A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estimativa, Teste e Inspeção de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estimativa, Teste e Inspeção de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software
Testes de Software Marcos Camada

2 Objetivo Projetar testes que descubram sistematicamente diferentes classes de erro e façam-no com uma quantidade de tempo e esforço mínimo.

3 Benefícios Indiretos As funções analisadas do Software estão de acordo com o requisito; O desempenho do Sistema é satisfatório.

4 Limitações da Atividade de Teste
A atividade de teste não pode mostrar a ausência de bugs; Mostra apenas se defeitos de software estão presentes.

5 Fluxo de Informação de Teste
Configuração De Software Depuração Erros Correções Resultados de Teste Avaliação Dados da taxa de erros Atividade de teste Modelo de confiabilidade Resultados esperados Confiabilidade prevista Configuração de Teste

6 Projeto de Casos de Teste
Caixa Branca É o exame minucioso nos detalhes procedimentais; Caminhos lógicos através do software são testados

7 Projeto de Casos de Teste
Caixa Branca Orientações dos Casos de Teste: Garantir que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez; Exercitar todas as decisões lógicas para valores falsos ou verdadeiros; Executar todos os laços em suas fronteiras e dentro de seus limites operacionais; Exercitar as estruturas de dados internas para garantir a sua validade.

8 Projeto de Casos de Teste
Caixa Branca Vantagens: Não é influênciado pelo caminho lógico do sistema; Erros de tipográfias aleatórios podem ser encontrados. Desvantagens: O teste de todas as condições possíveis, em certas situações, poderia levar um tempo extremamente elevado.

9 Projeto de Casos de Teste
Teste de Caminho Básico É uma técnica de teste de caixa branca; Permite o projetista do caso de teste derive uma medida de complexidade de lógica de um projeto procedimental e use essa medida como guia para definir um conjunto básico de caminhos de execução

10 Projeto de Casos de Teste
Teste de Caminho Básico Sequência Se Enquanto Até Caso

11 Projeto de Casos de Teste
Teste de Caminho Básico

12 Projeto de Casos de Teste
Teste de Estrutura de Controle É uma técnica de Teste da Caixa Branca; Verifica se a estrutura de controle está correta Variações: Teste de Condição; Teste de Fluxo de Dados; Teste de Laços;

13 Projeto de Casos de Teste
Teste de Estrutura de Controle Variações: Teste de Condição; Concentra em testar cada condição do programa. Erros possíveis: Erro do operador (incorretos, faltosos, extras); Erro de variável lógica; Erro de parênteses lógicos;

14 Projeto de Casos de Teste
Teste de Estrutura de Controle Variações: Teste de Fluxo de Dados Seleciona caminhos de teste de um programa de acordo com as localizações das definições e usos de variáveis no programa.

15 Projeto de Casos de Teste
Teste de Estrutura de Controle Variações: Teste de Laços Concentra, exclusivamente na validade das construções de laços.

16 Projeto de Casos de Teste
Teste da Caixa-Preta Concentra nos requisitos funcionais do software; Não é uma alternativa para o Teste da Caixa Branca; Objetivos: Descobrir funções incorretas ou ausentes; Erros de interfaces; Erros nas estruturas de dados ou acesso a banco de dados externos; Erros de desempenho; Erros de inicialização e término.

17 Teste de Sistema de Tempo Real


Carregar ppt "Estimativa, Teste e Inspeção de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google