A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância dessa assembleia. É a primeira realizada no contexto do Projeto Arquidiocesano de Evangelização; Um tempo de avaliar e refletir sobre o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância dessa assembleia. É a primeira realizada no contexto do Projeto Arquidiocesano de Evangelização; Um tempo de avaliar e refletir sobre o."— Transcrição da apresentação:

1

2 A importância dessa assembleia. É a primeira realizada no contexto do Projeto Arquidiocesano de Evangelização; Um tempo de avaliar e refletir sobre o caminho feito até agora; Pensar e definir ações pastorais a partir do que foi vivido este ano. O que vai ficar de 2011? Desafio: responder às expectativas surgidas com o trabalho desenvolvido. Que respostas serão dadas?

3 1 – Recordando o caminho percorrido 1ª fase: Agosto de 2010 a março de Aprovação e lançamento do projeto arquidiocesano de Evangelização; - Estudo do Projeto nas regiões, paróquias e comunidades; - Aprovação pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral de uma equipe para planejar as atividades referentes ao Projeto;

4 2ª fase: Abril de 2011 a novembro de Encontro de formação sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (preparação para as visitas às paróquias); - Realização das visitas; - Realização das assembleias nas diversas instâncias organizativas (paróquia, forania, região e arquidiocese)

5 1 – Sobre as visitas Objetivo: As visitas às paróquias têm o objetivo de alimentar a nossa prática pastoral e missionária (Pe. Marcelo, carta de 08/04/11) a) Visão geral - Aconteceram em praticamente todas as paróquias da arquidiocese; - Não aconteceram resistências explícitas à visita;

6 - O medo de que fosse uma visita fiscalizadora foi superado; - Teve um caráter formativo (temas trabalhos – Comunidade, Descentralização pastoral, Conselhos) e informativo (relatório) - Mobilizou as comunidades paroquiais; - Gerou expectativas em relação aos próximos passos a serem dados a partir do que foi conversado e constatado.

7 b) Em relação aos temas trabalhados - Tiveram, principalmente, o objetivo de ajudar os agentes de pastoral a refletir sobre o modelo eclesial assumido pela arquidiocese, confrontando-o com o modelo eclesial vigente na paróquia. - Momento de formação para a realização das assembleias paroquiais.

8 c) Em relação aos relatórios - Ter um conhecimento sobre a realidade pastoral de cada paróquia (para a equipe e para a própria paróquia) - Diversidade no modo como foram obtidos e interpretados os dados e as respostas. - Nem todas as regiões realizaram uma síntese regional a partir dos relatórios. Faltou um - Mesmo com limitações é um instrumento importante para a compreensão e análise da realidade.

9 2 – Assembleias paroquiais - Desdobramento das visitas. O pedido era para que todas as paróquias realizassem assembleias. Será que todas realizaram? E se realizaram, quais os frutos? - O número de paróquias que realizaram a assembleia não foi o mesmo das paróquias que acolheram a visita. Quais os motivos para isso? O que isto significa? - Qual a implicação da não realização das assembleias paroquiais? As paróquias estão assumindo o Projeto Arquidiocesano de Evangelização ou ele tem apenas servido de tema para a novena e a festa dos padroeiros?

10 3 – Assembleias Regionais Diversidade de caminhos (metodologia e resultados) Os encaminhamentos para o trabalho na região pastoral, mas com exceção da região leste, não se propôs encaminhamentos para serem discutidos na assembleia arquidiocesana.

11 - Maior autonomia das foranias para articulação e execução dos trabalhos pastorais; - Fortalecimento das equipes de coordenação pastoral do regional para acompanhamento das paróquias ainda desarticuladas - Iniciativas do PAE para o próximo ano contemplem o fortalecimento dos conselhos regionais e de forania

12 - Investimento nos grupos de reflexão - Fortalecimento dos ministérios leigos e leigas - Melhor articulação da Pastoral da comunicação - Maior atenção às secretarias paroquiais - Trabalho pastoral com a juventude - Formação e renovação das lideranças (padres e agentes leigos e leigas)


Carregar ppt "A importância dessa assembleia. É a primeira realizada no contexto do Projeto Arquidiocesano de Evangelização; Um tempo de avaliar e refletir sobre o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google