A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007

2 O ESPORTE-ESPETÁCULO (BETTTI,1998) Depende predominantemente da mídia. Profusão de línguas, raças e nacionalidades = esporte sem fronteiras... É aquele que vende tudo.

3 Mídia e esporte (BETTTI,1998) A falação e suas funções: informa, atualiza, cria expectativas, promete, critica, cria polêmicas e rivalidades. Dinheiro, violência e doping são temas relevantes (geram polêmica e ibope). $$$$

4 O ESPORTE-ESPETÁCULO Cenas do cotidiano: o esporte está em toda parte. A inserção do esporte no cotidiano mostra que ele é um conhecimento “socialmente partilhado” (p. 72)

5 O ESPORTE ESPETÁCULO A criação de mitos no esporte. A televisão transforma tudo em espetáculo. Segundo Durand (1985), o mito é um relato que coloca em cena personagens, situações, cenários, segmentável em reduzidas unidades semânticas (mitemas) nas quais, está investida uma crença.

6 O MITO NO ESPORTE O mito Pelé: alguém de origem simples que recebeu o “dom” especial para dar alegrias a seu povo. Os mitos no esporte são de natureza heróica (campo ou quadra como campos de batalha).

7 EDUCAÇÃO FÍSICA E INDUSTRIA CULTURAL Adorno chama de indústria cultural ao que anteriormente concebia-se como "cultura de massas". A indústria cultural é uma produção dirigida para o consumo das massas seja qual for a área para a qual essa produção se dirija.

8 EDUCAÇÃO FÍSICA E INDUSTRIA CULTURAL Na Indústria Cultural, tudo se torna negócio, pois seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais. Um exemplo disso é o cinema que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, tornando-se um meio eficaz de manipulação.


Carregar ppt "CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google