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III CENSO DE CENTRAIS DE NEGÓCIOS Estudo elaborado por Stella Beluzzi Consultora APAS – CN Maio/2007.

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1 III CENSO DE CENTRAIS DE NEGÓCIOS Estudo elaborado por Stella Beluzzi Consultora APAS – CN Maio/2007

2 O QUE SOMOS Centrais de Negócios Independentes: Formadas pela união de empresários independentes com o objetivo de atingir escala em seu processo de compra, bem como compartilhar uma gama de serviços que individualmente seriam inatingíveis para as empresas.

3 ONDE ESTAMOS

4

5

6 PERFIL GRANDE SÃO PAULO VAR. % LOJAS ,06 CHECK-OUTS ,15 ÁREA DE VENDAS ,53 FUNCIONÁRIOS ,78

7 PERFIL INTERIOR VAR. % LOJAS ,99 CHECK-OUTS ,64 ÁREA DE VENDAS ,60 FUNCIONÁRIOS ,55

8 PERFIL LITORAL VAR. % LOJAS5652-7,14 CHECK-OUTS ,31 ÁREA DE VENDAS ,71 FUNCIONÁRIOS ,48

9 ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO GDE. SPINT.LIT.GERAL CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO20%77%50%60% CD PROD. SECOS20%69%50%55% CD PROD. REFRIGERADOS0%23%50%20% TRANSP. CD P/ LOJAS20%38%50%30%

10 ESTRUTURA ADMINISTRATIVAGDE. SPINT.LIT.GERAL GESTOR80%77%100%80% SITE40%38%50%40% SOFT. DE RET. CT- ASS.20%77%0%10% SOFT. RETAGUARDA LOJA20%39%0%30% MONIT. DE PAGAMENTOS20%54%50%45%

11 ESTRUTURA ADMINISTRATIVAGDE. SPINT.LIT.GERAL ESTATUTO60%69%100%70% REG. INTERNO60%53%50%55% CÓDIGO DE ÉTICA60%39%50%45%

12 SERVIÇOS DE ASSESSORIA A CNGDE. SPINT.LIT.GERAL CONTÁBIL40%46%50%45% MARKETING60%62%50%60% OPERAÇÃO60%31%50%40%

13 COMPRASGDE. SPINT.LIT.GERAL COMMODITIES60%69%100%70% MERCERIA60%69%100%70% BEBIDAS60%61%100%65% PERF./ LIMPEZA60%69%100%70% BAZAR60%53%100%60% REFRIG./PERECÍVEIS40%53%100%55% PRODUTOS FLV0%30%50%25% SUPRIMENTOS20%46%50%40% EQUIPAMENTOS0%15%50%15%

14 COMPRAS COMMODITIES100% PRODUTOS MERCERIA100% BEBIDAS95% PERFUMARIA/ LIMPEZA100% BAZAR90% PROD. REFRIG./ PERECÍVEIS85% PRODUTOS FLV50% SUPRIMENTOS45% EQUIPAMENTOS20%

15 ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO – 13 CN65% CD PRODUTOS SECOS – 13 CN65% CD PRODUTOS REFRIGERADOS – 4 CN20% TRANSPORTE DO CD P/ AS LOJAS – 6 CN35%

16 NEGOCIAÇÃOGDE. SPINT.LIT.GERAL FEITA POR ASSOCIADOS40%15%50%25% PROFISSIONALIZADA60%85%50%75% GDE. SPINT.LIT.GERAL CONTRATO DE FIDELIDADE40%70%50%75%

17 PADRONIZAÇÃO EXTERNAGDE. SPINT.LIT.GERAL FACHADA20%61%100%55% FROTA DE VEÍCULOS20%46%0%35%

18 PADRONIZAÇÃO INTERNAGDE. SPINT.LIT.GERAL SOM AMBIENTE - RÁDIO DA REDE20%15%0%15% CRACHÁS0%23%50%20% SACOLINHA40%69%100%65% ATENDIMENTO TEL. PADRONIZADO0%7%0%5% CHAMADA EM ESPERA20%7%0%10% APOIO DE MÃOS NOS CARRINHOS20%30%0%25% FUNDO DE TELA NOS PDVs20%15%0%15% CUPOM FISCAL PERSONALIZADO20%46%50%40% SISTEMA - SOFTWARE DE GESTÃO0%15%50%15% LAYOUT DE LOJA0%15%50%15% COMUNICAÇÃO VISUAL0%30%50%25% UNIFORMIZAÇÃO40%46%100%50%

19 SERVIÇOS AO ASSOCIADOGDE. SPINT.LIT.GERAL PEDIDOS PELO SITE40%30%50%35% ASSESSORIA CONTÁBIL20%23%50%25% ASSESSORIA DE MARKETING40%53%50% ASSESSORIA JURÍDICA20%15%100%25% CONSULTORIA OPERACIONAL40%15%50%25% ASSESSORIA EM COMPRAS20%46%100%45% ASSES. NO GERENCIAMENTO DO NEGÓCIO20%23%50%25% SELEÇÃO DE PESSOAL0%15%0%10% TREINAMENTO OPERACIONAL40%23%50%30% TREINAMENTO GERENCIAL/ASSOCIADO40%7%50%20% SUPERVISÃO DE LOJAS20%15%50%20% CARTÃO FIDELIDADE40%53%50% MARCA PRÓPRIA0%38%0%25%

20 JORNAL DE OFERTASGDE. SPINT.LIT.GERAL MENSAL20%31%50%30% QUINZENAL80%31%50%45% SEMANAL 38% 25% NÚMERO MÉDIO OFERTAS5540 PANFLETOS POR EDIÇÃO

21 AO ENTRAR PARA UMA CN 82% aumentam o numero de funcionários; 93% aumentam a linha de produto; 49% aumentam a área da loja; 28% aumentam o número de lojas; 92% aumentam o número de fornecedores; 55% aumentam a área de estoque; 95% aumentam o volume de vendas; 96% aumentam o faturamento mensal; 78% aumentam o volume de propaganda.

22 DESVANTAGENS DA FILIAÇÃO A UMA CN Falta conscientização sobre o que é o associativismo; Demora na tomada de decisões; Aumento do mix; Distância das lojas para as reuniões.

23 VANTAGENS Acesso a indústria; Melhora do mix; Custos menores na aquisição de produtos; Troca de informações: internas (entre associados), externas (mercado e fornecedores); MKT em conjunto; Treinamento de funcionários; Profissionalização; Melhora nos processos de loja.

24 VANTAGENS Contrato de parceria com fornecedores; Maior volume de verbas geradas; Melhor qualidade de serviços (promotores,degustações); Melhoria do mix de produtos; Melhora na rentabilidade; Em média, de 30% a 38% do volume comprado pelo associado é feito pela CN.

25 CONCLUSÕES A filiação à CN produz um salto de qualidade, equilibrando a competição com os grandes operadores do varejo; Proporciona condições de se profissionalizar a um custo menor; Facilita o acesso a indústria e seus serviços; Facilita o acesso às novas tecnologias e inovações na gestão de loja; É uma excelente alternativa para o crescimento.


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