A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TuRiSmO EsCoLaS pRoFiSsIoNaIs. As escolas profissionais... Existe um vasto conjunto de Escolas Profissionais em Portugal, sendo umas privadas e outras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TuRiSmO EsCoLaS pRoFiSsIoNaIs. As escolas profissionais... Existe um vasto conjunto de Escolas Profissionais em Portugal, sendo umas privadas e outras."— Transcrição da apresentação:

1 TuRiSmO EsCoLaS pRoFiSsIoNaIs

2 As escolas profissionais... Existe um vasto conjunto de Escolas Profissionais em Portugal, sendo umas privadas e outras públicas, ministrando um variado número de curso profissionais inseridos em diferentes áreas de formação. Existe um vasto conjunto de Escolas Profissionais em Portugal, sendo umas privadas e outras públicas, ministrando um variado número de curso profissionais inseridos em diferentes áreas de formação. São estas algumas das escolas: São estas algumas das escolas: EPTOLIVA (Oliveira do Hospital) EPTOLIVA (Oliveira do Hospital) Esc. Com. Matosinhos Esc. Com. Matosinhos Esc. Hot. Tur. Inst. Nac. Form. Turística (Lisboa, Porto, Faro, Coimbra) Esc. Hot. Tur. Inst. Nac. Form. Turística (Lisboa, Porto, Faro, Coimbra) Esc. Prof. Agric. Abrantes Esc. Prof. Agric. Abrantes Esc. Prof. Agric. Grândola Esc. Prof. Agric. Grândola Esc. Prof. Agric. Ponte de Lima Esc. Prof. Agric. Ponte de Lima Esc. Prof. Agric. Rodo (Peso da Régua) Esc. Prof. Agric. Rodo (Peso da Régua) Esc. Prof. Agric. Algarve Esc. Prof. Agric. Algarve Esc. Prof. de Espinho Esc. Prof. de Espinho Esc. Prof. Profitecla (Coimbra, Braga, Porto, Lisboa) Esc. Prof. Profitecla (Coimbra, Braga, Porto, Lisboa) Esc. Prof. Tomar Esc. Prof. Tomar

3 O que faz um Técnico de Turismo… O que faz um Técnico de Turismo… Trabalha com tudo o que diz respeito ao lazer e às viagens: desde a sua organização, à administração de serviços de hospedagem, passando pela promoção de congressos, exposições e festivais. O turismo mudou de face. Há uns tempos atrás o turista optava por férias passivas, acomodando-se num confortável hotel, virado para os seus interesses pessoais. Hoje ele viaja para conhecer novas terras, povos, usos e costumes. Aí o Técnico de Turismo e hotelaria elabora programas de viagens e excursões, esclarece dúvidas a clientes e tenta encontrar a melhor opção para as aspirações de cada turista. Aí o Técnico de Turismo e hotelaria elabora programas de viagens e excursões, esclarece dúvidas a clientes e tenta encontrar a melhor opção para as aspirações de cada turista. Onde exerce: O Técnico de Turismo e hotelaria trabalha em agências de viagens, hotéis, centros de lazer, publicações informativas…

4 O que precisamos para entrar? Têm acesso às Escolas Profissionais os alunos com o 3.º ciclo do ensino básico (9.º ano de escolaridade). A duração dos cursos é de três anos lectivos, incluindo-se nestes, obrigatoriamente, um período de formação em contexto de trabalho (estágio). Aos alunos é cobrada uma propina, podendo ainda ser atribuído um subsídio de alimentação e deslocação. Os cursos qualificam para o exercício de uma profissão. Têm uma componente de formação técnica muito importante que é de cerca de 50% da carga horária estabelecida no respectivo plano de estudos. Além desta, os cursos têm ainda uma componente científica e uma componente sociocultural. A avaliação assenta numa progressão modular e compreende uma prova de aptidão profissional (PAP), com base num projecto pessoal e em estreita ligação com o contexto profissional da respectiva área de formação. Têm acesso às Escolas Profissionais os alunos com o 3.º ciclo do ensino básico (9.º ano de escolaridade). A duração dos cursos é de três anos lectivos, incluindo-se nestes, obrigatoriamente, um período de formação em contexto de trabalho (estágio). Aos alunos é cobrada uma propina, podendo ainda ser atribuído um subsídio de alimentação e deslocação. Os cursos qualificam para o exercício de uma profissão. Têm uma componente de formação técnica muito importante que é de cerca de 50% da carga horária estabelecida no respectivo plano de estudos. Além desta, os cursos têm ainda uma componente científica e uma componente sociocultural. A avaliação assenta numa progressão modular e compreende uma prova de aptidão profissional (PAP), com base num projecto pessoal e em estreita ligação com o contexto profissional da respectiva área de formação.

5 Chefe 2ª3ª1ª Salários… No que respeita a tabelas mínimas salariais os técnicos de Turismo ganham: No que respeita a tabelas mínimas salariais os técnicos de Turismo ganham:

6 Outros cursos de Escolas Profissionais É possível escolher o curso dentro de uma das suas 16 áreas: É possível escolher o curso dentro de uma das suas 16 áreas: Administração, Serviços e Comércio Administração, Serviços e Comércio Agro-alimentar e Produção Aquática Agro-alimentar e Produção Aquática Ambiente e Recursos Naturais Ambiente e Recursos Naturais Artes do Espectáculo Artes do Espectáculo Artes Gráficas Artes Gráficas Construção Civil Construção Civil Design e Desenho Técnico Design e Desenho Técnico Electricidade e Electrónica Electricidade e Electrónica Hotelaria e Turismo Hotelaria e Turismo Informação, Comunicação e Documentação Informação, Comunicação e Documentação Informática Informática Intervenção Pessoal e Social Intervenção Pessoal e Social Metalomecânica Metalomecânica Património Cultural e Produção Artística Património Cultural e Produção Artística Química Química Têxtil, Vestuário e Calçado Têxtil, Vestuário e Calçado

7 No final dos três anos… A conclusão dos cursos das Escolas Profissionais confere um diploma de qualificação profissional de nível 3 e bem assim a equivalência ao 12.º ano de escolaridade, com possibilidade de acesso ao ensino superior. A conclusão dos cursos das Escolas Profissionais confere um diploma de qualificação profissional de nível 3 e bem assim a equivalência ao 12.º ano de escolaridade, com possibilidade de acesso ao ensino superior.


Carregar ppt "TuRiSmO EsCoLaS pRoFiSsIoNaIs. As escolas profissionais... Existe um vasto conjunto de Escolas Profissionais em Portugal, sendo umas privadas e outras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google