Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVitorino Nunes de Oliveira Alterado mais de 8 anos atrás
1
CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007
2
O ESPORTE-ESPETÁCULO (BETTTI,1998) Depende predominantemente da mídia. Profusão de línguas, raças e nacionalidades = esporte sem fronteiras... É aquele que vende tudo.
3
Mídia e esporte (BETTTI,1998) A falação e suas funções: informa, atualiza, cria expectativas, promete, critica, cria polêmicas e rivalidades. Dinheiro, violência e doping são temas relevantes (geram polêmica e ibope). $$$$
4
O ESPORTE-ESPETÁCULO Cenas do cotidiano: o esporte está em toda parte. A inserção do esporte no cotidiano mostra que ele é um conhecimento “socialmente partilhado” (p. 72)
5
O ESPORTE ESPETÁCULO A criação de mitos no esporte. A televisão transforma tudo em espetáculo. Segundo Durand (1985), o mito é um relato que coloca em cena personagens, situações, cenários, segmentável em reduzidas unidades semânticas (mitemas) nas quais, está investida uma crença.
6
O MITO NO ESPORTE O mito Pelé: alguém de origem simples que recebeu o “dom” especial para dar alegrias a seu povo. Os mitos no esporte são de natureza heróica (campo ou quadra como campos de batalha).
7
EDUCAÇÃO FÍSICA E INDUSTRIA CULTURAL Adorno chama de indústria cultural ao que anteriormente concebia-se como "cultura de massas". A indústria cultural é uma produção dirigida para o consumo das massas seja qual for a área para a qual essa produção se dirija.
8
EDUCAÇÃO FÍSICA E INDUSTRIA CULTURAL Na Indústria Cultural, tudo se torna negócio, pois seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais. Um exemplo disso é o cinema que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, tornando-se um meio eficaz de manipulação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.