A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas Renovação do Antigo Mercado de Caldas das Taipas- Guimarães 4 de Maio de 2015 Trabalho elaborado por: Dalila Silva; Francisco Oliveira; Helena Matias e Mariana Vieira; Professor: Alfredo Oliveira

2 Ano Letivo: 2014/2015 Geografia A 11ºH Renovação do Antigo Mercado de Caldas das Taipas – Guimarães Trabalho elaborado por:  Dalila Silva, nº9; Francisco Oliveira, nº15,  Helena Matias, nº18 e Mariana Vieira, nº26 ; NÓS PROPOMOS Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica

3 Identificação do Problema Com este projeto, “Nós Propomos”, pretendemos renovar o antigo Mercado de Caldas das Taipas, de modo, a dar uso a este local e neste sentido, satisfazer as necessidades da população.

4 Localização Geográfica

5 Historial do Mercado  Após algumas “entrevistas” com alguns dos habitantes de Caldas das Taipas, conseguimos apurar que, no passado, no Mercado, era realizada uma feira semanal, com produtos base para o consumo diário da população;  Atualmente, este local deixou de ser utilizado para o mesmo efeito, e passou então a ser apenas utilizado para eventos pontuais durante as festas populares da região.  Sendo este local uma propriedade da Câmara Municipal de Guimarães, esta proporcionou então com a ajuda da Junta de Freguesia, uma feira semanal (segunda-feira);  A Praça do antigo mercado foi construída em 1905, localizada no topo da Alameda Rosas Guimarães, foi durante muitos anos o mercado das Taipas;

6 Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia Constantino Veiga 1)O mercado pertence á Junta ou á Câmara ? 2) Neste momento tem algum projeto para esse local? «…continua a ser a Junta a gerir aquele espaço (mercado), embora a Câmara tenha o poder … mas sim temos um projeto para lá …» 3) Nós temos algumas propostas (casa das associações, lazer + biblioteca e mercado novamente) qual a que acha mais vantajosa? «… eu tenho um projeto para lá que passa por fazer lá a casa das associações …» 4) Até que ponto conseguiria a Junta financiar este projeto? «… estou neste momento a fazer um estudo, embora o presidente da Câmara me tenha dito que está a integrar aquele espaço na renovação do centro da Vila.... Não sei mas julgo por volta de 100000 mil euros, a partir de 100000 mil euros mais ou menos…» 5) Tem ideias das opiniões da população em relação ao futuro deste mercado? «sim neste momento estamos a par da opinião da população …» «Todo o território que temos na nossa vila pertence á Câmara …»

7 Inquérito Realizado á População

8 Resultados perante os inquéritos 35 inquéritos

9 Parceria  Após termos falado com duas técnicas pertencentes à área de desenvolvimento de projetos urbanísticos de Guimarães, obtivemos informação sobre um futuro projeto, já delineado, a desenvolver no Antigo Mercado.  Este novo projeto visa a promoção do espaço como um local de lazer.  Este será um local a visitar no roteiro turístico da freguesia e que complementará outros locais, como é o caso das termas.  Curiosidade: o muro do antigo mercado é constituído pelas pedras que antigamente faziam parte do Toural, situado no centro da cidade de Guimarães.

10 Resultados esperados Com a elaboração deste projeto, pretendemos que as soluções estabelecidas pelo grupo, e com a colaboração tanto da Junta de Freguesia de Caldelas, como da Câmara Municipal de Guimarães, consigamos realizar os nossos objetivos iniciais, de modo a contribuir para o melhor bem estar da população envolvente;

11 Conclusão Para o grupo foi importante realizar este projeto pois tínhamos o objetivo de conseguir “modernizar” a freguesia onde se encontra o local da nossa escola, de modo, a contribuir para um melhor nível de vida da população. Tendo em conta que é nesta freguesia que passamos grande parte do nosso tempo, é importante também que sejam adotadas estruturas que nos permitam sobretudo gostar de cá estar, oferecendo-nos, de preferência, orgulho em conhecer esta pequena grande freguesia do concelho de Guimarães.


Carregar ppt "Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google