A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema do trimestre Os livros poéticos (I) O livro dos Salmos Estudo 04 Salmos de celebração à realeza / Messiânicos Salmos 2,20,23,24,45,47.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema do trimestre Os livros poéticos (I) O livro dos Salmos Estudo 04 Salmos de celebração à realeza / Messiânicos Salmos 2,20,23,24,45,47."— Transcrição da apresentação:

1 Tema do trimestre Os livros poéticos (I) O livro dos Salmos Estudo 04 Salmos de celebração à realeza / Messiânicos Salmos 2,20,23,24,45,47

2 Nestes próximos dois domingos estaremos estudando sobre a mensagem futurista na Bíblia. Neles veremos a celebração ao rei de Israel, misturando-se de forma inspirada com a mensagem profética da vinda do Rei Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus.

3 Isto se verifica em pelo menos 11 deles dos quais estaremos estudando 6 deles nesta semana e mais 5 no próximo domingo. As imagens que o autor inspirado tece sobre o rei de Israel é muitas vezes tipificada na pessoa do Messias.

4 A autoria dos salmos 20, 23 e 24 é atribuída a Davi, enquanto os demais seriam atribuídos à equipe litúrgica no templo. No caso dos salmos 42 e 47, Coré ou Corá, um levita com seus filhos. É chamado de masquil que quer dizer instrutivo ou didático.

5 Como já procedemos no domingo passado, vamos abrir as Bíblias e com os salmos à frente, leiamos os versículos principais, à escolha da classe e comentemos o sentimento que nos traz o texto. São seis salmos para leitura, onde procuraremos destacar alguns textos em especial.

6 Salmo 2 Temos que ler este salmo dentro da perspectiva extremamente messiânica, que para o povo judeu da época, seria a vitória política, econômica e militar do reino de Davi sobre seus inimigos e mais tarde do Messias sobre o poder de Roma, e para nós, crentes, a vitória sacrificial, espiritual e eterna de Cristo sobre o reino do mal e do pecado. Vamos a alguns destaques do texto:

7 Salmo 2 2. Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor.

8 Salmo 20 O salmo é de Davi. Quando ele se coloca em face da angústia que enfrentou em diversos momentos como rei terreno, prefigura a imagem de Cristo mais tarde com os seus discípulos no Getsêmani. Vamos nos deter em alguns versículos em destaque:

9 Salmo 20 1.O Senhor te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. 7. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. 8. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé.

10 Salmo 23 O salmo é de Davi. Retrata as suas experiências enquanto filho de Jessé e guardador dos rebanhos do pai. As imagens são facilmente transpostas para o pastoreio que Jesus veio a exercer como o ungido do Senhor. Este salmo temos que ler por inteiro.

11 Salmo 23 (numa versão mais pessoal) "Jesus é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz a cada dia em paz no lar que me deu; Jesus me guia cada dia a recantos de calma e tranqüilidade. Ele, Jesus, refrigera a minha alma com a sua paz e segurança; Mesmo diante dos problemas ele me guia por amor do seu nome. Ainda que enfrente o vale da sombra da morte, eu sei que nada temerei, porque tu, Jesus, estás comigo; a tua presença me consola. Ainda que diante de adversários tu me dás a calma necessária; Tua bênção cai sobre mim, ungindo a minha cabeça, o meu ser. Certamente que a tua bondade e tua misericórdia, Jesus, estarão presentes em todos os dias da minha vida, e após esta, deste-me a certeza de que habitarei na casa do Pai por toda a eternidade" Sl

12 Salmo 24 O salmo é também de Davi. Relata a sua experiência pessoal ao trazer de volta para Israel a Arca do Concerto que estava nas terras dos filisteus. As imagens são grandiosas demais para simplesmente retratar o que aconteceu em 1Crônicas 15. A imagem é do Senhor Jesus, o Rei dos reis entrando em Jerusalém, ontem e amanhã. Vamos a alguns destaques:

13 Salmo Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam. 2. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 7. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. 9. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

14 Salmo 45 É um cântico dos filhos de Corá, levitas que ministravam o culto no templo, provavelmente por ocasião do casamento de um dos reis de israel com princesas estrangeiras (Salomão, Acabe). Para os comentaristas prefigura ele a imagem apocalíptica das bodas do Cordeiro, o Filho de Deus com a igreja redimida. Vamos ver alguns destaques:

15 Salmo 45 1.O meu coração trasborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual pena de um hábil escriba. 6. O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 7. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. 17. Farei lembrado o teu nome de geração em geração; pelo que os povos te louvarão eternamente.

16 Salmo 47 Também um salmo de Corá e seus filhos. Retrata a celebração da vitória do rei de Israel sobre os seus inimigos. No entanto, as imagens conferidas à figura deste rei, são tão excelsas, que não poderiam ser percebidas nos reis terrenos de Israel, mesmo Davi e Salomão em seu maior esplendor. Para os comentaristas, o salmo prefigura o triunfo final do Messias de Deus que o Apocalipse retrata tão bem. Vejamos alguns destaques:

17 Salmo Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de júbilo. 2. Porque o Senhor Altíssimo é tremendo; é grande Rei sobre toda a terra. 6. Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. 7. Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com salmo. 8. Deus reina sobre as nações; Deus está sentado sobre o seu santo trono. 9. Os príncipes dos povos se reúnem como povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele é sumamente exaltado.

18 Nossa oração Que ao final deste estudo possamos refletir um pouco sobre a atualidade da mensagem messiânica, agora, à espera da segunda vinda do Senhor Jesus. Muitas vezes estamos esquecidos disto. O Senhor está voltando. O mundo está sentindo os efeitos desta volta. O Rei dos reis está chegando. Você está preparado para esta vinda?


Carregar ppt "Tema do trimestre Os livros poéticos (I) O livro dos Salmos Estudo 04 Salmos de celebração à realeza / Messiânicos Salmos 2,20,23,24,45,47."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google