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Anthony Almeida Bruna Coto Davide Ferreira João Silva Pedro Ribeiro Rita Ferreira A Revitalização do Centro Urbano de Braga.

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1 Anthony Almeida Bruna Coto Davide Ferreira João Silva Pedro Ribeiro Rita Ferreira A Revitalização do Centro Urbano de Braga

2 Introdução Braga é considerada a Capital do Comércio. Assim, em Braga, podemos desfrutar da maior área pedonal do país na qual se encontra um "Shopping Center" gigante ao ar livre. No entanto, o centro, abalado pela crise e pelo comércio de massas que se estabelecia em seu redor, defronta-se, cada vez mais, com a sua desertificação, enfrentando, por isso, sérias dificuldades a nível de gestão social e económica, atualmente. Tendo em conta esta situação, decidimos levar a cabo o desenvolvimento e articulação do projeto de Revitalização do Centro Urbano e histórico de Braga.

3 Problemas detetados A crise, especificamente no centro de Braga, levou a que vários estabelecimentos fechassem devido aos entraves ao repovoamento do centro: o elevado preço do solo, a falta de estacionamento e a organização da cidade em função do uso do transporte rodoviário particular e a ineficiência da rede de transportes públicos urbanos. Verifica-se, também, a desertificação, a falta de diversificação do comércio e a morte noturna do centro histórico, afastando os jovens do centro. «”Há ruas do centro de Braga onde praticamente não vive ninguém." O alerta é de Miguel Bandeira, professor de Geografia na Universidade do Minho (UM) e dirigente da associação de defesa do património ASPA. [...] O geógrafo aponta responsabilidades à autarquia. "Não tem sido promovida uma reabilitação do núcleo urbano", critica. E considera que muitas das reabilitações que se têm feito são "restauros de fachada.”»

4 Soluções Desta forma, o nosso projeto basear-se-á na revitalização do centro urbano pelo incentivo ao comércio/restauração em, pelo menos, três pontos estratégicos que incentivem a população,sobretudo a jovens, dado que Braga é considerada a Capital da juventude, convergindo para o centro urbano pela aplicação de uma estratégia que será aplicada em três fases: 1.A criação de estabelecimentos da área da restauração; 2.Desenvolvimento de meios de transportes públicos de horário noturno 3.Construção, Revitalização, reabilitação e renovação de edifícios propensos à fixação da população mais jovem atraída pelo “novo” movimento proporcionado pelo centro urbano.

5 1.Criação de estabelecimentos de restauração Objetivo: fazer com que estes locais, pelas suas caraterísticas, sejam utilizados diariamente e levem as famílias e até mesmo os jovens a despender mais tempo no centro. Para os consumidores: boa difusão destas informações à população através de publicidade e marketing (mapas, panfletos, sites, fóruns, redes sociais, aplicações móveis, tecnologias interativas com o meio urbano)- Execução de sinalética de roteiros. Para os investidores: como já foi referido, o elevado preço do solo no centro urbano é, muitas vezes, um entrave ao investimento. Deste modo, a redução dos impostos e a atribuição de regalias fiscais em determinadas áreas da cidade (nomeadamente em locais de atração estratégica) de modo a aumentar o investimento e dinamizar o emprego. Programa a utilizar: O Quadro Comunitário de Apoio (QCA) é um documento aprovado pela Comissão Europeia, de comum acordo com um Estado-Membro, após apreciação do plano nacional de desenvolvimento apresentado por esse Estado- Membro, que descreve a estratégia e as prioridades de ação plurianual dos Fundos Estruturais europeus e do Estado-Membro, os seus obje tivos específicos, a participação financeira dos Fundos e os restantes recursos financeiros a mobilizar.O QCA foi substituído, na geração de aplicação dos Fundos Estruturais cobrindo o período de 2007 a 2013, pelo documento designado por Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).As acções empreendidas no âmbito do QCA : FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

6 2.Desenvolvimento de meios de transportes públicos de horário noturno Visando fomentar a acessibilidade e mobilidade ao Centro Histórico, em horário noturno, propomos a participação da Empresa Municipal dos Transportes Urbanos de Braga para desenvolver uma carreira que permita que a população residente na periferia, e que não tem possibilidade de chegar ao centro em período noturno. Assim, seria importante desenvolver dois regulamentos de transporte, consoante a época do ano, favorecendo a inter- penetração entre o Centro Histórico e as zonas urbanas limítrofes ou de expansão: Re gimento normal: sexta s, sábados e véspera de feriado das 21h às 2h. R egimento férias: sexta s, sábados e vésperas de feriado das 21h às 3 h. T endo em conta as consequências que esta medida pode vir a ter no centro urbano, achamos conveniente, o reforço da segurança em torno dos locais de maior atração de modo a impedir que, posteriormente, se gerem problemas relativos à segurança da população e à recaída do centro urbano. NOTA: O programa a utilizar seria o FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

7 3. Área limite de serviços transportadores

8 3.Construção, Revitalização, reabilitação e renovação de edifícios propensos à fixação da população mais jovem atraída pelo “novo” movimento proporcionado pelo centro urbano. Numa terceira fase, levando em conta os resultados dos fatores anteriores, seria importante o surgimento de residenciais, hotéis, hostels, acessíveis de modo a fixar a população mais jovem atraída pelo movimento do centro urbano. É importante lembrar que na realização deste projeto todos os equipamentos e/ou materiais utilizados, tanto a nível de marketing como construção, devem seguir a diretiva de reduzir a pegada ecológica e promover a continuidade de um baixo nível de poluição da cidade. Programa a utilizar: Jessica (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas) : programa que inclui fundos comunitários para o financiamento de entidades colectivas e podem ser financiados projectos de equipamentos sociais, como estacionamentos, residência universitárias ou lares de terceira idade, entre outros - sendo essenciais para o desenvolvimento das residenciais vocaconada para jovens.

9 Área de influência antecipada para o centro

10 fim Rua dos Capelistas Rua de Janes Rua Largo Senhora Abranca Avenida Central

11 CONCLUSÃO Numa reflexão final podemos referir o quanto é importante a realização de um investimento desta ordem, que sabemos que será de grande dimensão, mas é de obrigatoriedade a sua realização em prol da revitalização do centro (e, consequentemente da empregabilidade) e tornando-o o local de convivência e de maior facilidade de chegar à população.Braga parece ter vindo a ser destituída de ser Capital do Comércio, onde o centro foi o local de premência de investimentos no âmbito desta classificação, pelo facto do comércio principalmente o nativo da cidade) ter vindo a desaparecer em detrimento das lojas de grandes marcas que acabaram por roubar o ‘fascínio’ do nosso centro urbano.

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