossibilidade de seleccionar no 12º ano simultaneamente Física e Química, ou Química e Biologia. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

6 Aspectos referidos/dúvidas
Matriz curricular do Curso Geral de Ciências Poderão existir no mesmo horário alunos de 10º e 11º ano em FQ – entidade turma?! Possibilidade de um aluno frequentar no 12º ano FQ e Física B ou Química, quais os programas? Sem FQ o aluno pode inscrever-se em Física B? External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

7 Aspectos negativos mais referidos
Matriz curricular do Curso Geral de Ciências No 3º ciclo pretende-se interdisciplinaridade entre as CN e a FQ no Secundário uma da disciplina “limita” os conteúdos a leccionar da outra. Numa situação limite - Um aluno pode freqüentar um curso de Ciências tendo apenas Matemática como única disciplina das Ciências exactas?! External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

8 Aspectos negativos mais referidos
Cursos Tecnológicos Desaparecimento dos cursos tecnológico de mecânica, química (controlo de qualidade) e turismo - áreas do presente e do futuro. Curso tecnológico de química é importante: domínio ambiental e da formação de técnicos de laboratórios industriais e escolares. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

9 Aspectos negativos mais referidos
Cursos Tecnológicos Curso tecnológico de ordenamento do território e ambiente sem química! Cursos tecnológicos de electrónca, construção civil e informática sem Física (ajustada) no 12º ano. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

10 Preocupações Ingresso Ensino Superior
Indefinição da ligação entre os curricula do Ensino Secundário e as condições de acesso ao Ensino Superior. Transferem-se para o Ensino superior competências e objectivos até aqui inerentes ao ensino secundário. As Instituições de Ensino Superior vão começar a dar formação de base (uma espécie de pré-universitário) porque o Ensino Secundário limitou os alunos? External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

11 Preocupações Avaliação
Exames - Os alunos podem realizar um exame de uma disciplina bienal da componente geral ou especifica (11º ou 12º)! Podem não realizar exame a FQ, BG....Não realizam a Física, Química ou Biologia 12ºano! Porquê exame de Filosofia no 11º ano do Curso Geral? External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

12 Aspectos referidos T.I.C. Sobrevalorização das T.I.C.
Introdução das T.I.C. nas outras disciplinas, nomeadamente, nos laboratórios de Ciências. Eliminar as T.I.C. do Secundário, fazer esta formação no Básico. As T.I.C. deverão ter tratamento transversal, e ser obrigatórias na área – projecto. Passar T.I.C. de 4,5h para 3h (no 10ºano).

13 Sugestões Tecnologias Informação e Comunicação
As aplicações informáticas podem ser adaptadas aos conteúdos de FQ. A grande maioria dos nossos alunos possui já conhecimentos significativos da utilização “desgarrada” (sem aplicação nas disciplinas) destas tecnologias. Sugere-se que sejam criadas actividades obrigatórias de utilização das T.I.C. integradas nos programas de todas as disciplinas. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

14 Sugestões Área - Projecto
Carga horária excessiva atribuída no 12º ano, poderia ser distribuída pelos 3 anos. No 12º ano os alunos preocupam-se mais com as classificações do que com o desenvolvimento de projectos investigativos. Passar para o 10º e 11ºano. Substituir área – projecto por uma disciplina de carácter experimental. Área - Projecto

15 Preocupações Disciplinas/programas
Hiato entre 9º ano e 11º ano no ensino da FQ, dificuldade na inter-relação de conceitos! A carga horária de FQ é manifestamente reduzida para incluir componente laboratorial obrigatória. Exagero da carga horária da Fil., E.F. e T.I.C. em detrimento de FQ, BG ou GD. Ensino experimental das Ciências, uma vez que a enfatiza-se esse tipo de ensino deveria propor-se uma carga horária para a sua consecução. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

16 Disciplinas/Programas
Sugestões Disciplinas/Programas Físico – Química Biologia - Geologia Mais horas para a formação especifica, FQ e BG obrigatórias no 10º e 11º ano, para além da Matemática. Sugere-se a redução da carga horária da componente geral (T.I.C. + língua estrangeira: 3h + 1,5h) Understand and be able to explore the concepts of science behind matters of “public concern” Renewable energy sources Genetic engineering Transportation of light... (quantum mechanics)

17 Plano curricular alternativo para o Curso de Ciências e Tecnologias
Componente de Formação Disciplinas Carga horária Semanal 10º 11º 12º Geral Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física TIC aplicada à Área de Projecto g) 3 1,5 - Sub - total 13,5 9 Específica Matemática A 1 disciplina bienal b) 1 disciplina bienal c) 1 disciplina anual d) 4,5 Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa e) (1,5) 27 22,5 b) O aluno escolhe uma disciplina entre : Física e Química A Biologia e Geologia c) O aluno escolhe uma disciplina entre: Física e Química A Geometria Descritiva Aplicações Informáticas f) Desenho B f) Economia A f) d) O aluno escolhe uma disciplina entre: Biologia Física B Química Geologia f) Ciência Política f) Literaturas de Língua Portuguesa f) e) Disciplina de frequência facultativa f) Oferta dependente da disponibilidade da escola. g) Esta disciplina incluíria a parceria de docentes de Informática e de uma área relacionada com a formação específica (Técnicas Laboratoriais de Química, Física, Biologia, etc.). Escola Secundária D. Manuel Martins How can we motivate the students to Physics? Maybe dangerous thinks in classes….

18 Plano curricular alternativo para o Curso de Ciências e Tecnologias
Componentes de formação Disciplinas Carga horária semanal 10º 11º 12º Geral Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física 3 - Sub-total 12 6 Específica 2 disciplinas bienais 4,5 2 disciplinas anuais 13,5 Área de projecto d) Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa (1,5) Total 28,5 (30) 22,5 (24) Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva A Biologia Física Química Geologia f) Ciência Política f) Literaturas e Língua Portuguesa f) How can we motivate the students to Physics? Maybe dangerous thinks in classes…. Escola secundária Francisco Rodrigues Lobo

19 Agradecemos a vossa atenção !


Carregar ppt "Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google