A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe Cubozoa Cnidário com nematocistos mais perigosos ao ser humano – Chironex fleckery (cubomedusa Austrália)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe Cubozoa Cnidário com nematocistos mais perigosos ao ser humano – Chironex fleckery (cubomedusa Austrália)"— Transcrição da apresentação:

1 Classe Cubozoa Cnidário com nematocistos mais perigosos ao ser humano – Chironex fleckery (cubomedusa Austrália)

2 Até década de 70 os Cubozoa eram incluídos na classe Scyphozoa. O conhecimento do ciclo de vida da Tripedalia cystophora evidenciou a metamorfose completa do pólipo em medusa caráter que fundamentou a proposta de separação da Classe Cubozoa. Além da forma cubóide da umbrela, presença de velário, olhos complexos na medusa e do anel nervoso no pólipo.

3 Velário é uma dobra da subumbrela semelhante ao véu das hidromedusas posicionada mais internamente. Difere do véu pela presença de canais gastrovasculares. Ropálios (04) – além do estatocisto, 1 par de ocelos complexos que comportam cristalino, córnea e camada retiniana. Pedálios – 4 expansões de mesogléia rígida com um ou grupo de tentáculos. Manúbrio – não se estendem em braços orais e estômago se abre em 4 bolsas gástricas. Pedálios Tentáculos Manúbrio Ropálio

4 Ropálio (presença de 20 ou mais olhos)

5 Morfologia interna Boca localizada extremidade manúbrio. Estômago tem forma de trevo 4 folhas com 4 bolsas gástricas. Gônadas inseridas nos septos das bolsas gástricas.

6 Os cubopólipos são solitários e não apresentam septos na cavidade gástrica. Destaca-se a presença de um anel nervoso duplo na base do cone bucal. Podem produzir outros pólipos por brotamento, mas não há formação de éfiras. A metamorfose total do pólipo em medusa é um processo diferente da estrobilização de Scyphozoa e do brotamento lateral de Hydrozoa

7 Reprodução Sexuada – sem estrobilização Carybdea sivickisi


Carregar ppt "Classe Cubozoa Cnidário com nematocistos mais perigosos ao ser humano – Chironex fleckery (cubomedusa Austrália)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google