A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO TEXTUAL O dinheiro escraviza ou liberta o homem?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO TEXTUAL O dinheiro escraviza ou liberta o homem?"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO TEXTUAL O dinheiro escraviza ou liberta o homem?

2 TEXTO 1 Nossa cultura perdeu muito de seus valores tradicionais. O dinheiro é única coisa que sobrou para estimular os desejos e as aspirações da maioria das pessoas. O dinheiro tomou o lugar ou entrou profundamente no mundo da religião, do patriotismo, da arte, do amor e da ciência...Os ricos e os pobres lutam por dinheiro por razões muito diferentes. Mas quem é pobre entende algo sobre o dinheiro que os ricos não entendem. E o contrário também é verdadeiro. Os pobres sentem o poder do dinheiro na própria pele. Uma pessoa rica frequentemente sente isso nas suas emoções, não no seu corpo.

3 Quem é rico sabe que, com dinheiro, muitas vezes, você pode manipular, blefar, e fazer o que você quiser. Mas até um certo ponto. Sabe que há algo essencial na condição humana que o dinheiro não compra. (Jacob Needleman – Entrevista à EXAME)

4 TEXTO 2 A pessoa que tem o dinheiro como objetivo na vida não é feliz. Ela fica presa a isso, fica sendo escrava do dinheiro. O dinheiro é um instrumento inegavelmente útil, facilita a vida, mas há um limite do que você precisa de dinheiro para viver confortavelmente e não precisa ter mais. A pessoa que tem o dinheiro como objetivo na vida não é feliz. Ela fica presa a isso, fica sendo escrava do dinheiro. O dinheiro é um instrumento inegavelmente útil, facilita a vida, mas há um limite do que você precisa de dinheiro para viver confortavelmente e não precisa ter mais. (Empresário José Mindlin – Globo Repórter)

5 TEXTO 3 A felicidade acaba sendo medida não pelo que temos, mas pelo que o vizinho tem. As pesquisas podem trazer resultados surpreendentes. Segundo o Ibope-Mídia, no Brasil, são as pessoas mais pobres que se declaram mais felizes. Entre as que têm renda familiar entre R$ 379,00 por mês, 41% se dizem felizes. (Economista Eduardo Giannetti, Globo Repórter)

6 TEXTO 4 Mas quanto dinheiro é preciso ter para ser feliz? A faxineira Delma Fellipe é dona de uma casinha em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Acho que se espanta a tristeza dando boas gargalhadas. Ela diz. (Globo Repórter)

7 TEXTO 5 E quem disse que miséria é só aqui Quem foi que disse que a miséria não ri Quem tá pensando que não se chora [miséria no Japão Quem tá falando que não existem [tesouros na favela? (Música Miséria no Japão, Pedro Luís, cantada por Ney Matogrosso)

8 SUGESTÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 1º Parágrafo: Alusão histórica / comentário geral sobre a relação do homem contemporâneo com o dinheiro. 2º Parágrafo: Quando o dinheiro liberta o homem? 3º Parágrafo: Quando o dinheiro escraviza o homem? 4º Parágrafo: Definição da posição assumida.


Carregar ppt "PRODUÇÃO TEXTUAL O dinheiro escraviza ou liberta o homem?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google