A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki"— Transcrição da apresentação:

1 Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki

2 Introdução Os computadores são compostos de CPU, memórias e dispositivos de entrada e saída. Os dispositivos de E/S fornecem uma interface entre o usuário e o computador. – Monitor, teclado, mouse, impressora...

3 Dispositivos E/S São compostos de duas partes: – Controlador. Dispositivo eletrônico contido, normalmente, em uma placa. – O dispositivo em si. O disco do HD, por exemplo.

4 Controlador A principal função é controlar o dispositivo. – Manipula o acesso ao barramento. – Provê comandos aos programas. O computador não executa os comandos diretamente. – Pode conter um buffer para armazenar os dados e evitar a perda de informações na transmissão.

5 Controlador Alguns controladores utilizam um método chamado de DMA (Direct Memory Access). – É capaz de ler/escrever dados de/para memória sem intervenção da CPU. – À conclusão da transferência, é gerada uma interrupção. Chama um método denominado rotina de interrupção. – O processador é forçado a tratar os dados que acabaram de chegar.

6 Barramento Em um projeto simples de computador, existe um único barramento que liga a CPU à memória. É utilizado pela CPU para buscar instruções e dados. Os dispositivos de E/S o utilizam para o tráfego de dados.

7 Barramento O árbitro de barramento decide quem deve usar o barramento em um caso de conflito. – Geralmente os dispositivos de E/S têm prioridade sobre a CPU. – Dispositivos em movimento não podem ser parados. Pode ocasionar na perda de informações na transmissão.

8 Barramento Este processo dos dispositivos obterem o uso do barramento e interromper a CPU é chamado de roubo de ciclo. Nos primeiros computadores, utilizava-se barramento ISA (Industry Standard Architecture).

9 Barramento PCI Substituto do antigo e lento ISA. Criado devido ao crescimento da velocidade dos dispositivos.

10 Barramento PCI


Carregar ppt "Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google