A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Fases – Parte 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Fases – Parte 1"— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Fases – Parte 1
Aula 07

2 Conceitos básicos Limite de solubilidade: é o limite máximo de soluto que pode ser dissolvido em um solvente. Solvente: maior quantidade (água) Soluto: menor quantidade (açucar)

3 Duas fases Uma fase Solução sólida

4 Fases FASE É A PORÇÃO HOMOGÊNEA DE UM SISTEMA QUE TEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DEFINIDAS A interação de 2 ou mais fases em um material permite a obtenção de propriedades diferentes

5 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
Introdução Diagrama de fase ou equilíbrio é uma representação gráfica de um sistema de ligas, onde os estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e as estruturas (fases) são conhecidos em função das suas composições e temperaturas.

6 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
Eixo y, representa-se a escala de temperaturas. Eixo das abscissas (eixo x) estão indicadas as composições químicas em percentuais.

7 Ou seja, o diagrama de fase mostra quais fases estarão presentes as ligas de acordo com a temperatura e composição química.

8 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
Introdução O estudo do diagrama de fase, é de grande importância para o técnico mecânico, pois o mesmo serve de instrumento para compreender e prever o comportamento dos metais e suas ligas nas transformações térmicas, como a solidificação, fusão, e tratamentos térmicos.

9 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
Definições Linha Líquidus: é o conjunto de todos os pontos correspondentes às temperaturas de início de solidificação, de todas as ligas do sistema, acima da qual teremos somente constituintes no estado líquido.

10 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
Definições Linha Sólidus: é conjunto de todos os pontos relativos às temperaturas de fim de solidificação das ligas do sistema, abaixo da qual somente teremos estados sólidos.

11 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
Informações obtidas através da análise do diagrama Identificar quais as fases presentes para diferentes composições e temperaturas. Indicar a temperatura à qual uma liga, resfriada em condições de equilíbrio, começa a solidificar, assim como o intervalo de temperaturas em que a solidificação ocorre. Indicar a temperatura à qual as diferentes fases começam a fundir.

12 Diagrama de Fase ou Equilíbrio
O diagrama de fase que será estudado é o da liga ferro carbono, caracteriza-se por ser binário, pois apresenta apenas dois componentes como a própria designação indica. Diagrama ternário

13 Lista de Exercícios número 1

14 Referências CALLISTER Jr, William. Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma introdução. 5ª Ed. Rio de Janeiro. LTC VAN VLACK, Laurence Hall. Princípios de Ciência dos Materiais. 4ª Ed. São Paulo. Edgard Blücher PADILHA, Ângelo Fernando. Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades. São Paulo. Hemus SHACKELFORD, J. F. Ciência dos Materiais. 6ª Ed. Pearson SENAI. Telecurso 2000 Profissionalizante. São Paulo. PASCOALI, S. Apostila de Tecnologia dos Materiais I. CEFET – SC. Araranguá COSTA, E. M. Diagrama de Fase em condições de equilíbrio. PGETEMA/PUCRS.


Carregar ppt "Diagrama de Fases – Parte 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google