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Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica

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Apresentação em tema: "Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Escola Secundária André de Gouveia Évora abril,2014 11º H1 Felix Brunk João Cebola Maria Beatriz Vera Peixeiro Prof.ª Vicência Maio Prof.ª Anabela Moreira

2 PARQUE URBANO DE SÃO SEBASTIÃO DA GIESTEIRA
Imagem Visão geral da área a intervencionar Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

3 Enquadramento do Projeto Nós Propomos
A proposta de intervenção enquadra-se no Projeto Nós Propomos e pretende responder a uma necessidade sentida pela população de S. Sebastião da Giesteira. Tem como principal objetivo potenciar os recursos e equipamentos já existentes e valorizar o espaço envolvente, atribuindo- lhe novas valências. Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

4 Identificação do problema
Na aldeia de São Sebastião da Giesteira junto ao polidesportivo, parque infantil e balneário/equipamento de apoio, encontra-se anexa uma área de montado integrado na Rede Natura 2000, com dimensão considerável (5 488 m2), na qual se destaca um antigo moinho de vento, em estado degradado e classificado como elemento de valor patrimonial. Vista aérea da aldeia Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

5 Caracterização e delimitação da área
Este espaço é informalmente utilizado pela população local em datas festivas, usando o mesmo para encontros ao ar livre, realização de merendas, atividades de lazer e desportivas. Pretendemos valorizar e requalificar a área, criando um pequeno parque urbano, para que futuramente possa ter uma melhor utilização e ser frequentado pela comunidade local. Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

6 Informação relevante no PLANO DIRETOR MUNICIPAL
O Plano Diretor Municipal é um instrumento fundamental na definição de medidas de Ordenamento do Território e que serviu de base à elaboração da nossa proposta. A área em causa está integrada no perímetro urbano do aglomerado e zonado como espaço verde de recreio e enquadramento. Parte deste espaço foi recentemente intervencionado tornando-se suporte à realização de festas e eventos de verão, como forma de potenciar a existência de um polidesportivo descoberto. Planta de Ordenamento (PDM) Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

7 Caraterização da área O espaço integra o perímetro urbano da localidade; Encontra-se na vizinhança dos seguintes equipamentos coletivos (alguns recentemente construídos e/ou recuperados): Polidesportivo descoberto - campo de jogos; Cozinha, bar, balneários e sanitários; Lavadouro público; Parque infantil; Atualmente a área encontra-se funcionalmente desocupada. Existe um antigo moinho de vento encontra-se degradado e desocupado. Imagens da área Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

8 Trabalho de campo O grupo realizou várias visitas de campo ao local, que se revelaram determinantes no desenvolvimento do trabalho. Foi também realizado inquérito à população para saber qual o conhecimento do espaço e o respetivo interesse na recuperação do moinho e de intervenção no mesmo. Todos os inquiridos concordaram com a nossa intervenção no local. Houve algumas sugestões na qual consideramos importantes mas que não se revelam possíveis neste projeto. Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

9 Geografia na prática Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

10 Proposta de intervenção
A proposta em causa - criação de um Parque Urbano de S. Sebastião da Giesteira- tem como principal objetivo a valorização e melhoria dos espaços verdes já existentes e a construção e optimização de equipamentos coletivos, nomeadamente os desportivos, de cultura e lazer, que promovem o convívio e o encontro da comunidade local. Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

11 Proposta de intervenção
A - Requalificação do moinho abandonado Reconstrução do moinho considerando pelo menos dois pisos, com iluminação natural e infraestruturas básicas, de modo a adaptar a sua estrutura interior a novas funções, nomeadamente: - Instalação de um Quiosque de apoio aos utentes do parque. - Realização de atividades de animação promovidas por associações locais. Moinho a recuperar e a requalificar Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

12 Proposta de intervenção
B- Valorizar o espaço envolvente - Criação de uma área de pomar destinado ao consumo dos utentes do parque (sumos naturais servidos no Quiosque). - Reforçar os espaços verdes, ajardinando com espécies arbustivas adaptadas às condições naturais da região, em equilíbrio com a área de montado. - Criar espaços de lazer com a instalação de mobiliário urbano. - Delimitar acessos e traçar caminhos com alguma iluminação pouco invasiva. - Adotar medidas de preservação da qualidade ambiental (instalação de ecopontos e de painéis informativos) Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

13 Conclusão Este trabalho possibilitou-nos o alargamento do nosso conhecimento sobre a nossa realidade local, tivemos a oportunidade de encontrar soluções que permitam contribuir para o ordenamento do território à escala local. Tivemos possibilidade de contactar com diferentes técnicas de trabalho em geografia, para aplicar conhecimentos a uma situação concreta da nossa comunidade. Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

14 Bibliografia/webgrafia
RODRIGUES, A., BARATA, I. MOREIRA, J. (2013). Manual de Geografia A 11º ano. Texto Editores. Programa de Geografia A (10º e 11º ou 11º e 12º anos). Cursos Científico-Humanísticos de Ciências Socioeconómicas e de Ciências Sociais e Humanas. Ministério da Educação e Ciência. Projeto “Nós Propomos!” (sítio oficial). Disponível em: Plano Diretor Municipal (PDM) de Évora Rede Natura 2000 (sítio oficial). Disponível em: Google Earth (para pesquisa de imagens e mapas) Notas de campo com registos de observação no terreno e das reuniões de trabalho com técnicos da autarquia Dados dos questionários aplicados Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14

15 FIM  Cidadania e Inovação na Educação Geográfica /14


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