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Arquitetura de Microcomputadores
Faculdade de Tecnologia INED – Fevereiro de 2009 Prof. Bruno José Verçosa Mestrando em Administração Especialista Eng. De Software
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Dispositivos Todo computador possui dispositivos. Estes dispositivos podem ser de: Entrada; Saída; Entrada e Saída.
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Dispositivos de Entrada
São todos os objetos que fazem parte do sistema e têm por finalidade realizar a entrada de dados no computador. Como exemplo, podem ser destacados alguns, a saber: Teclado; Mouse; Joystick; Scanner.
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Dispositivos de Saída Todos elementos que compõe o computador cuja finalidade é a saída dos dados. Como exemplo, destacam-se: Impressora; Monitor.
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Dispositivos de Entrada e Saída
Esses dispositivos têm a finalidade tanto de entrada como de saída das informações. Entre os mais comuns, destacam-se: Pen drive; Disco rígido; Monitor touch screen; Multifuncional.
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CPU A CPU (Central Processing Unit) é o “cérebro” de um computador, conhecido também como UCP (Unidade Central de Processamento). É a unidade física do computador que contém os circuitos controladores da interpretação e da execução das instruções.
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CPU A CPU é dividida em duas partes:
Unidade Lógica e Aritmética (ULA): efetua os cálculos Lógicos e Aritméticos. Unidade de Controle (UC): controla, direta e indiretamente, toda a máquina, até mesmo a ULA. Também cuida do endereçamento de memória, colocando e retirando dados, manda os dados para a ULA, juntamente com as operações que ela deve realizar.
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Arquitetura de Von Neumman
O controle do fluxo de dados é guiado por “instruções” de máquina. Estas instruções são também armazenadas na memória. Uma unidade de controle recebe como entradas o código da operação, status de comparações, etc., e gera os sinais de controle correspondentes que comandam o fluxo de dados na CPU. 9
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Ciclo de Execução de Instruções
Instruções são lidas da memória e executadas uma a uma, normalmente na mesma seqüência em que se encontram armazenadas. Instruções especiais podem alterar esta ordem de execução, p. ex.: JMP– desvio incondicional. JMPLT– desvio condicional se o resultado da comparação for “<“ (LT, Less Than). 10
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Programas Assembler Escrever um programa especificando bit a bit de cada instrução é desumano. Montadores (assemblers) são programas que nos permitem utilizar mnemônicos para fazer referência a instruções ou endereços. Os montadores geram arquivos com imagens a serem carregadas na memória, substituindo os mnemônicos pelos bits adequados. 11
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Osciladores ou Clocks O “propulsor” de qualquer circuito digital é um oscilador ou clock. Um clock é um circuito cuja saída oscila entre 0 e 1 com uma freqüência conhecida. Um computador de 1 GHz (1 giga hertz) utiliza um clock cuja saída varia entre 0 e 1 um milhão de vezes por segundo. Deste sinal básico circuitos como divisores de freqüência ou registradores circulares obtêm sinais de tempo que são usados para “coreografar” o fluxo de dados de um circuito. 12
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