A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eclipses e Trânsitos Introdução à Astronomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eclipses e Trânsitos Introdução à Astronomia"— Transcrição da apresentação:

1 Eclipses e Trânsitos Introdução à Astronomia
Professor Basílio Santiago Carlos Felipe Christmann Stoll

2 Eclipses Lunares - Penumbral: Lua está somente na penumbra da Terra.
Só acontecem na fase Cheia da Lua, são 3 tipos: - Penumbral: Lua está somente na penumbra da Terra. - Parcial: Parcialmente imersa na umbra e o restante na penumbra da Terra. - Total: Lua inteiramente imersa na umbra da Terra.

3 Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm

4 Eclipse penumbral lunar. Eclipse parcial lunar.
Fonte: Fonte: Eclipse total lunar. Fonte:

5 Eclipses Solares Só acontecem na fase Nova da Lua, são 3 tipos:
- Anelar: Lua está no ponto mais distante de sua órbita. Seu diâmetro aparente torna-se menor que o do Sol. - Parcial: Parte do disco solar está “escondido” pela Lua. - Total: Disco inteiro do Sol está atrás da Lua.

6

7 Eclipse solar anular/anelar.
Eclipse solar parcial. Eclipse solar anular/anelar. Fonte: Fonte: Eclipse solar total. Fonte:

8 Inclinação da órbita da lua está inclinada 5,2° em relação a órbita da Terra
Fonte:

9 Trânsitos Planetários
É o trânsito ou a passagem de um planeta através do disco da estrela em torno da qual orbita. Da Terra é possível se observar somente o transito dos planetas internos: Mercúrio e Vênus. A partir dos anos 90 é passa a se utilizar o trânsito dos planetas como técnica para se identificar exoplanetas. O primeiro trânsito planetário observado, foi o trânsito de Mercúrio em 1631 pelo astrônomo francês Pierre Gassendi ( ).

10 Trânsito de Mercúrio - Ocorrem em média 13 trânsitos a cada século.
Órbita inclinada em 7° com relação a órbita da Terra. Seus eclipses acontecem perto do dia 08 de maio (Afélio) – com 12 arcsec – e 11 de novembro (Periélio) – com 10 arcsec. Os trânsitos de Novembro ocorrem em intervalos de 7, 13, ou 33 anos enquanto os trânsitos de Maio se repetem somente depois dos dois maiores intervalos.

11 Fonte: http://www.apolo11.com/imagens/etc/transito_mercurio_soho.jpg

12 Trânsito de Vênus - Desde a invenção do telescópio, já foram observados 6 trânsitos. Nos anos de (1631,1639, 1761,1769, 1874 e 1882). Os trânsitos acontecem nos meses de Junho e Dezembro que é quando ele cruza os nodos de intersecção da órbita da Terra. Seus intervalos são de 8; 121,5 e 105,5 anos

13 Inclinação do plano orbital de Vênus em relação ao da Terra.
Fonte:

14 Trânsito de Vênus sobre o sol em 08/06/2004
Fonte:

15 Exoplanetas Planetas são muito pequenos em comparação às estrelas que orbitam Seu trânsito interfere no brilho da estrela, porém não é capaz de eclipsar toda estrela. Causa a perda de, aproximadamente 1% no brilho. A necessidade de coincidência geométrica do trânsito da estrela e sua observação dificulta a utilização desta técnica Satélites em órbita buscam essa alteração no brilho das estrelas.

16 A diminuição do brilho ocorre assim que o trânsito se inicia, durando o tempo necessário para o planeta cruzar toda a imagem da estrela. Esse tempo vai depender da velocidade com que o planeta orbita, do tamanho da estrela e também do tamanho do planeta.

17 Satélite CoRoT Dia 27/12/2006 foi lançado o satélite COROT (COnvecção, ROtação e Trânsitos planetários). Uma colaboração entre França, Áustria, Alemanha, Espanha e Brasil. Os seus objetivos são o de detectar exoplanetas por trânsitos e estudar variações no brilho das estrelas causadas por pulsações (sismologia estelar). Desde que está em órbita o satélite COROT já detectou trânsitos em mais de 25 estrelas, mas só cinco planetas foram confirmados até agora.

18 Descobertas pelo satélite CoRoT
Observando a fraca atenuação da luz emitida pelas estrelas, durante eventos de trânsito exoplanetário, o observatório espacial CoRoT detectou seis novos exoplanetas e uma anã marrom, cada um com características próprias. Um destes exoplanetas, chamado de CoRoT-11b, tem o dobro da massa de Júpiter e orbita uma estrela que está girando rapidamente. A estrela CoRoT-11, a qual é monitorada pelo CoRoT, consiste em um alvo extremamente difícil para a busca de exoplanetas e esta descoberta representou uma conquista significativa para a equipe do programa CoRoT. Fonte:

19 CoRoT-7b Fonte: CoRoT-9b Fonte:

20 Satélite Kepler Foi lançado no primeiro semestre de 2009.
Ele gravará dados de centenas de milhares de estrelas. Pode detectar um trânsito de um planeta como a Terra, que causa uma variação de brilho de menos que 0.01%, para as estrelas mais brilhantes do campo.

21 Menor planeta descoberto pelo satélite.
Kepler – 4b Menor planeta descoberto pelo satélite. Orbita a Estrela Kepler – 4 na constelação de Lyra. 32.9 mil anos luz. Fonte:


Carregar ppt "Eclipses e Trânsitos Introdução à Astronomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google