A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatos e Curiosidades do IB 1967 - O Reitor Zeferino Vaz designa o Prof. Dr. Walter August Hadler para ser Coordenador do Instituto de Biologia (Ato do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatos e Curiosidades do IB 1967 - O Reitor Zeferino Vaz designa o Prof. Dr. Walter August Hadler para ser Coordenador do Instituto de Biologia (Ato do."— Transcrição da apresentação:

1 Fatos e Curiosidades do IB O Reitor Zeferino Vaz designa o Prof. Dr. Walter August Hadler para ser Coordenador do Instituto de Biologia (Ato do Reitor de 31 de janeiro de 1967) O Instituto de Biologia é a primeira unidade a ganhar espaço na Cidade Universitária. As cadeiras básicas do IB se mudam para o Barracão onde atualmente está instalada a Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp.

2 Fatos e Curiosidades do IB O Prof. Dr. Walter August Hadler, diretor do IB, informa ao Reitor Zeferino Vaz, a estrutura departamental do Instituto de Biologia, que ficou assim constituída, com suas respectivas chefias: Departamento de Anatomia* - Prof. Dr. João Baptista Parolari Departamento de Histologia e Embriologia* - Prof. Dr. Walter August Hadler Departamento de Fisiologia e Biofísica** - Prof. Dr. Carlos Eduardo Negreiros de Paiva Departamento de Farmacologia*** - Prof. Dr. Oswaldo Vital Brazil Departamento de Genética Médica**** - Prof. Dr. Bernardo Beiguelman Departamento de Microbiologia e Imunologia - Prof. Dr. Humberto Araújo Rangel Departamento de Parasitologia - Prof. Dr. Luiz Augusto Magalhães Departamento de Bioquímica - Prof. Dr. Aldo Focesi Júnior

3 Fatos e Curiosidades do IB Instalada a Biblioteca do IB, sob a responsabilidade de Ernesto Manoel Zink*****. Funcionando provisoriamente no edifício ocupado atualmente pela administração, a Biblioteca do IB foi a primeira biblioteca da Unicamp e deu origem a atual Biblioteca Central. ***** Ernesto Manoel Zink, fundador e professor do curso de Biblioteconomia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, até hoje é homenageado pela prefeitura através da Biblioteca Pública Municipal de Campinas, que leva o seu nome. Faleceu em 1971.

4 Fatos e Curiosidades do IB - - Foi também no ano de 1969 que ocorreu a contratação dos novos docentes e auxiliares de ensino: Friedrich Gustav Brieger, Benedicto de Campos Vidal, Paulo Friedrich Bührnhein, Armando Mâncio de Camargo, Daria Repka, Fawzi Ahmad Moustafa Dawood, Léa Rodrigues, Luiz Yoshida, Marlene Tiduko Ueta, Moustafa Mohamed El Guindy, Renato Lion de Araújo, Tomiko Sekino, Décio Antonio de Almeida Costa e Walter Pinto Júnior.

5 Fatos e curiosidades do IB Renato Lion de Araújo Começou a trabalhar no Instituto Biológico de São Paulo em Trabalhou na Universidade de Chicago (1955) Pesquisador do Museu de Zoologia da USP (1961). Diretor do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (1962) Em 1967 trabalhou no Museu Americano de História Natural de Nova York. Um dos fundadores do Departamento de Zoologia da UNICAMP. Autor do capítulo Termites da Região Neotropical do livro Biologia dos Termites da Academic Press de Nova York, 1970 Autor do Catálogo dos Isoptera do Novo Mundo publicado pela Academia Brasileira de Ciências, Morreu em 1978, de um acidente de carro aos 66 anos.

6 Fatos e curiosidades do IB Iniciado o primeiro curso de pós-graduação no IB, com mestrado em Imunologia. O doutorado foi implantado em A primeira tese de mestrado defendida na pós- graduação do IB foi da Julia Keiko Sakurada, sob orientação do Prof. Humberto de Araújo Rangel, no dia 21/06/1974 pelo curso de Imunologia. A tese foi intitulada Estudo do sítio de ativação do complemento na molécula de IgG de coelho.

7 Fatos e curiosidades do IB Cada setor tornou-se um departamento, menos os setores de Anatomia e de Histologia e Embriologia, que foram reunidos em um mesmo departamento, o de Morfologia, e o de Genética Médica, que foi transferido em 1973 para a Faculdade de Ciências Médicas, como departamento.

8 Fatos e curiosidades do IB O IB ficou constituído por 10 Departamentos com as seguintes chefias: Departamento de Bioquímica - Prof. Dr. Aldo Focesi Junior Departamento de Biologia Celular - Prof. Dr. Benedicto de Campos Vidal Departamento de Fisiologia e Biofísica - Prof. Dr. Carlos Eduardo Negreiros de Paiva Departamento de Morfologia - Prof. Dr. Walter August Hadler Departamento de Genética e Evolução Prof. Dr. João Lúcio de Azevedo Departamento de Microbiologia e Imunologia - Prof. Dr. Humberto de Araújo Rangel Departamento de Zoologia - Prof. Dr. Paulo Friedrich Bührnhein Departamento de Parasitologia - Prof. Dr. Luiz Augusto Magalhães Departamento de Morfologia e Sistemática Vegetais - Prof. Dr. Fernando Romano Milanez Departamento de Fisiologia Vegetal - Prof Dr. Antonio Celso Novaes Magalhães Órgão anexo: Biotério Central

9 Fatos e curiosidades do IB Fernando Romano Milanez Com Arthur de Miranda Bastos é considerado o pioneiro na utilização da estrutura histológica para a identificação das madeiras (1925). Fundador da Xiloteca do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Um dos fundadores do Departamento de Botânica da Universidade Nacional de Brasília com Graziela Maciel Barroso Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro de 1961 a Fundador do Departamento de Morfologia e Sistemática Vegetais da UNICAMP Na década de 70 orientou várias teses de Botânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10 Fatos e curiosidades do IB A primeira tese de doutorado defendida pela pós- graduação do IB foi a do Antonio Carlos Corsini, no dia 20/12/1978 pelo Curso de Imunologia, sob orientação do Prof. Luiz Sebastião Prigenzi. A tese foi intitulada Células de atividade supressora e exaustão do potencial B e T: dois fenômenos relacionados com a imunodepressão na infecção do camundongo pelo Trypanosoma (Trypanozoon) brucei brucei Plimmer & Bradford 1889.


Carregar ppt "Fatos e Curiosidades do IB 1967 - O Reitor Zeferino Vaz designa o Prof. Dr. Walter August Hadler para ser Coordenador do Instituto de Biologia (Ato do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google