A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Esquema de Distribuição para Tabelas Fragmentadas -Expression Based -Round Robin -Range Distribution -System-Defined Hash -Hybrid.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Esquema de Distribuição para Tabelas Fragmentadas -Expression Based -Round Robin -Range Distribution -System-Defined Hash -Hybrid."— Transcrição da apresentação:

1 SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Esquema de Distribuição para Tabelas Fragmentadas -Expression Based -Round Robin -Range Distribution -System-Defined Hash -Hybrid

2 SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Expression Based -Separa as linhas de uma tabela de acordo com um determinado valor que pode ser especificado por critérios dentro de uma coluna. -Comando(exemplo): Create table TABELA (a int) fragment by expression a > 5 in dbspc1 a == 5 and a <5 in dbspc2

3 SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Round Robin -Coloca cada linha em um fragmento diferente, de maneira randômica e sequencial.

4 SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Range Distribution -Separa as linhas de uma tabela de acordo com intervalo de valor que pode ser especificado dentro de uma coluna. System-Defined Hash -A distribuição é feita através de uma regra interna do sistema que tenta manter o mesmo número de linhas em cada fragmento.

5 SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Hybrid -Combina dois esquemas de fragmentação.

6 MECANISMOS DE REPLICAÇÃO Informix Enterprise Replication -Replicação de forma assíncrona. -Replicação que permite as propriedades, master/slave ou update-anywhere. -Replicação de mecanismo transacional (Copia comandos INSERT, UPDATE e DELETE).

7 MECANISMOS DE REPLICAÇÃO Informix Enterprise Replication -Enterprise Replication garante a integridade dos dados, usando um processo de sincronização de dados que permite que as transações sejam aplicadas ao banco alvo na mesma ordem em que foram commitadas nos bancos origem. -Provê um mecanismo de detecção e resolução de conflitos.

8 GERENCIAMENTO DE VIEWS -O SGBD permite que se baseie a construção de uma view em tabelas ou em outras views que estejam em bases externas. -Mudanças nas views ou bases externas não são refletidas nas views. -Além disso, tais mudanças não são aparentes até que uma tentativa de acesso à view gere uma mensagem de erro.

9 CONTROLE DE SEGURANÇA - Existe um mecanismo de criptografia que garante a troca segura de mensagens, impedindo que usuários não autorizados acessem seu conteúdo.

10 Transparência -Transparência de Distribuição -O Informix implementa transparência de distribuição através da utilização de sinônimos, uma maneira simples de fazer com que tabelas remotas ou views pareçam ser locais. -Comando: Create synonym x FOR payables:jean.summarry -Qualquer acesso a dados pode ser feito utilizando sinônimo, desde que o usuário tenha privilégios adequados sobre os dados.

11 Processamento Distribuído de Consulta -O SGBD divide a query em componentes que podem ser executados em paralelo com o objetivo de aumentar a performance e utilizar de maneira ótima o esquema de distribuição. -Para realizar uma query, o otimizador avalia todos os possíveis planos, retornando para cada plano a primeira linha do resultado. Após fazer isso, escolhe o plano que apresentou o menor tempo de resposta.

12 Processamento Distribuído de Consulta - O otimizador toma decisões baseado em informações dos catálogos do sistema. Essas informações são, por exemplo: -Número de linhas de cada tabela usada na query; -Se os valores das colunas dessas tabelas são UNIQUE. -Se existem índices; - Usando essas informações, o otimizador determina todos (pesquisa exaustiva) os possíveis planos, avaliando o custo de cada um deles. O custo é baseado em vários aspectos, dentre eles: acesso a disco, recursos de CPU necessários e acesso à rede.

13 Processamento Distribuído de Transação -O Two-Phase Commit garante que as transações sejam commitadas uniformemente ou desfeitas (rollback). - O Two-Phase Commit utiliza uma recuperação automática (automatic recovery) em caso de falha, de modo a preservar a integridade dos dados entre todos os participantes.

14 Processamento Distribuído de Transação - Passos a serem realizados para recuperação do banco: 1- O administrador coloca o coordenador ou participante no ar; 2- Se a falha for no coordenador, cada servidor de banco de dados participante deve decidir se inicia a recuperação automática antes de dar commit ou rollback na transação ou depois de dar rollback na transação.

15 ACESSO A DADOS DE SGBD HETEROGÊNEO Enterprise Gateway Manager -Mecanismo: gateway -Permite o acesso a dados em bancos de dados heterogêneos. -Sybase, Oracle, VSAM, IMS, DB2. -A comunicação e conversão de dados é transparente ao cliente. -Se o EGM estiver configurado, consultas diretas ou distribuídas são tratadas da mesma forma que outras com um ou vários data sources do Informix.

16 ACESSO A DADOS DE SGBD HETEROGÊNEO Enterprise Gateway Manager -O cliente se conecta a somente um data source, já que todos os dados estão disponíveis através dos serviços EGM. -Processamentos e joins são realizados nos servidores aos quais pertencem os EGMs.


Carregar ppt "SUPORTE À FRAGMENTAÇÃO Esquema de Distribuição para Tabelas Fragmentadas -Expression Based -Round Robin -Range Distribution -System-Defined Hash -Hybrid."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google