A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Karl Marx. INFRA-ESTRUTURA Base, fundamentos sólidos e garantidos em uma sociedade; Constituída pela produção: forças e relações de produção. SUPERESTRUTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Karl Marx. INFRA-ESTRUTURA Base, fundamentos sólidos e garantidos em uma sociedade; Constituída pela produção: forças e relações de produção. SUPERESTRUTURA."— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx

2 INFRA-ESTRUTURA Base, fundamentos sólidos e garantidos em uma sociedade; Constituída pela produção: forças e relações de produção. SUPERESTRUTURA Camada superior, que aos poucos foi sendo criada, e colocada por cima da infra–estrutura; Imaterial, não concreta e palpável, mas é muito real e eficiente; Leis, direito, moral, normas, legitimações, explicações, mitos, lendas, tradições, códigos de leis, decretos, ideologias.

3 RELAÇÃO ENTRE INFRA – ESTRUTURA E SUPERESTRUTURA – PERSPECTIVAS: 1)Mecanicismo determinista ou Determinismo mecanicista: O que determina tudo é a infra–estrutura; Tudo decorre diretamente do econômico; O resto é alienação; Teoria estalinista ou Escola de Moscou. 2) Culturalismo Importância da superestrutura na determinação dos fenômenos; Nomes importantes nessa posição: Georg Lukacs e Antonio Gramsci; Culturalistas: mostram como os fatores culturais podem influenciar e mudar a infra–estrutura.

4 3) Autonomia relativa da superestrutura Essa teoria engloba as duas anteriores; A infra – estrutura possui importância imprescindível, pois nenhuma sociedade sobrevive sem sua produção; A superestrutura possui uma ação de retorno sobre a infra – estrutura, modificando-a. Possui uma autonomia relativa, pois a sociedade precisa da produção.

5 APARELHOS DE REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE Mecanismos criados pela sociedade para assegurar sua sobrevivência e permanência, para se fortificar e legitimar, garantindo a continuidade.

6 APARELHOS REPRESSIVOS Usam a força, a violência ou a coação-repressão para garantir a ordem; Exército – defende a sociedade contra agressões externas, mas pode exercer funções dentro da nação; Polícias – garantir a ordem interna, em geral;

7 Prisões – onde são colocados os que não se enquadram dentro das normas estabelecidas pela sociedade; Direito – em sua parte penal passa a pertencer às instituições repressivas; Tribunais – encarregados de julgar e decidir o que é certo ou errado, quem é culpado ou inocente.

8 APARELHOS IDEOLÓGICOS Mecanismos que usam a persuasão, a cantada, ou seja, a ideologia. Mais difíceis de serem identificados. Meios de comunicação – rádio, TV, jornais, revistas, teatros... Escola – ou educação

9 Família; As diversas igrejas; As leis (o direito); As entidades assistenciais; Os sindicatos; As cooperativas dependentes do Estado; Os partidos políticos dominados pelo capital e outros. Bem mais difíceis de serem identificados, pois é necessária certa astúcia, certa perspicácia para poder perceber seu papel.

10 Quando uma coisa não anda bem, diz-se que isso constitui um PROBLEMA; Quando isso ocorre na sociedade, temos um PROBLEMA SOCIAL; É importante ver a origem dos problemas sociais na realidade; Para Karl Marx, o problema está na instituição

11 que foi criada pelos interesse de alguns grupos; Está na lei que foi feita para responder a determinados interesses; São as instituições e leis que deveriam mudar para resolver o problema, e não ajustar as pessoas a essas instituições ou fazê-las obedecer a tais leis.

12 Para Marx, o problema sociológico fundamental não é o crime, mas a lei; Há muitas coisas que são permitidas em algumas sociedades e são proibidas em outras; Crime começa a existir quando existe uma lei;

13 O problema primeiro é descobrir: 1. Quando surgiu a lei; 2. Por que surgiu; 3. A que interesse ela responde; 4. Ficar discutindo o crime é no mínimo ingenuidade, como fazem muitos juristas.


Carregar ppt "Karl Marx. INFRA-ESTRUTURA Base, fundamentos sólidos e garantidos em uma sociedade; Constituída pela produção: forças e relações de produção. SUPERESTRUTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google