A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto TRILHO Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning - Uma Abordagem Sistémica Baseada na Gestão de Competências -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto TRILHO Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning - Uma Abordagem Sistémica Baseada na Gestão de Competências -"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto TRILHO Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning - Uma Abordagem Sistémica Baseada na Gestão de Competências -

2 Projecto TRILHO Objectivos Desenvolvimento de Roteiros de Formação e Aprendizagem para plataformas eLearning Para quem ensina ferramenta de organização e gestão de materiais didácticos Para quem aprende instrumento facilitador da construção do conhecimento Contextualização Empresas – Formação Contínua, Aprendizagem ao Longo da Vida Instituições de ensino – Processo de Bolonha: aprendizagem autónoma

3 Projecto TRILHO Metodologia Gestão de Competências Modelos Construtivistas da Aprendizagem

4 Projecto TRILHO Problemática…

5 Projecto TRILHO Módulos Promoção da aprendizagem autónoma (conteúdo) O aluno/formando escolhe os objectos de aprendizagem que melhor correspondem às suas necessidades académicas e profissionais – aprendizagem activa e significativa.

6 Projecto TRILHO Multimédia Promoção da aprendizagem autónoma (tempo e no espaço) O aluno/formando aprende ao seu ritmo.

7 Projecto TRILHO Trilho: Arquitectura Global aplicação GRFA (Gestão do Roteiro de Formação e Aprendizagem) aplicação GOA (Gestão de Objectos de Aprendizagem) LMS, LCMS, KMS Trilho: Ferramentas

8 Projecto TRILHO Trilho GOA – Apresentação O Trilho GOA é uma aplicação cuja funcionalidade principal é a edição e agregação de vários tipos de recursos formativos num conteúdo pedagógico final, passível de utilização e reutilização em LMS, de acordo com a norma SCORM. Normalização R1 R2 R3 Conjunto de recursos formativos Rn Conteúdo pedagógico Agregação de recursos formativos +n Trilho GOA Processo de agregação e normalização R# - Recursos 1 a n

9 Projecto TRILHO Trilho GOA – Vantagens Assenta numa estratégia que não exige de um professor, gestor ou aluno conhecimentos de linguagens de programação para desenvolver os seus conteúdos normalizados para eLearning. Utiliza o português. Possibilita a criação, edição e normalização de conteúdos formativos, a partir da agregação de recursos já existentes de diversos formatos. Segue as recomendações da norma SCORM 1.2.

10 Projecto TRILHO Trilho GOA – Vantagens Possibilita a exportação dos conteúdos finais para HTML, passíveis de serem utilizados em LMS. Permite a importação de apresentações PowerPoint, tal como estas foram desenvolvidas. Contém vários modelos gráficos diferentes para os conteúdos. Foi desenvolvido de acordo com as principais referências ao nível da Usabilidade e do HCI (Human Computer Interaction).

11 Projecto TRILHO Trilho GOA – Interface Principal

12 Projecto TRILHO Trilho GOA – Funcionalidades Globais

13 Projecto TRILHO Trilho GOA – Gestão da Navegação 1.Visualização da arborescência do conteúdo. 2.Criação e eliminação de elementos da estrutura. 3.Renomeação de elementos da estrutura. 4.Clonagem de páginas. 5.Menu contextual para acesso rápido às funcionalidades. A Gestão da Navegação é a área dedicada à estrutura arborescente do conteúdo, ou seja, à gestão de módulos, unidades e páginas, onde se tem acesso às seguintes funcionalidades:

14 Projecto TRILHO Trilho GOA – Gestão de Recursos 1.Visualização do repositório de recursos. 2.Adição e remoção de recursos do repositório. 3.Renomeação de recursos. 4.Copiar / cortar / colar recursos. 5.Execução / visualização de recursos (mediante integração com aplicações externas). 6.Edição / alteração de recursos (mediante integração com aplicações externas). 7.Menu contextual para acesso rápido às funcionalidades. A Gestão de Recursos é a área dedicada à gestão dos recursos formativos que irão compor o conteúdo. Nesta área poderá aceder às seguintes funcionalidades:

15 Projecto TRILHO Trilho GOA – Construção e Adaptação do Conteúdo 1.Visualização do esquema da página. 2.Gestão do número e altura dos painéis de inserção de recursos. 3.Selecção de templates gráficos para o conteúdo final. 4.Introdução / remoção nas páginas de recursos dos tipos texto, imagem, som, vídeo e flash. O Trilho GOA possui ferramentas que possibilitam e apoiam a construção e adaptação de um conteúdo multimédia. Nesta área poderá aceder às seguintes funcionalidades:

16 Projecto TRILHO Trilho GOA – Construção e Adaptação do Conteúdo 5.Importação de apresentações PowerPoint. 6.Pré-visualização / interacção com os recursos destes tipos quando inseridos numa página. 7.Formatação de texto e inserção de caracteres especiais e bullets. O Trilho GOA possui ferramentas que possibilitam e apoiam a construção e adaptação de um conteúdo multimédia. Nesta área poderá aceder às seguintes funcionalidades:

17 Projecto TRILHO Trilho GOA – Gravação 1.Gravação do projecto em curso. 2.Listagem e eliminação dos projectos guardados. 3.Carregamento e continuação da edição de projectos gravados. O Trilho GOA permite a gravação e posterior continuação do projecto em curso. Nesta área poderá aceder às seguintes funcionalidades:

18 Projecto TRILHO Trilho GOA – Parametrização SCORM 1.Introdução de metadados de agregação, SCO e recurso. 2.Introdução de parâmetros de controlo de tempo. O Trilho GOA possibilita a inserção de metadados nos conteúdos, de acordo com o estipulado pela versão 1.2 da norma SCORM. É possível inserir metadados ao nível do conteúdo (geral), da unidade e dos recursos, garantindo a conformidade com a norma. Nesta área poderá aceder às seguintes funcionalidades:

19 Projecto TRILHO Trilho GOA – Publicação 1.Criação do manifesto SCORM (imsmanifest.xml). 2.Criação dos documentos HTML. 3.Cópia de imagens, SWFs e ficheiros JavaScript necessários. 4.Agregação de todos os ficheiros num pacote.zip. A funcionalidade de Publicação permite a exportação do conteúdo na sua forma final, ficando pronto a introduzir no repositório de conteúdos de um LMS. Nesta área poderá aceder às seguintes funcionalidades: Conteúdo pedagógico Trilho GOA

20 Projecto TRILHO Trilho GOA – Conteúdo Final

21 Projecto TRILHO Trilho GOA – Trabalho Futuro Nova funcionalidade: Gestão de desenho multimédia Que combinações de recursos pedagógicos melhor promovem a aprendizagem significativa? Vantagens Não exigirá de um instructional designer conhecimentos aprofundados sobre Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia


Carregar ppt "Projecto TRILHO Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning - Uma Abordagem Sistémica Baseada na Gestão de Competências -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google