A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação Multimédia1 Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados Ana Parente n.º20676 Ricardo Paulino n.º21782 Ensino de Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação Multimédia1 Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados Ana Parente n.º20676 Ricardo Paulino n.º21782 Ensino de Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação Multimédia1 Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados Ana Parente n.º20676 Ricardo Paulino n.º21782 Ensino de Informática

2 Aplicação Multimédia 2 Orientação Supervisor Prof. Doutor Rogério Nascimento, Docente na Universidade do Algarve Orientador Dr.ª Milene Martins, Docente na Escola EB2,3 e Secundária de Mora

3 Aplicação Multimédia 3 Motivação Ensino de Informática Desenvolvimento de uma aplicação útil para o nosso futuro enquanto professores Facilitar a aprendizagem dos alunos

4 Aplicação Multimédia 4 Escolha do tema do Projecto O porquê de Base de Dados? matéria difícil para os alunos; existem algumas lacunas no material de apoio;

5 Aplicação Multimédia 5 Conceitos Principais do Projecto Ensino à distância (EAD) Gerações do EAD e-learning b-learning m-learning Bases de Dados Teoria de Base de Dados Ferramenta de Base de dados OpenOffice.org Base

6 Aplicação Multimédia 6 Modelos de Planeamento e Desenvolvimento de e-cursos Modelo de Kemp, Morrison e Ross Modelo ADDIE Modelo R2D2 Modelo de Smith e Ragan Modelo conceptual de Análise de Sistemas Meta – modelo ADDIA

7 Aplicação Multimédia 7 Modelo escolhido - ADDIA Análise Desenho Desenvolvimento Implantação Avaliação

8 Aplicação Multimédia 8 Directivas para o desenho da Interface de e-cursos Desenho da Página Desenho dos conteúdos Escrever no ecrã Legibilidade Gráficos Animações, áudio e vídeo Navegação Metáforas Outros factores

9 Aplicação Multimédia 9 Fases do Projecto: Análise; Desenho; Desenvolvimento; Implantação; Avaliação.

10 Aplicação Multimédia 10 Ao modelo ADDIA adicionamos As seguintes fases Pesquisa inicial; Elaboração do relatório.

11 Aplicação Multimédia 11 Pesquisa inicial Escolha do tipo de Projecto; Escolha do tema Bases de Dados;

12 Aplicação Multimédia 12 Análise Análise ao contexto de aprendizagem Análise dos alunos Análise às tarefas Análise às restrições

13 Aplicação Multimédia 13 Desenho Especificação dos objectivos de instrução Sequência de Conteúdos Estratégia a utilizar para a instrução Selecção de Fontes de informação Definição de Avaliação Definição de Interface Integração de tecnologias de comunicação

14 Aplicação Multimédia 14 Desenvolvimento Desenvolvimento de Conteúdos Desenvolvimento da Aplicação Ferramentas utilizados no desenvolvimento

15 Aplicação Multimédia 15 Implantação Consistiu na distribuição da aplicação através de CD-ROM ao público-alvo. A aplicação foi distribuída por 20 alunos com idade entre os 15 e 18 anos, alunos do 10 ano de escolaridade, da orientadora do projecto Dr.ª Milene Martins. Aplicação foi testada, pelos alunos, uma semana, duas vezes durante 30 minutos.

16 Aplicação Multimédia 16 Avaliação Esta fase do projecto consiste na avaliação da aplicação realizada. A avaliação pode ser realizada de forma formativa ou sumativa. A avaliação formativa consistiu em analisar a aplicação durante o desenvolvimento. A avaliação sumativa consistiu na recolha de opiniões sobre aplicação final.

17 Aplicação Multimédia 17 Elaboração do Relatório Final Elaborar o relatório final do projecto: O relatório foi elaborado ao longo do projecto sendo que esta fase consistiu na conclusão do relatório.

18 Aplicação Multimédia 18 Apresentação da Aplicação

19 Aplicação Multimédia 19 Conclusão A realização deste projecto foi gratificante. Principais contribuições Estudo dos modelos de planeamento e desenvolvimento de e-cursos; Estudo de directivas para a desenho de e-cursos; Observação directa dos alunos; Concepção do curso em CD-ROM; Possível adopção por outros colegas; Construção de conteúdos para a Disciplina de Gestão de Bases de Dados

20 Aplicação Multimédia 20 Trabalhos Futuros Actualizar a aplicação; Introduzir exercícios e testes interactivos caso as características do público-alvo se alterem. Melhorar o design da aplicação recorrendo a profissionais da área.

21 Aplicação Multimédia 21 Fim Informações: Contacto:


Carregar ppt "Aplicação Multimédia1 Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados Ana Parente n.º20676 Ricardo Paulino n.º21782 Ensino de Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google