A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014 Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014 Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica

2 Reabilitação de Edifícios Degradados Diogo Fernandes 12º I Patrícia Ribeiro 12º I Inês Nogueiro 12º I Leonardo Silva 12º I  Escola Secundária Alberto Sampaio  5 de Maio de 2014

3

4 Cinemas S. Geraldo O cinema São Geraldo, a segunda sala a exibir filmes em Portugal, foi ao longo de décadas a sala de cinema dos bracarenses, atualmente esta mítica sala localizada no Largo Carlos Amarante está fechada. Terá funcionado até 1950 como Salão Recreativo Bracarense,data em que passou a Cinemas S. Geraldo. Hoje está ao abandono, num espaço da cidade recentemente requalificado.

5 Identificação do problema Edifício visivelmente degradado localizado no centro da cidade de Braga. Trata-se de um espaço amplo, sem qualquer tipo de utilização, o qual gostaríamos ver reabilitado. A reabilitação do edifício cumpre dois propósitos: regenerar o centro da cidade e potenciar a integração social e o desenvolvimento cultural.

6 Sinais de degradação

7 Largo Carlos Amarante

8 Inquéritos Após sondarmos alguns cidadãos bracarenses, constatamos que existem diversos “projetos” que aqueles gostariam de ver realizados, nomeadamente, espaços culturais, centros de dia etc. …

9 Proposta de Intervenção Propomos a reabilitação e conversão do imóvel devoluto num centro cultural direcionado para a terceira idade intitulado Centro Cultural Sénior S.Geraldo. Integrado na revitalização do centro da cidade pretende-se proporcionar aos bracarenses um espaço de cultura e lazer.

10 o Biblioteca com zonas de leitura informal ; o Sala de jogos; o Sala de labores( bordados, crochet, tricô…); o Auditório (projecção de filmes, pequenos concertos, representações teatrais, palestras…); o Cafetaria/restaurante; o Espaço utilizável ao ar livre; Centro Cultural Sénior S.Geraldo Centro polivalente com: As atividades desenvolvidas pelo centro devem ir ao encontro das pretensões de quem o frequenta. A rentabilização de recursos humanos deve ser uma prioridade. O utente pode ser um agente dinamizador de atividades.

11 Financiamento A iniciativa Jessica – Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas mobiliza os fundos estruturais comunitários através de um Fundo de Participações no valor de 130 milhões de euros, que por sua vez investe em Fundos de Desenvolvimento Urbano que apoiam projetos concretos de reabilitação urbana numa ótica de financiamento reembolsável. Fundo de Desenvolvimento Urbano: É o veículo encarregue de receber as verbas da iniciativa JESSICA e aplicar as mesmas em Projetos. Os FDU selecionados para o desembolso dos fundos JESSICA são o Banco BPI, CGD e Turismo de Portugal. Linha de crédito Fundo de Desenvolvimento Urbano JESSICA


Carregar ppt "Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014 Projeto Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google