A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem definida a partir do SGML - Standard Generalized Markup Language – Linguagem de Marcação Generalizada Padrão;  Linguagem não proprietária;  Utilizado para definir a estrutura de uma página e não a sua aparência;  Aparecerá sempre com a mesma estrutura em qualquer navegador, mas nem sempre com a mesma aparência.

2 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML - Introdução  Utiliza o conceito de tags para definir a estrutura do documento;  As tags não podem ser criadas pelo programador;  Diferentes navegadores suportam diferentes conjuntos de tags;  O projeto de um site deve levar em consideração a compatibilidade entre os navegadores do mercado e o conjunto de tags escolhido.

3 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML – Breve histórico  HTML 2.0 – definido e mantido pelo W3C. Conjunto de tags que todos os navegadores devem suportar;  HTML 3.2 – definido em 1996. Inclusão das tabelas, applets e fluxo de texto em volta de imagens. Compatibilidade total com o HTML 2.0. Também mantido pelo W3C.

4 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML – Breve histórico  HTML 4.0 – definido em 1997. Suportado a partir do Netscape 4.0 e IE 4.0. Navegadores mais antigos não conseguem visualizar recursos como folhas de estilo em cascata e HTML dinâmico;  Incorporou recursos já utilizados, como os framesets e frames flutuantes;  Empresas criam tags específicas para seus navegadores, o que dificulta a escolha de padrão de projeto.

5 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML – Arquivos HTML  Arquivos de texto simples que podem ser visualizados em qualquer editor de textos de qualquer plataforma;  Documentos HTML contém o texto da página e tags que definem elementos, estrutura, formatação e links de hipertexto para outras páginas ou mídia.  Aparência mais comum das tags é texto afetado

6 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML – Arquivos HTML  Elemento tag é composto pela tag de abertura e tag de fechamento;  O HTML não diferencia maiúsculas e minúsculas nos nomes da tags e atributos (na linguagem de TI dizemos que não é Case Sensitive). Ex.: é o mesmo que e o mesmo que  Recomendo o uso de minúsculas para tornar mais fácil a conversão para XHTML, onde os nomes das tags e atributos são com letras minúsculas.

7 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML – Arquivos HTML  Toda formatação feita à mão no texto será desprezada pelo navegador;  Os nomes dos arquivos devem ser simples e pequenos. Não use espaços, acentos e caracteres especiais;  Extensão.htm ou.html;  Os servidores são na maioria Case Sensitive, o que quer dizer que o arquivo teste.html não é o mesmo que Teste.html. Procure usar letras minúsculas nos nomes de arquivo.

8 Profº Cláudio Barbosa (contato@claudiobarbosa.pro.br) HTML – Arquivos HTML  Estrutura básica de um arquivo HTML Título da página Esse texto faz parte do corpo do documento


Carregar ppt "Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google