A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALAVRAS DE SABEDORIA 08. PALAVRAS DE SABEDORIA 08.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALAVRAS DE SABEDORIA 08. PALAVRAS DE SABEDORIA 08."— Transcrição da apresentação:

1

2 PALAVRAS DE SABEDORIA 08

3 “Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará?” (PV 20:6, ARC).

4 A relação de causa e efeito entre misericórdia e o discernimento correto.
Apreciar as recompensas da sabedoria intangíveis mais do que as recompensas tangíveis das riquezas humanas. Escolher o discernimento correto, em vez de gratificação imediata e do alivio rápido que o vício oferece.

5 As palavras contidas na palavra de Deus, quando internalizadas e seguidas, nos ajudarão a vencer a negatividade do mundo caído e nos prepararão para o mundo povir.

6 Somos todos iguais O que provérbios nos ensina sobre o valor de todos os seres humanos? Diferentemente da teoria da evolução, que nos considera a todos apenas como produto do acaso num universo impessoal, a Bíblia nos ensina que todos os seres humanos foram criados por Deus. Embora todos tenhamos o mesmo Criador, isso não significa que sejamos todos idênticos. Nem mesmo gêmeos idênticos se comportam exatamente da mesma forma. Em sua carta aos coríntios, Paulo fala sobre nossas diferenças, e enfatiza que elas não devem levar a um senso de superioridade, mas que, em vez disso, devem nos ajudar a ver a necessidade que temos uns dos outros.

7 O teste da vida O que tem real valor para Deus?
O que tem verdadeiro valor para Deus são a fidelidade, o relacionamento com ele e o serviço em favor de outros. Não é um ato isolado e sensacional de amor ou sacrifício que demonstra a alta qualidade de nossos relacionamentos, mas a longa série regular de pequenos atos que realizamos dia a dia, pacientemente e sem falta. A refeição diária servida para seu cônjuge, a constante atenção a um pai ou mãe doente, o esforço contínuo no seu trabalho; todos esses atos humildes, ao longo da vida, são evidências de que sua fé é autêntica. A fidelidade perseverante é mais valiosa do que atos de amor intensos, mas raros. Esse princípio vale também para nosso relacionamento com Deus. É mais difícil e mais valioso viver para Deus do que morrer por Ele: se não por nenhuma outra razão, ao menos pelo fato de que viver requer mais tempo do que morrer. É maior o santo que vive por Deus do que o mártir que morre por Ele.

8 Esperar pelo Senhor Que lição pratica encontramos em provérbios 20:17 e 21:15? Para alguns, a impiedade é saborosa (Jó 20: 12), e o pão roubado tem melhor gosto porque não custa trabalho. Entretanto, as consequências do engano muito logo fazem trocar o quadro. Quando o enganador ou mentiroso se dá conta de que a gente boa desconfia dele e é obrigado a associar-se com seus camaradas mentirosos ou possivelmente é descoberto e castigado, descobre que seu alimento "de mentira" perdeu todo o sabor (Jó 20: 14). Os planos do indivíduo empreendedor podem criar prosperidade devido ao esforço realizado, enquanto que os planos de que trabalha apressada e descuidadamente possivelmente fracassem, embora sejam bons. O pressa amalucado também pode referir-se aos que têm pressa por enriquecer-se.

9 Compaixão pelos pobres
Qual é maneira pela qual Jesus se identifica intimamente com os necessitados? Quando fizeste a um destes pequeninos irmãos a mim o fizestes. O caráter de alguém não é medido tanto pela sabedoria, nem mesmo pelos compromissos religiosos, mas pela disposição para ajudar os pobres e os necessitados. Seu caráter não é formado pelo que você tem, mas pelo que você dá a seu próximo. A medida de seu caráter é quem você é para seu próximo. O samaritano que salva o próximo está mais perto do reino de Deus do que o sacerdote espiritual (Lc 10:26-37). Sua sensibilidade para com os pobres e seus atos concretos em favor deles contam mais para Deus do que qualquer de seus atos religiosos. Na verdade, Ele está pessoalmente envolvido nessa obra, de forma que, quando damos aos pobres, é como se estivéssemos dando ao próprio Deus (Mt 25:35-40).

10 Educação O que a bíblia diz sobre a importância de educar corretamente as crianças? A palavra hebraica para “educação” vem de um termo que significa “edificar” e “começar”. Todos esses significados estão contidos na ideia hebraica de educação: quando ensinamos uma criança (Pv 22:6), edificamos, começamos e lançamos o alicerce para o futuro. Os pais e educadores são, portanto, responsáveis pelo futuro das crianças e, por implicação, pelo futuro do mundo. O que fazemos com nossas crianças hoje afetará a sociedade nas gerações futuras. A educação inicial que recebemos na vida tem a mesma influência do templo: tem um impacto sobre nossa salvação que se estende para além de nossa própria vida. “Aos pais é comissionada a grande obra de educar e preparar os filhos para a vida futura e imortal” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 38). Tal educação tem um efeito eterno.

11 A misericórdia e a verdade talvez não tragam dinheiro e nem status, mas ajudarão você a fazer melhores escolhas na vida e lhe darão poder para criar comunidades crescentes e florescentes.

12 COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015 usb. adventistas. org www
COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015 usb.adventistas.org TEXTO: Pr. Paulo Borba – Departamental de Educação e ASA Missão Ocidental Sul Riograndense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico

13 O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação
O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site


Carregar ppt "PALAVRAS DE SABEDORIA 08. PALAVRAS DE SABEDORIA 08."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google